Buscar

AV1 Responsabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base nos seus estudos e no ebook da disciplina, escreva um texto de até 30 linhas explicando os seguintes movimentos:
a) Protocolo de Quioto;
b) Eco 92 e Rio + 20;
c) Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Responsabilidade Socioambiental AV1
Aluna: Paula Karine Araújo B. Cabral
Matrícula: 01446756
Curso: Biomedicina
	Ao longo dos anos e com o aumento considerável da tecnologia, através de diversos estudos, é comprovado o quão prejudicial à natureza esse avanço costuma ser. Seja ele pela constante expansão de indústrias, onde descarregam seus resíduos de forma desordenada, seja em regiões subdesenvolvidas onde tem ausência de higiene e saneamento básico, ou ainda com o cresimento de veículos poluindo os gases atmosféricos em larga escala, além de diversos outros fatores pelo Brasil e pelo mundo, que afetam toda a biodiversidade. Pensando em tudo isso, por volta do pós 2 Guerra Mundial, iniciou-se um processo de resgatar a ordem nas mudanças ambientais para o planeta.
	Em 1988 foi criado o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), pensando em unir ações de diversas partes do mundo, trazendo soluções para sociedade e a economia, a curto e longo prazo. Tal evento foi fundamental para criação do Protocolo de Kyoto em 1997, realizado no Japão, porém só tornou-se vigente em 2005. Foi assinado por 84 países, inclusive pelos EUA, maior emissor de gases poluentes, no entanto, posteriormente abandonou o protocolo alegando estar atrapalhando seu desenvolvimento. O evento teve um feito significativo acerca do controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE), pelas atividades industriais na atmosfera.
	Neste ínterim, também existiu na Eco 92, que teve sua grande importância no Protocolo de Kyoto, uma vez que buscavam unidos um plano de ação para o desenvolvimento sustentável, onde inicou o movimento em busca de um equilíbrio ambiental. Da mesma forma e sob o mesmo intuito ocorreu a Rio + 20, na intenção de ratificar tudo o que fora proposto 20 anos atrás, na Eco 92, focando então na implantação da ecomomia verde. A partir de Kyoto eram implementadas mais ações cotidianas, em razão da preservação e conservação do meio ambiente, a nível mundial. 
	Evento mais atualizado foi a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em 2015, em Nova York, com 176 países, inclusive o Brasil, tendo como foco principal a busca por alternativas de solução, e planejamento para o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Além de todo o foco dessas reuniões, foram traçados 17 objetivos, denominados ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) onde não se limitaram apenas às situações ambientais, mas também sociais, como fome, pobreza, segurança alimentar, nutrição, entre outros.
	Enfim, pode-se observar que os desdobramentos sociais, afetam sobretudo a saúde da população como um todo, e são esses efeitos adversos que os eventos mundiais buscam minimizar.
Fonte: Senado Notícias. Protocolo de Kyoto. Disponível em:
https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto#:~:text=Acordo%20ambiental%20fechado%20durante%20a,de%20efeito%20estufa%20na%20atmosfera.
SILVA, Bruno Fonseca da., BENTO, Camila Bolfarini. Responsabilidade Socioambiental, ebook. Ser Educacional 2020. pág 21-38.
BUSS, Paulo Marchiori. Agenda do desenvolvimento 2030 e objetivos do desenvolvimento sustentável. in: Seminário saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, Fiocruz. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22727

Outros materiais