Buscar

Atividade Contextualizada - Micologia e Virologia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada – Micologia e Virologia
Paula Karine Araújo B. Cabral
Matrícula: 01446756
Biomedicina
Estudos apontam que pelo menos metade das mortes causadas por fungos poderiam ser evitadas se tanto o diagnóstico quanto o tratamento fossem precoces (KNEALE et al., 2016). Apesar das infecções fúngicas atingirem todos os indivíduos independente de sua condição de saúde, a incidência e severidade das micoses está intimamente associada a condições de imunocomprometimento, seja pelo uso de drogas imunossupressoras ou por patologias que debilitam o sistema imunológico. compõem a população de risco: indivíduos com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome - AIDS), pacientes com neoplasia e transplantados, ambos submetidos a terapia imunossupressora, neonatos e prematuros, pacientes queimados, cirúrgicos ou sob longos cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (ENOCH et al., 2017). 
No Brasil, nenhuma micose tem notificação compulsória, o que dificulta a aquisição de dados epidemiológicos. Existe ainda, uma acentuada discrepância entre o número de infecções notificadas pelo Ministério da Saúde e sua ocorrência estimada na população mundial. O conhecimento de áreas endêmicas, dados de prevalência, incidência e morbidade destas micoses baseia-se em análises retrospectivas de séries de casos, ou estudos isolados/linhagens de coleções de apoio à pesquisa, sem registro regular de dados clínicos e epidemiológicos, e em dados do Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS).
Acerca da notificação, atualmente, segundo o Ministério da Saúde, é realizada segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, é alimentado, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios a inclusão dos problemas de saúde de sua região.
Analisando os dados acima, concluo que é concreta e real, a extrema necessidade de registrar todos os casos de doenças micóticas, a nível de prevenção, ou por sua vez, tratamento das mesmas, resultando assim, com as políticas públicas aliadas, numa redução significativa dos casos de mortes no país.
Fontes: FONSECA, Fernanda Lopes. Descortinando a negligência na micologia médica: panorama da contribuição brasileira na área. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
Acesso em 31/10/2022. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35147 
Micoses Endêmicas. Ministério da Saúde. Publicado em 16/06/2021. Atualizado em 20/06/2022. Acesso em 31/10/2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/micoses-endemicas-1
Notificação Compulsória. Ministério da Saúde. Acesso em 31/10/2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svs/notificacao-compulsoria