Buscar

AD2 - Fundamentos da Educação - Sara Duarte de Andrade Araujo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio
Cursos de Licenciatura - UFRRJ / CEDERJ 
Fundamentos da Educação II para as Licenciaturas - UFRRJ
Coordenadora: Profª. Sílvia Maria Melo Gonçalves
Polo: Campo Grande Nota: ____
Aluno (a): Sara Duarte de Andrade Araujo Matrícula: 20112140287
1ª QUESTÃO: (5,0)
Faça um texto, de uma a duas laudas, explicando o que significa adaptação, para Piaget. 
Uma das ideias fundamentais para a Teoria da Aprendizagem de Piaget é o conceito de inteligência humana como um processo de natureza biológica. O suíço afirma que o homem é um organismo vivo que se apresenta a um ambiente físico já dotado de uma herança biológica e genética que influencia o processamento de informações de fora. As estruturas biológicas determinam o que somos capazes de perceber ou compreender, mas ao mesmo tempo são o que tornam nosso aprendizado possível.
Jean Piaget constrói, com a sua Teoria da Aprendizagem, um modelo que seria fortemente polémico. Assim, ele descreve a mente dos organismos humanos como o resultado de duas "funções estáveis": a organização, cujos princípios já vimos, e a adaptação, que é o processo de ajuste pelo qual o conhecimento do indivíduo e as informações que dele provêm o ambiente eles se adaptam um ao outro. Por sua vez, dois processos operam na dinâmica de adaptação: assimilação e acomodação.
1. Assimilação
A assimilação refere-se à maneira como um organismo enfrenta um estímulo externo baseado em suas leis de organização atuais. De acordo com este princípio de adaptação na aprendizagem, estímulos externos, ideias ou objetos são sempre assimilados por algum esquema mental pré-existente no indivíduo.
Em outras palavras, a assimilação faz com que uma experiência seja percebida à luz de uma "estrutura mental" previamente organizada. Por exemplo, uma pessoa com baixa autoestima pode atribuir os parabéns por seu trabalho a uma forma de expressar pena dela.
2. Acomodação
A acomodação, no entanto, envolve uma mudança nesta organização em resposta às demandas do meio ambiente. Onde há novos estímulos que comprometem muito a coerência interna do esquema, há acomodação. É um processo oposto à assimilação.
3. Equilíbrio
É dessa forma que, por meio da assimilação e da acomodação, podemos reestruturar cognitivamente nosso aprendizado em cada etapa do desenvolvimento. Esses dois mecanismos invariantes interagem entre si no que é conhecido como processo de equilíbrio. O equilíbrio pode ser entendido como um processo regulador que rege a relação entre assimilação e acomodação.
Embora a assimilação e a acomodação sejam funções estáveis ​​na medida em que ocorrem ao longo do processo evolutivo do ser humano, a relação entre elas varia. Dessa forma, a evolução cognitiva e intelectual está intimamente ligada à evolução da relação assimilação-acomodação.
Piaget descreve o processo de equilíbrio entre assimilação e acomodação como resultado de três níveis de complexidade crescente:
O equilíbrio é estabelecido com base nos esquemas do sujeito e nos estímulos do ambiente.
O equilíbrio é estabelecido entre os próprios esquemas da pessoa.
O equilíbrio se torna uma integração hierárquica de diferentes esquemas.
Porém, com o conceito de equilíbrio, uma nova questão é incorporada à Teoria da Aprendizagem Piaget Iana: o que acontece quando o equilíbrio temporal de qualquer um desses três níveis é alterado? Ou seja, quando há uma contradição entre os próprios esquemas e os externos, ou entre os próprios esquemas entre si.
Como Piaget aponta em sua Teoria da Aprendizagem, neste caso ocorre um conflito cognitivo, e neste momento é quando o equilíbrio cognitivo anterior é quebrado. O ser humano, que busca constantemente a conquista do equilíbrio, tenta encontrar as respostas, fazendo cada vez mais perguntas e investigando por conta própria, até chegar ao ponto do conhecimento que o restaura.
2ª QUESTÃO: (5,0)
Faça um texto, de uma a duas laudas, descrevendo o procedimento de modelagem por aproximações sucessivas.
A modelagem é uma técnica utilizada para promover a aprendizagem, principalmente em menores com necessidades especiais. Foi descrito pela primeira vez pelo psicólogo BF Skinner, pai do condicionamento operante, e foi um marco fundamental no desenvolvimento desse paradigma comportamental.
Moldar é um paradigma de aprendizagem que se enquadra no condicionamento operante. No contexto da análise do comportamento aplicada, que foi desenvolvida por Burrhus Frederick Skinner , a modelagem do comportamento é normalmente realizada através do método de reforço diferencial por aproximações sucessivas.
Esses procedimentos são baseados na modificação progressiva de uma resposta existente no repertório comportamental do aluno. Ao reforçar seletivamente comportamentos cada vez mais semelhantes ao que se pretende estabelecer, estes tornam-se mais fortes enquanto os menos precisos tendem a desaparecer por falta de contingência com reforços.
Assim, o mecanismo fundamental dessas técnicas comportamentais é o reforço, principalmente do tipo diferencial. Desde meados do século XX, sabemos que é mais eficaz centrar os processos instrucionais no reforço de comportamentos desejáveis ​​do que na punição dos incorretos, tanto por razões éticas como por outras puramente práticas.
Modelar é uma das técnicas operantes usadas para desenvolver comportamentos. Nesse sentido, é semelhante ao encadeamento, em que a aprendizagem consiste em combinar comportamentos simples presentes no repertório do sujeito com o objetivo de formar cadeias comportamentais complexas, como dar partida em um veículo ou tocar um instrumento musical.
Uma variante especial desse paradigma operante é a auto formação, na qual um estímulo condicionado é emparelhado com outro não condicionado, sem que o comportamento do sujeito da aprendizagem influencie o processo. Portanto, a auto formação não está incluída no condicionamento operante ou skinneriano, mas sim no clássico ou pavloviano .
Para aplicar a modelagem e o método das aproximações sucessivas, é necessário primeiro determinar qual é o comportamento final que o sujeito deve aprender a realizar. Seu repertório de respostas é então avaliado, geralmente por meio de testes comportamentais, para identificar aquele que pode ser um bom ponto de partida para o aprendizado.
Especificamente, o objetivo é selecionar um comportamento que o sujeito possa realizar sem problemas e que seja o mais próximo possível da resposta objetiva, tanto em seu aspecto topográfico (por exemplo, tipo de movimentos musculares envolvidos) quanto em seu aspecto funcional; este termo se refere ao objetivo ou função que um determinado comportamento cumpre.
A próxima etapa é determinar as etapas que conduzirão do comportamento inicial ao final, ou seja, as aproximações sucessivas ao comportamento alvo. É aconselhável ensaiar a sequência antes de aplicá-la e, se necessário, também é aconselhável revisá-la durante o processo de moldagem para aumentar sua eficácia.
Referência: 
FREITAG, Barbara. Piaget e a Filosofia. 1º edição. Editora UNESP

Continue navegando

Outros materiais