Buscar

politica organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A estrutura social brasileira, ao longo dos anos, configura-se em fenômeno complexo que tem impactos diversos, em especial sobre a condição de pobreza relacionada à precariedade do acesso à educação. Dessa forma, o direito social à educação garantido pela Constituição Federal de 1988 torna-se prejudicado, gerando exclusão e vulnerabilidade a condições ínfimas de mobilidade social. Além de a Constituição de 1988 e a LDB 9.394/96 garantirem o direito ao acesso e a permanência na educação, também contamos com a regulação do Plano Nacional de Educação, que está em vigor de 2014 a 2024. Em consonância com as legislações citadas, qual o propósito do Plano Nacional de Educação (PNE)?
Construir um diagnóstico da situação educacional no País e, a partir dele, determinar princípios, diretrizes, estratégias de ação e metas a fim de guiar as políticas públicas educacionais e combater os problemas do sistema de educação brasileiro em todas as esferas de governo.
1. Qual das alternativas apresenta uma contribuição dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura?
No pensamento social, não passa mais a prevalecer, na vida das pessoas, apenas a determinação da economia em última instância – como se a posição econômica determinasse quem o sujeito é e qual é sua cultura e ideologia, de forma absoluta. Com uma centralidade na cultura, se percebe como ela, junto à economia, determina a sociedade e as formas como os sujeitos lidam com suas vidas.
1. O Plano Nacional de Educação, apresenta diferentes metas propostas para melhoria na qualidade da educação em todo o país. Algumas de suas propostas estão relacionadas ao financiamento da educação, tal como a meta 20, que propõe:
Ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no 5.º ano de vigência dessa lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no final do decênio.
1. Existem diferentes instituições que participam dos processos de operacionalização do Fundeb. Assinale a alternativa que representa uma atribuição do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).​​​​​​​
Realizar o censo escolar e disponibilizar dados.
1. mal, que ocorrem ao longo de nossas vidas, podem inclusive ocupar espaços escolares para ocorrer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Outros materiais