Buscar

Geografia Econômica AD2 SARA DUARTE DE A ARAUJO


Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Geografia 
Disciplina: Geografia Econômica 
Professor: Ciro Marques Reis 
Avaliação à Distância – AD2(2021/1º semestre) 
Total de questões: 1 
Aluna: Sara Duarte de Andrade Araújo
Matrícula: 20112140287
Valor total: 10 pontos 
1 - A Figura 1 representa uma das características do processo de globalização: a diminuição do espaço em função do tempo. 
Figura 1 
Pesquise e responda: 
Cite 1 (um) autor da Geografia que sustente essa teoria:
David Harvey se tornou um dos primeiros teóricos a vincular a globalização a mudanças fundamentais em nossas experiências de tempo e espaço. Harvey cunhou o termo “compressão espaço-tempo” para se referir à maneira como a aceleração das atividades econômicas leva à destruição de barreiras espaciais e distâncias. Harvey argumenta que o capital se move em um ritmo mais rápido do que nunca, à medida que a produção, a circulação e a troca de capital acontecem em velocidades cada vez maiores, especialmente com a ajuda de tecnologias avançadas de comunicação e transporte. De acordo com Harvey, é essa compressão do espaço-tempo social por meio da atividade econômica que é a força motriz por trás da globalização.
Qual é o papel da tecnologia nesse processo? 
A tecnologia é a força vital na forma moderna de globalização dos negócios. A tecnologia revolucionou a economia global e se tornou uma estratégia competitiva crítica. Globalizou o mundo, o que leva todos os países a padrões mais éticos. A tecnologia nos ajudou a superar os principais obstáculos da globalização e do comércio internacional, como barreira comercial, falta de padrão ético comum, custo de transporte e atraso na troca de informações, mudando assim o mercado. A tecnologia permitiu que os especialistas em software trabalhassem em colaboração pela rede com empresas de todo o mundo. O avanço tecnológico tem ajudado muito na criação e crescimento do mercado global. As empresas multinacionais podem ser vistas como um ator central na globalização. Os mercados tornaram-se globais em um ritmo acelerado, conforme indicado por vários tipos de comércio estendido a países estrangeiros. 
A globalização é um processo natural? Sim ou não e explique. 
Sim. A globalização é o processo pelo qual o intercâmbio internacional de bens, serviços, capital, tecnologia e conhecimento torna-se cada vez mais interconectado. A globalização é um fenômeno natural, tanto nas culturas quanto nos mercados, que permite sinergia por meio da especialização. Isso capacita as economias domésticas a obter uma gama maior de produtos, serviços, capital humano, investimento e conhecimento por meio da alavancagem de mercados externos. A evolução desse desenvolvimento natural fornece percepções interessantes quanto ao valor capturado pelo comércio internacional, destacando seu importante papel no desenvolvimento econômico mundial.
Por que o processo de globalização e a ideia de Estado são, de certa forma, conflituosas? 
No momento, há uma séria contradição entre o fato de que a globalização está em pleno andamento e o fato de que os processos existentes de governança global carecem de poder, autoridade e objetivos suficientes para regular e direcionar esse processo para fins benéficos. Como resultado, a globalização costuma ser perturbadora e injusta em seus efeitos. Também colocou novos desafios para as instituições públicas existentes, ao mesmo tempo que enfraqueceu sua autonomia e apoio; e, incompativelmente, forneceu os meios para aqueles que exclui culturalmente ou economicamente se organizarem contra sua força subordinadora e semelhante.

Continue navegando