Buscar

Geografia Econômica AD1 SARA DUARTE DE A ARAUJO


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EaD 
GEOGRAFIA ECONÔMICA
Aluna: SARA DUARTE DE ANDRADE ARAUJO 
Matrícula: 20112140287
AD1 2021 2
"30 anos após a queda do muro de Berlim, 'barreira invisível' ainda divide a Alemanha em duas"
Muro de Berlim caiu trinta anos atrás, quando os alemães o rasgaram da melhor maneira que puderam, com martelos, gritos, protestos. Com indignação em novembro de 1989 os divididos se reuniram na praça das centenas de milhares para protestar e pedir mudanças e seguiram nas ruas e permaneceram por dias até aquela quinta-feira 9, a pressão foi tanta que acabou com o regime que governava de um lado e tornou a separação sem sentido. E ainda assim, três décadas depois, algo permanece. As diferenças permanecem. Os costumes permanecem. A divisão não vai embora. É uma cicatriz. No piso. No ar.
A economia também é diferente. À medida que o muro caiu no Leste, houve uma escassez de bens de consumo básicos, produtividade muito baixa em comparação com o Oeste.  De acordo com dados dos últimos anos que emergem do relatório anual da unidade, em média, o desemprego no Leste é entre 3 e 4 pontos maior do que no Oeste e os salários, 15 por cento mais baixos. No Leste e por ano os habitantes ganham menos sete mil euros, consomem menos dois mil euros e trabalham mais horas. A área que compõe os cinco estados que viveram sob o socialismo registrou em 2005, em plena unidade, seu pior momento: 18% da população estava desempregada. O Leste passou por um processo de desindustrialização muito forte, que foi revertido ao longo dos anos, mas ainda se faz sentir. 
Muitas pessoas no Oriente estão insatisfeitas com o processo de 'equalização' das condições de vida. Em 1990, os políticos prometeram 'paisagens florescentes' em um período de tempo razoável, com rendimentos iguais. Mas os salários ainda estão em 80% em comparação com o Ocidente Além disso, muitas pessoas compartilham a opinião de que estão em desvantagem no que diz respeito às oportunidades e à participação democrática.
A diferença mais importante está no PIB e deve-se principalmente a características estruturais que não podem ser superadas no curto prazo.
Bibliografia:
PAREDES, Norberto. 30 anos após a queda do muro de Berlim, 'barreira invisível' ainda divide a Alemanha em duas. BBC, 2019. Disponível em:< https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50344929> Acesso em 12.09.2021
CARVALHO, Natali. Berlim 1989: os 30 anos da queda do muro que dividiu o mundo. O povo,2019. Disponível em :<https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/2019/11/08/berlim-1989--os-30-anos-da-queda-do-muro-que-dividiu-o-mundo.html>. Acesso em 12.09.2021

Continue navegando