Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA ATIVIDADE 3
O etnocentrismo é um conceito que produz diferenças e nessas diferenças ocorrem atitudes que não fazem parte de uma cultura saudável e desejável pela maioria. 
Quando julgamos a cultura do outro, ou sua origem estamos produzindo um ato de exclusivismo e desigualdade, apontando que o certo é tudo que somos e negando qualquer existência de algo bom e admirável no outro, ou na sua maneira de vida – Cultura. Isso caracteriza uma ação má, injusta e desleal, o que é nada construtivo para uma sociedade, seja esta trazida de forma interna em seu País, ou quando se insere externamente a outros Países. O etnocentrismo gera a ideia de julgar o outro, apontar, medir, expor e por aí vai. Esse comportamento está ativo nas pessoas de tal maneira que passa a ser explícito, tais indivíduos criam seu próprio conceito e estabelece sua cultura como sendo a única certa e digna de existência.
 O etnocêntrico se ver superior a todos, aquele que unicamente conduz valores exclusivos, trazem isso para a cultura, influenciam outras pessoas e criam a linha do separatismo social em regiões do País. Esse conceito é tão nocivo que caminha na mesma direção abraçando o racismo, xenofobia, fortalecendo a intolerância religiosa, deixando pessoas na contramão e semeando diferenças que parecem sempre existirem, contudo, jamais deixemos de acreditar e lutarmos por algo diferente do existente atual. Só assim podemos ver um mundo onde a sociedade conduz um olhar observador e nele o uso de um amanhã melhor e diferente da realidade que vivemos.

Continue navegando