Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO- VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com a informação, marque a alternativa INCORRETA:


c) O SINAVISA é um sistema desenvolvido inicialmente pela VISA de Minas e que foi incorporado posteriormente pela ANVISA e com uso pelos demais estados brasileiros. Esse sistema registra uma gama de informações sobre a rotina das VISA e disponibiliza documentos capazes de auxiliar nos processos de planejamento e gestão das suas ações.

No âmbito do SUS, a avaliação tem dado suporte aos processos decisórios, ainda que de forma incipiente por não incorporar as práticas de planejamento e gestão. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a vigilância epidemiológica reconhecidamente tem se constituído como um campo disciplinar de saberes e práticas pautadas fundamentalmente na promoção e proteção da saúde da população.

( ) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º, da Lei 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde).

( ) Embora tenha maior destaque na atualidade, as ações de vigilância sanitária são reconhecidas como a área mais antiga da Saúde Pública, sendo relatadas ações tais como controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas.

( ) Frente a essas questões, coube ao poder privado estabelecer regras que controlem comportamentos e relações e exercer a fiscalização de seu descumprimento.

A sequência CORRETA:

Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a vigilância epidemiológica reconhecidamente tem se constituído como um campo disciplinar de saberes e práticas pautadas fundamentalmente na promoção e proteção da saúde da população. (V)
Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º, da Lei 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde). (V)
Embora tenha maior destaque na atualidade, as ações de vigilância sanitária são reconhecidas como a área mais antiga da Saúde Pública, sendo relatadas ações tais como controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas. (V)
Frente a essas questões, coube ao poder privado estabelecer regras que controlem comportamentos e relações e exercer a fiscalização de seu descumprimento. (F)
a) V, F, V, F
b) I, I
c) F, V, V, F
d) F, F, V, V

O termo vigilância tem como raiz o verbo vigiar, do latim “vigilare”, que pode ser entendido como estar atento, cautela, precaução, diligência, zelo, entre outros. No campo da saúde, o termo vigilância está ligado ao conceito de saúde e doença, às ações de prevenção da disseminação das doenças:

I- A Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º, que estão incluídas, no campo de atuação do SUS, a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a saúde do trabalhador e a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

II- A natureza das ações de Vigilância Sanitária é eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas médico-sanitárias, da promoção à proteção, recuperação e reabilitação da saúde, devendo atuar sobre fatores de riscos e danos e seus determinantes associados a produtos, insumos e serviços relacionados com a saúde, com o ambiente e o ambiente do trabalho, com a circulação internacional de transportes, cargas e pessoas.

III- Dessa forma, as práticas de vigilância sanitária se ancoram nos riscos ou ameaças de agravos relacionados aos seus objetos de atuação, cujo conceito epidemiológico clássico de risco é fundamental, mas não suficiente; outros conceitos são fundamentais, como atributos intrínsecos requeridos dos objetos de cuidado, tais como qualidade, segurança, eficácia.

IV- As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial.

A sequência CORRETA:

A Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º, que estão incluídas, no campo de atuação do SUS, a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a saúde do trabalhador e a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. (I)
A natureza das ações de Vigilância Sanitária é eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas médico-sanitárias, da promoção à proteção, recuperação e reabilitação da saúde, devendo atuar sobre fatores de riscos e danos e seus determinantes associados a produtos, insumos e serviços relacionados com a saúde, com o ambiente e o ambiente do trabalho, com a circulação internacional de transportes, cargas e pessoas. (II)
Dessa forma, as práticas de vigilância sanitária se ancoram nos riscos ou ameaças de agravos relacionados aos seus objetos de atuação, cujo conceito epidemiológico clássico de risco é fundamental, mas não suficiente; outros conceitos são fundamentais, como atributos intrínsecos requeridos dos objetos de cuidado, tais como qualidade, segurança, eficácia. (III)
As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial. (IV)
a) I, II, III, IV
b) II, III, IV, I
c) III, IV, I, II
d) IV, III, II, I

De acordo com a definição de vigilância sanitária podemos observar que está sob responsabilidade dessa área um amplo conjunto de atribuições. Desenvolver ações que sejam capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, é um desafio que precisa ser enfrentado pelas três esferas de governo. Assinale a alternativa INCORRETA.


a) Federal: Composto pela ANVISA, órgão regulador e fiscalizador das ações de vigilância sanitária em todo o território nacional.
b) Estadual: Composto pelos 25 órgãos de vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e seus respectivos laboratórios centrais de saúde pública. Os órgãos municipais de Vigilância sanitária coordenam os sistemas estaduais e executam as principais ações de fiscalização do sistema nacional, além de prestar cooperação técnica governo Federal.
c) Municipal: Composto pelas secretarias municipais de saúde e seus respectivos órgãos de vigilância sanitária.

O profissional da VISA em suas inspeções se depara com situações que exigem dele desde a ___________em relação à finalidade e funcionamento de equipamentos, para então identificar se está dentro do que se espera, até o ____________quanto a procedimentos operacionais a fim de detectar se a técnica utilizada está correta ou não.
Um ______________de esterilização de materiais realizado de maneira incorreta pode permitir a transmissão de doenças, por exemplo.

Marque a alternativa correta:


a) compreensão, conhecimento, procedimento
b) conhecimento, procedimento, compreensão
c) procedimento, compreensão, conhecimento

Com relação Medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos:

( ) Este campo de atuação é bem diversificado em termos de materiais, substâncias ativas, processos e tecnologias. Estão submetidos à fiscalização da VISA: medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, soros, vacinas, sangue e hemoderivados, correlatos – equipamentos e artigos médico-odontológicos e hospitalares destinados à tenção à saúde. Também fazem parte desse universo os cosméticos, os produtos de higiene e perfumes e os saneantes domissanitários, as embalagens e a rotulagem.

( ) Quanto à fiscalização em estabelecimentos que fabricam, manipulam ou vendem medicamentos ou insumos farmacêuticos, o alvo do trabalho da VISA é avaliar as boas práticas de fabricação que devem adotar critérios para garantia da qualidade técnica, condições sanitárias adequadas, controles microbiológicos, ensaios clínicos para eficácia e educação permanente dos profissionais envolvidos. Já na inspeção sanitária em estabelecimentos que fabricam ou vendem equipamentos e dispositivos médico-hospitalares as ações da VISA recaem especialmente sobre tecnologias médicas.

( ) O conceito de boas práticas de fabricação utilizada na área de alimentos e medicamentos é também verificado em diferentes ramos de empresas produtoras de cosméticos, perfumes, produtos de higiene e saneantes, indicando critérios para a garantia de qualidade técnica da produção e buscando assegurar produtos de qualidade e sem contaminação.

( ) O trabalho da VISA abrange também a fiscalização de estabelecimentos de produtos agrícolas, químicos e drogas veterinárias, que englobam agrotóxicos, adubos, tintas, solventes, combustível, entre outros. Neste caso, a ANVISA tem como objetivo a recuperação dos profissionais que manipulam ou trabalham com tais produtos, prevenindo danos ou acident

Este campo de atuação é bem diversificado em termos de materiais, substâncias ativas, processos e tecnologias. Estão submetidos à fiscalização da VISA: medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, soros, vacinas, sangue e hemoderivados, correlatos – equipamentos e artigos médico-odontológicos e hospitalares destinados à tenção à saúde. Também fazem parte desse universo os cosméticos, os produtos de higiene e perfumes e os saneantes domissanitários, as embalagens e a rotulagem.
Quanto à fiscalização em estabelecimentos que fabricam, manipulam ou vendem medicamentos ou insumos farmacêuticos, o alvo do trabalho da VISA é avaliar as boas práticas de fabricação que devem adotar critérios para garantia da qualidade técnica, condições sanitárias adequadas, controles microbiológicos, ensaios clínicos para eficácia e educação permanente dos profissionais envolvidos. Já na inspeção sanitária em estabelecimentos que fabricam ou vendem equipamentos e dispositivos médico-hospitalares as ações da VISA recaem especialmente sobre tecnologias médicas.
O conceito de boas práticas de fabricação utilizada na área de alimentos e medicamentos é também verificado em diferentes ramos de empresas produtoras de cosméticos, perfumes, produtos de higiene e saneantes, indicando critérios para a garantia de qualidade técnica da produção e buscando assegurar produtos de qualidade e sem contaminação.
O trabalho da VISA abrange também a fiscalização de estabelecimentos de produtos agrícolas, químicos e drogas veterinárias, que englobam agrotóxicos, adubos, tintas, solventes, combustível, entre outros. Neste caso, a ANVISA tem como objetivo a recuperação dos profissionais que manipulam ou trabalham com tais produtos, prevenindo danos ou acident
(V) (V) (V) (F)
(V) (V) (V) (V)
(F) (F) (F) (V)
(F) (V) (F) (V)

De acordo com a Lei Estadual nº 13.331/2001 (Código de Saúde do Paraná), em relação à saúde do trabalhador, diz que: Art. 34. A atenção à saúde do trabalhador no setor público e privado, do mercado formal ou informal, compreende as ações individuais e coletivas desenvolvidas no âmbito do SUS, abrangendo:

I – o atendimento à população trabalhadora através de referência especializada e hierarquizada, visando o estabelecimento da associação entre doença-trabalho, o diagnóstico e tratamento, utilizando-se para isso, de toda tecnologia disponível;

II – a avaliação das fontes de risco à saúde nos locais e processo de trabalho,

determinando a adoção das providências para a eliminação ou redução dos riscos;

III– a informação aos trabalhadores e às entidades sindicais quanto à situação de saúdee das condições de riscos no ambiente de trabalho;

IV – a articulação com instituições governamentais e não governamentais que desenvolvam trabalhos relacionados à saúde do trabalhador, para a avaliação das situações de risco e adoção das medidas exigidas.

Estão CORRETAS:


a) Todas estão corretas
b) Apenas I e II estão corretas
c) Apenas II e III estão corretas
d) Apenas III e IV estão corretas

Em relação aos___________ à vigilância sanitária tem como objetivo o controle e a garantia de qualidade dos produtos alimentícios, atuando na ___________dos estabelecimentos que fabricam, manipulam e comercializam alimentos, observando e avaliando os métodos e técnicas desde o processo de produção até o consumo final, além de realizar registro de produtos alimentícios________, exceto os de origem animal, e a participação no controle das águas de consumo humano.


a) produtos, fiscalização, industrializados
b) alimentos, produção, industrializados
c) alimentos, fiscalização, industrializados
d) produtos, produção, industrializados

O controle sanitário de alimentos se dá por meio da realização de ações em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos, tais como: inspeção de indústrias ou unidades de produção, manipulação e comercialização de alimentos; concessão de licenças de funcionamento, de registro de produtos ou dispensa de registro, monitoramento da qualidade de produto – coleta, avaliação e análise laboratorial, quando necessária, com objetivo de verificar sua conformidade e orientação aos produtores e manipuladores de alimentos.. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) Muitas vezes não é necessário que o serviço de vigilância sanitária desenvolva programas específicos, de acordo com suas características locais de produção e venda, como aqueles voltados para os doces e embutidos de fabricação artesanal, para as conservas de palmito, o sal e a erva mate. As características do próprio produto devem ser desconsideradas, em função do risco que podem acarretar para a saúde, quando da formulação de um programa.

( ) Atualmente a área de vigilância sanitária de alimentos é a que se encontra mais descentralizada para o conjunto de municípios do país. Grande parte dos serviços de vigilância sanitária dos municípios desenvolve as ações voltadas para o controle sanitário de alimentos: mantém atualizado seu cadastro de estabelecimentos, executa as inspeções nos estabelecimentos que importam, distribuem e comercializam alimentos, participa de programas de monitoramento dos produtos, coletando amostras para análise, e desenvolve ações educativas voltadas, sobretudo, aos manipuladores de alimentos.

( ) As inspeções em indústrias são realizadas tanto por serviços estaduais como pelos municipais, dependendo do grau e do estágio de descentralização em que se encontram. Os serviços de vigilância sanitária devem estar preparados também para lidar com o mercado informal de alimentos, pois esta tem sido uma das estraté

( ) Muitas vezes não é necessário que o serviço de vigilância sanitária desenvolva programas específicos, de acordo com suas características locais de produção e venda, como aqueles voltados para os doces e embutidos de fabricação artesanal, para as conservas de palmito, o sal e a erva mate. As características do próprio produto devem ser desconsideradas, em função do risco que podem acarretar para a saúde, quando da formulação de um programa.
( ) Atualmente a área de vigilância sanitária de alimentos é a que se encontra mais descentralizada para o conjunto de municípios do país. Grande parte dos serviços de vigilância sanitária dos municípios desenvolve as ações voltadas para o controle sanitário de alimentos: mantém atualizado seu cadastro de estabelecimentos, executa as inspeções nos estabelecimentos que importam, distribuem e comercializam alimentos, participa de programas de monitoramento dos produtos, coletando amostras para análise, e desenvolve ações educativas voltadas, sobretudo, aos manipuladores de alimentos.
( ) As inspeções em indústrias são realizadas tanto por serviços estaduais como pelos municipais, dependendo do grau e do estágio de descentralização em que se encontram. Os serviços de vigilância sanitária devem estar preparados também para lidar com o mercado informal de alimentos, pois esta tem sido uma das estratégias utilizadas pelos produtores para fugir do controle sanitário.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com a informação, marque a alternativa INCORRETA:


c) O SINAVISA é um sistema desenvolvido inicialmente pela VISA de Minas e que foi incorporado posteriormente pela ANVISA e com uso pelos demais estados brasileiros. Esse sistema registra uma gama de informações sobre a rotina das VISA e disponibiliza documentos capazes de auxiliar nos processos de planejamento e gestão das suas ações.

No âmbito do SUS, a avaliação tem dado suporte aos processos decisórios, ainda que de forma incipiente por não incorporar as práticas de planejamento e gestão. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a vigilância epidemiológica reconhecidamente tem se constituído como um campo disciplinar de saberes e práticas pautadas fundamentalmente na promoção e proteção da saúde da população.

( ) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º, da Lei 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde).

( ) Embora tenha maior destaque na atualidade, as ações de vigilância sanitária são reconhecidas como a área mais antiga da Saúde Pública, sendo relatadas ações tais como controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas.

( ) Frente a essas questões, coube ao poder privado estabelecer regras que controlem comportamentos e relações e exercer a fiscalização de seu descumprimento.

A sequência CORRETA:

Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a vigilância epidemiológica reconhecidamente tem se constituído como um campo disciplinar de saberes e práticas pautadas fundamentalmente na promoção e proteção da saúde da população. (V)
Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º, da Lei 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde). (V)
Embora tenha maior destaque na atualidade, as ações de vigilância sanitária são reconhecidas como a área mais antiga da Saúde Pública, sendo relatadas ações tais como controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas. (V)
Frente a essas questões, coube ao poder privado estabelecer regras que controlem comportamentos e relações e exercer a fiscalização de seu descumprimento. (F)
a) V, F, V, F
b) I, I
c) F, V, V, F
d) F, F, V, V

O termo vigilância tem como raiz o verbo vigiar, do latim “vigilare”, que pode ser entendido como estar atento, cautela, precaução, diligência, zelo, entre outros. No campo da saúde, o termo vigilância está ligado ao conceito de saúde e doença, às ações de prevenção da disseminação das doenças:

I- A Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º, que estão incluídas, no campo de atuação do SUS, a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a saúde do trabalhador e a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

II- A natureza das ações de Vigilância Sanitária é eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas médico-sanitárias, da promoção à proteção, recuperação e reabilitação da saúde, devendo atuar sobre fatores de riscos e danos e seus determinantes associados a produtos, insumos e serviços relacionados com a saúde, com o ambiente e o ambiente do trabalho, com a circulação internacional de transportes, cargas e pessoas.

III- Dessa forma, as práticas de vigilância sanitária se ancoram nos riscos ou ameaças de agravos relacionados aos seus objetos de atuação, cujo conceito epidemiológico clássico de risco é fundamental, mas não suficiente; outros conceitos são fundamentais, como atributos intrínsecos requeridos dos objetos de cuidado, tais como qualidade, segurança, eficácia.

IV- As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial.

A sequência CORRETA:

A Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º, que estão incluídas, no campo de atuação do SUS, a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a saúde do trabalhador e a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. (I)
A natureza das ações de Vigilância Sanitária é eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas médico-sanitárias, da promoção à proteção, recuperação e reabilitação da saúde, devendo atuar sobre fatores de riscos e danos e seus determinantes associados a produtos, insumos e serviços relacionados com a saúde, com o ambiente e o ambiente do trabalho, com a circulação internacional de transportes, cargas e pessoas. (II)
Dessa forma, as práticas de vigilância sanitária se ancoram nos riscos ou ameaças de agravos relacionados aos seus objetos de atuação, cujo conceito epidemiológico clássico de risco é fundamental, mas não suficiente; outros conceitos são fundamentais, como atributos intrínsecos requeridos dos objetos de cuidado, tais como qualidade, segurança, eficácia. (III)
As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial. (IV)
a) I, II, III, IV
b) II, III, IV, I
c) III, IV, I, II
d) IV, III, II, I

De acordo com a definição de vigilância sanitária podemos observar que está sob responsabilidade dessa área um amplo conjunto de atribuições. Desenvolver ações que sejam capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, é um desafio que precisa ser enfrentado pelas três esferas de governo. Assinale a alternativa INCORRETA.


a) Federal: Composto pela ANVISA, órgão regulador e fiscalizador das ações de vigilância sanitária em todo o território nacional.
b) Estadual: Composto pelos 25 órgãos de vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e seus respectivos laboratórios centrais de saúde pública. Os órgãos municipais de Vigilância sanitária coordenam os sistemas estaduais e executam as principais ações de fiscalização do sistema nacional, além de prestar cooperação técnica governo Federal.
c) Municipal: Composto pelas secretarias municipais de saúde e seus respectivos órgãos de vigilância sanitária.

O profissional da VISA em suas inspeções se depara com situações que exigem dele desde a ___________em relação à finalidade e funcionamento de equipamentos, para então identificar se está dentro do que se espera, até o ____________quanto a procedimentos operacionais a fim de detectar se a técnica utilizada está correta ou não.
Um ______________de esterilização de materiais realizado de maneira incorreta pode permitir a transmissão de doenças, por exemplo.

Marque a alternativa correta:


a) compreensão, conhecimento, procedimento
b) conhecimento, procedimento, compreensão
c) procedimento, compreensão, conhecimento

Com relação Medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos:

( ) Este campo de atuação é bem diversificado em termos de materiais, substâncias ativas, processos e tecnologias. Estão submetidos à fiscalização da VISA: medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, soros, vacinas, sangue e hemoderivados, correlatos – equipamentos e artigos médico-odontológicos e hospitalares destinados à tenção à saúde. Também fazem parte desse universo os cosméticos, os produtos de higiene e perfumes e os saneantes domissanitários, as embalagens e a rotulagem.

( ) Quanto à fiscalização em estabelecimentos que fabricam, manipulam ou vendem medicamentos ou insumos farmacêuticos, o alvo do trabalho da VISA é avaliar as boas práticas de fabricação que devem adotar critérios para garantia da qualidade técnica, condições sanitárias adequadas, controles microbiológicos, ensaios clínicos para eficácia e educação permanente dos profissionais envolvidos. Já na inspeção sanitária em estabelecimentos que fabricam ou vendem equipamentos e dispositivos médico-hospitalares as ações da VISA recaem especialmente sobre tecnologias médicas.

( ) O conceito de boas práticas de fabricação utilizada na área de alimentos e medicamentos é também verificado em diferentes ramos de empresas produtoras de cosméticos, perfumes, produtos de higiene e saneantes, indicando critérios para a garantia de qualidade técnica da produção e buscando assegurar produtos de qualidade e sem contaminação.

( ) O trabalho da VISA abrange também a fiscalização de estabelecimentos de produtos agrícolas, químicos e drogas veterinárias, que englobam agrotóxicos, adubos, tintas, solventes, combustível, entre outros. Neste caso, a ANVISA tem como objetivo a recuperação dos profissionais que manipulam ou trabalham com tais produtos, prevenindo danos ou acident

Este campo de atuação é bem diversificado em termos de materiais, substâncias ativas, processos e tecnologias. Estão submetidos à fiscalização da VISA: medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, soros, vacinas, sangue e hemoderivados, correlatos – equipamentos e artigos médico-odontológicos e hospitalares destinados à tenção à saúde. Também fazem parte desse universo os cosméticos, os produtos de higiene e perfumes e os saneantes domissanitários, as embalagens e a rotulagem.
Quanto à fiscalização em estabelecimentos que fabricam, manipulam ou vendem medicamentos ou insumos farmacêuticos, o alvo do trabalho da VISA é avaliar as boas práticas de fabricação que devem adotar critérios para garantia da qualidade técnica, condições sanitárias adequadas, controles microbiológicos, ensaios clínicos para eficácia e educação permanente dos profissionais envolvidos. Já na inspeção sanitária em estabelecimentos que fabricam ou vendem equipamentos e dispositivos médico-hospitalares as ações da VISA recaem especialmente sobre tecnologias médicas.
O conceito de boas práticas de fabricação utilizada na área de alimentos e medicamentos é também verificado em diferentes ramos de empresas produtoras de cosméticos, perfumes, produtos de higiene e saneantes, indicando critérios para a garantia de qualidade técnica da produção e buscando assegurar produtos de qualidade e sem contaminação.
O trabalho da VISA abrange também a fiscalização de estabelecimentos de produtos agrícolas, químicos e drogas veterinárias, que englobam agrotóxicos, adubos, tintas, solventes, combustível, entre outros. Neste caso, a ANVISA tem como objetivo a recuperação dos profissionais que manipulam ou trabalham com tais produtos, prevenindo danos ou acident
(V) (V) (V) (F)
(V) (V) (V) (V)
(F) (F) (F) (V)
(F) (V) (F) (V)

De acordo com a Lei Estadual nº 13.331/2001 (Código de Saúde do Paraná), em relação à saúde do trabalhador, diz que: Art. 34. A atenção à saúde do trabalhador no setor público e privado, do mercado formal ou informal, compreende as ações individuais e coletivas desenvolvidas no âmbito do SUS, abrangendo:

I – o atendimento à população trabalhadora através de referência especializada e hierarquizada, visando o estabelecimento da associação entre doença-trabalho, o diagnóstico e tratamento, utilizando-se para isso, de toda tecnologia disponível;

II – a avaliação das fontes de risco à saúde nos locais e processo de trabalho,

determinando a adoção das providências para a eliminação ou redução dos riscos;

III– a informação aos trabalhadores e às entidades sindicais quanto à situação de saúdee das condições de riscos no ambiente de trabalho;

IV – a articulação com instituições governamentais e não governamentais que desenvolvam trabalhos relacionados à saúde do trabalhador, para a avaliação das situações de risco e adoção das medidas exigidas.

Estão CORRETAS:


a) Todas estão corretas
b) Apenas I e II estão corretas
c) Apenas II e III estão corretas
d) Apenas III e IV estão corretas

Em relação aos___________ à vigilância sanitária tem como objetivo o controle e a garantia de qualidade dos produtos alimentícios, atuando na ___________dos estabelecimentos que fabricam, manipulam e comercializam alimentos, observando e avaliando os métodos e técnicas desde o processo de produção até o consumo final, além de realizar registro de produtos alimentícios________, exceto os de origem animal, e a participação no controle das águas de consumo humano.


a) produtos, fiscalização, industrializados
b) alimentos, produção, industrializados
c) alimentos, fiscalização, industrializados
d) produtos, produção, industrializados

O controle sanitário de alimentos se dá por meio da realização de ações em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos, tais como: inspeção de indústrias ou unidades de produção, manipulação e comercialização de alimentos; concessão de licenças de funcionamento, de registro de produtos ou dispensa de registro, monitoramento da qualidade de produto – coleta, avaliação e análise laboratorial, quando necessária, com objetivo de verificar sua conformidade e orientação aos produtores e manipuladores de alimentos.. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) Muitas vezes não é necessário que o serviço de vigilância sanitária desenvolva programas específicos, de acordo com suas características locais de produção e venda, como aqueles voltados para os doces e embutidos de fabricação artesanal, para as conservas de palmito, o sal e a erva mate. As características do próprio produto devem ser desconsideradas, em função do risco que podem acarretar para a saúde, quando da formulação de um programa.

( ) Atualmente a área de vigilância sanitária de alimentos é a que se encontra mais descentralizada para o conjunto de municípios do país. Grande parte dos serviços de vigilância sanitária dos municípios desenvolve as ações voltadas para o controle sanitário de alimentos: mantém atualizado seu cadastro de estabelecimentos, executa as inspeções nos estabelecimentos que importam, distribuem e comercializam alimentos, participa de programas de monitoramento dos produtos, coletando amostras para análise, e desenvolve ações educativas voltadas, sobretudo, aos manipuladores de alimentos.

( ) As inspeções em indústrias são realizadas tanto por serviços estaduais como pelos municipais, dependendo do grau e do estágio de descentralização em que se encontram. Os serviços de vigilância sanitária devem estar preparados também para lidar com o mercado informal de alimentos, pois esta tem sido uma das estraté

( ) Muitas vezes não é necessário que o serviço de vigilância sanitária desenvolva programas específicos, de acordo com suas características locais de produção e venda, como aqueles voltados para os doces e embutidos de fabricação artesanal, para as conservas de palmito, o sal e a erva mate. As características do próprio produto devem ser desconsideradas, em função do risco que podem acarretar para a saúde, quando da formulação de um programa.
( ) Atualmente a área de vigilância sanitária de alimentos é a que se encontra mais descentralizada para o conjunto de municípios do país. Grande parte dos serviços de vigilância sanitária dos municípios desenvolve as ações voltadas para o controle sanitário de alimentos: mantém atualizado seu cadastro de estabelecimentos, executa as inspeções nos estabelecimentos que importam, distribuem e comercializam alimentos, participa de programas de monitoramento dos produtos, coletando amostras para análise, e desenvolve ações educativas voltadas, sobretudo, aos manipuladores de alimentos.
( ) As inspeções em indústrias são realizadas tanto por serviços estaduais como pelos municipais, dependendo do grau e do estágio de descentralização em que se encontram. Os serviços de vigilância sanitária devem estar preparados também para lidar com o mercado informal de alimentos, pois esta tem sido uma das estratégias utilizadas pelos produtores para fugir do controle sanitário.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
· A preocupação com a qualidade e segurança dos produtos e serviços ofertados à população, em termos de Brasil, ocorre desde o período colonial. No entanto, medidas mais amplas de proteção, promoção e defesa da saúde tiveram relevância a partir da descentralização das ações de vigilância, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1990, cujos efeitos apareceram a partir da instituição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com a informação, marque a alternativa INCORRETA:
 
Resposta Marcada : 
c) O SINAVISA é um sistema desenvolvido inicialmente pela VISA de Minas e que foi incorporado posteriormente pela ANVISA e com uso pelos demais estados brasileiros. Esse sistema registra uma gama de informações sobre a rotina das VISA e disponibiliza documentos capazes de auxiliar nos processos de planejamento e gestão das suas ações.
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· No âmbito do SUS, a avaliação tem dado suporte aos processos decisórios, ainda que de forma incipiente por não incorporar as práticas de planejamento e gestão. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
(  ) Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a vigilância epidemiológica reconhecidamente tem se constituído como um campo disciplinar de saberes e práticas pautadas fundamentalmente na promoção e proteção da saúde da população.
(  ) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. (§1º, inciso XI, artigo 6º, da Lei 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde).
(  ) Embora tenha maior destaque na atualidade, as ações de vigilância sanitária são reconhecidas como a área mais antiga da Saúde Pública, sendo relatadas ações tais como controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas.
(  ) Frente a essas questões, coube ao poder privado estabelecer regras que controlem comportamentos e relações e exercer a fiscalização de seu descumprimento.
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada : 
b) F, V, V, F
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· O termo vigilância tem como raiz o verbo vigiar, do latim “vigilare”, que pode ser entendido como estar atento, cautela, precaução, diligência, zelo, entre outros. No campo da saúde, o termo vigilância está ligado ao conceito de saúde e doença, às ações de prevenção da disseminação das doenças:
I- A Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º, que estão incluídas, no campo de atuação do SUS, a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a saúde do trabalhador e a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
II- A natureza das ações de Vigilância Sanitária é eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas médico-sanitárias, da promoção à proteção, recuperação e reabilitação da saúde, devendo atuar sobre fatores de riscos e danos e seus determinantes associados a produtos, insumos e serviços relacionados com a saúde, com o ambiente e o ambiente do trabalho, com a circulação internacional de transportes, cargas e pessoas.
III- Dessa forma, as práticas de vigilância sanitária se ancoram nos riscos ou ameaças de agravos relacionados aos seus objetos de atuação, cujo conceito epidemiológico clássico de risco é fundamental, mas não suficiente; outros conceitos são fundamentais, como atributos intrínsecos requeridos dos objetos de cuidado, tais como qualidade, segurança, eficácia.
IV- As estratégias de promoção enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial.
 
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada : 
b) I, II, III e IV
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· De acordo com a definição de vigilância sanitária podemos observar que está sob responsabilidade dessa área um amplo conjunto de atribuições. Desenvolver ações que sejam capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, é um desafio que precisa ser enfrentado pelas três esferas de governo. Assinale a alternativa INCORRETA.
 
Resposta Marcada : 
b) Estadual: Composto pelos 25 órgãos de vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e seus respectivos laboratórios centrais de saúde pública. Os órgãos municipais de Vigilância sanitária coordenam os sistemas estaduais e executam as principais ações de fiscalização do sistema nacional, além de prestar cooperação técnica governo Federal.
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· De acordo com o Art. 200 da CF/88: Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:
 
I – controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos,
II- executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador,
III – ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;
IV- – participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;
 
Estão CORRETAS:
Resposta Marcada : 
b) I, II, III e IV
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· O profissional da VISA em suas inspeções se depara com situações que exigem dele desde a ___________em relação à finalidade e funcionamento de equipamentos, para então identificar se está dentro do que se espera, até o ____________quanto a procedimentos operacionais a fim de detectar se a técnica utilizada está correta ou não. Um ______________de esterilização de materiais realizado de maneira incorreta pode permitir a transmissão de doenças, por exemplo.
 
Marque a alternativa correta:
Resposta Marcada : 
a) compreensão, conhecimento, procedimento
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Com relação Medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos:
( ) Este campo de atuação é bem diversificado em termos de materiais, substâncias ativas, processos e tecnologias. Estão submetidos à fiscalização da VISA: medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, soros, vacinas, sangue e hemoderivados, correlatos – equipamentos e artigos médico-odontológicos e hospitalares destinados à tenção à saúde. Também fazem parte desse universo os cosméticos, os produtos de higiene e perfumes e os saneantes domissanitários, as embalagens e a rotulagem.
( ) Quanto à fiscalização em estabelecimentos que fabricam, manipulam ou vendem medicamentos ou insumos farmacêuticos, o alvo do trabalho da VISA é avaliar as boas práticas de fabricação que devem adotar critérios para garantia da qualidade técnica, condições sanitárias adequadas, controles microbiológicos, ensaios clínicos para eficácia e educação permanente dos profissionais envolvidos. Já na inspeção sanitária em estabelecimentos que fabricam ou vendem equipamentos e dispositivos médico-hospitalares as ações da VISA recaem especialmente sobre tecnologias médicas.
( ) O conceito de boas práticas de fabricação utilizada na área de alimentos e medicamentos é também verificado em diferentes ramos de empresas produtoras de cosméticos, perfumes, produtos de higiene e saneantes, indicando critérios para a garantia de qualidade técnica da produção e buscando assegurar produtos de qualidade e sem contaminação.
( ) O trabalho da VISA abrange também a fiscalização de estabelecimentos de produtos agrícolas, químicos e drogas veterinárias, que englobam agrotóxicos, adubos, tintas, solventes, combustível, entre outros. Neste caso, a ANVISA tem como objetivo a recuperação dos profissionais que manipulam ou trabalham com tais produtos, prevenindo danosou acidentes de trabalho, e a proteção do meio ambiente. A fiscalização sobre a qualidade, fabricação, fracionamento e comercialização destes produtos são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
 
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada : 
b) V, V, V, F
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Complete a afirmativa abaixo de acordo com o conteúdo abordado nesta disciplina:
 
Em relação aos___________ à vigilância sanitária tem como objetivo o controle e a garantia de qualidade dos produtos alimentícios, atuando na ___________dos estabelecimentos que fabricam, manipulam e comercializam alimentos, observando e avaliando os métodos e técnicas desde o processo de produção até o consumo final, além de realizar registro de produtos alimentícios________, exceto os de origem animal, e a participação no controle das águas de consumo humano.
Resposta Marcada : 
c) alimentos, fiscalização, industrializados
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· De acordo com a Lei Estadual nº 13.331/2001 (Código de Saúde do Paraná), em relação à saúde do trabalhador, diz que: Art. 34. A atenção à saúde do trabalhador no setor público e privado, do mercado formal ou informal, compreende as ações individuais e coletivas desenvolvidas no âmbito do SUS, abrangendo:
 
I – o atendimento à população trabalhadora através de referência especializada e hierarquizada, visando o estabelecimento da associação entre doença-trabalho, o diagnóstico e tratamento, utilizando-se para isso, de toda tecnologia disponível;
II – a avaliação das fontes de risco à saúde nos locais e processo de trabalho,
determinando a adoção das providências para a eliminação ou redução dos riscos;
III– a informação aos trabalhadores e às entidades sindicais quanto à situação de saúde e das condições de riscos no ambiente de trabalho;
IV – a articulação com instituições governamentais e não governamentais que
desenvolvam trabalhos relacionados à saúde do trabalhador, para a avaliação das situações de risco e adoção das medidas exigidas.
 
Estão CORRETAS:
Resposta Marcada : 
a) Todas estão corretas
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· O controle sanitário de alimentos se dá por meio da realização de ações em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos, tais como: inspeção de indústrias ou unidades de produção, manipulação e comercialização de alimentos; concessão de licenças de funcionamento, de registro de produtos ou dispensa de registro, monitoramento da qualidade de produto – coleta, avaliação e análise laboratorial, quando necessária, com objetivo de verificar sua conformidade e orientação aos produtores e manipuladores de alimentos.. Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Muitas vezes não é necessário que o serviço de vigilância sanitária desenvolva programas específicos, de acordo com suas características locais de produção e venda, como aqueles voltados para os doces e embutidos de fabricação artesanal, para as conservas de palmito, o sal e a erva mate. As características do próprio produto devem ser desconsideradas, em função do risco que podem acarretar para a saúde, quando da formulação de um programa.
( ) Atualmente a área de vigilância sanitária de alimentos é a que se encontra mais descentralizada para o conjunto de municípios do país. Grande parte dos serviços de vigilância sanitária dos municípios desenvolve as ações voltadas para o controle sanitário de alimentos: mantém atualizado seu cadastro de estabelecimentos, executa as inspeções nos estabelecimentos que importam, distribuem e comercializam alimentos, participa de programas de monitoramento dos produtos, coletando amostras para análise, e desenvolve ações educativas voltadas, sobretudo, aos manipuladores de alimentos.
( ) As inspeções em indústrias são realizadas tanto por serviços estaduais como pelos municipais, dependendo do grau e do estágio de descentralização em que se encontram. Os serviços de vigilância sanitária devem estar preparados também para lidar com o mercado informal de alimentos, pois esta tem sido uma das estratégias de sobrevivência cada vez mais adotada pela população que não consegue se inserir no mercado formal de trabalho.
( ) Um problema que merece destaque, é o abate clandestino de animais, muito comum especialmente em municípios de grande porte. Para o enfrentamento dessa situação é desnecessária uma articulação com os órgãos de agricultura dos níveis Federal e Municipal. É sabido que a maioria dos municípios dispõe de condições adequadas para o abate de animais, o que pode amenizar sérios problemas de saúde pública. Além dos riscos da transmissão de doenças infecto-parasitárias, não se pode deixar de mencionar outros riscos relacionados ao uso indiscriminado de anabolizantes, hormônios e antibióticos.
A sequência CORRETA:
Resposta Marcada : 
b) F, V, V, F
Pontuação total: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Total 10 / 10

Mais conteúdos dessa disciplina