Buscar

matriz_gestao_cadeia_suprimentos (1) - Rodrigo Matos Pereira

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	matriz da atividade individual
	Disciplina: Gestão da Cadeia de Suprimentos 0623-1
	Estudante: Rodrigo Matos Pereira
	Turma: ONL023Z9 – POLSC03T02
Questão 1
A representavidade de vendas de SUVs “zero km” nos últimos anos obteve um aumento muito significativo no Brasil, mais de 40% das vendas de automóveis foram representadas por esta categoria.
Este aumento consolida o domínio sólido deste mercado de automóveis esportivos. A sustentabilidade no crescimento se dá a grande variedade de veículos disponíveis nesta categoria, elevando o poder de escolha do consumidor de acordo com suas necessidades e do fatídico desaparecimento da categoria de carros populares nos últimos anos.
A procura por SUVs tem se destacado devido as suas particularidades como tecnologia, design, espaço, inovação e segurança.
A indústria sabe da preferência dos consumidores por SUVs, por isso tem investido muito neste segmento, trazendo grandes lançamentos e inovações para a categoria. A categoria ainda conta com a ajuda dos elevados preços dos carros populares, esta pequena diferença de preços faz com que o consumidor opte por um segmento melhor e com menor custo.
Um dos motivos que impossibilitavam a compra de SUVs no passado era sua fama pelo alto consumo de combustível e manutenção, motivos em que na atualidade não fazem mais parte desta categoria devido ao avanço tecnológico na indústria automotiva. Esta imagem negativa foi transformada em atrativos primordiais na hora da escolha por um novo automóvel, pois esta categoria está cada vez mais eficiente, fazendo com que o consumo seja muito superior e tendo um número de manutenção irrisório devido à alta tecnologia.
Para que se obtenha sucesso nas vendas de SUVs, é necessário que se tenha robustez em suas atividades logísticas. Uma das principais atividades é o nível de serviço ou em outras palavras, a satisfação do cliente. Quando o serviço é prestado com excelência, os consumidores por sua vez ficam satisfeitos, deste modo, tendem a comprar por mais vezes. Atingir os níveis ideais de serviço não é uma tarefa fácil, é necessário manter a qualidade nas entregas, visto que o prazo de entrega é muito relevante no momento da compra.
Atualmente temos diversas ferramentas no mercado que são capazes de mensurar os níveis de serviço, ferramentas como CRM “Customer Relationship Management”, KPI, rastreabilidade e pós-vendas, elas ajudam a manter o bom relacionamento com o cliente, sempre visando ter uma performance melhor em relação aos demais concorrentes e a garantia da fidelização do cliente.
Outra atividade logística de grande importância é a gestão de estoques, atividade a qual é responsável por grande parte do sucesso de uma empresa. É imprescindível estabelecer regras para as estratégias de níveis de estoque, tais como estoques de segurança de componentes, matéria prima e produto acabado.
Consumidores gostam de receber o seu bem no ato de sua compra ou no menor tempo possível e dependendo do tempo de entrega, muitos consumidores acabam optando por outras marcas devido a agilidade da entrega. Por isso estabelecer os níveis de estoques é muito importante, pois ele afetará diretamente no tempo de entrega ao cliente.
É de suma importância ter níveis de estoque adequados devido ao alto custo que ele impacta nas empresas, ele pode ser tanto favorável quanto prejudicial a saúde financeira da empresa. Quando se tem estoques adequados, é possível ser muito mais competitivo no mercado, tanto em preço quanto ao tempo de entrega.
Questão 2
Estamos constantes na era da transformação digital, ela afeta nossas vidas pessoais, assim como nas grandes empresas que buscam constantes atualizações. Cada dado utilizado pode nos levar a ter melhores estratégias e assertividade nos negócios, para isso, utilizamos de ferramentas profissionais para o processamento de dados.
Big Data: Sua atividade principal é o processamento de muitos dados, permitindo com que a gestão consiga ter um amplo conhecimento através do TI, utiliza de suportes sistêmicos voltados para análises em grande escala e de forma contínua. O Big Data é definido por seu volume, velocidade, variedade e veracidade, os dados são complexos, direcionados para a tomada de decisões estratégicas dentro de uma empresa. Como exemplo temos a Spotify, empresa líder no segmento de streaming e música, em 2013 foi possível acompanhar o grande volume de dados para prever os ganhadores do prémio “Grammy Awards”.
Data Mining: Capaz de apresentar dados de performance em menor escala, como por exemplo Facebook e Instagram, quanto maior é a interação, curtidas, compartilhamentos e comentários, isso fará com que outras pessoas visualizem a postagem, elevando o número de impressões.
Business Intelligence (BI): O BI tem como funcionalidade incorporar o padrão de gestão junto a tecnologia da informação para obter uma linha produtiva e gerenciamento dos dados, ajudando na interpretação dos números para aumento da eficiência e uma ampla visão da empresa e o seu posicionamento perante o mercado. Basicamente o BI monitora a performance interna através de planilhas e banco de dados, alguns exemplos práticos no BI são acompanhamentos de consumo, ranking de vendas, sazonalidade, lucro entre outros.
Estas tecnologias ajudam as empresas a medir os níveis de satisfação dos clientes, isso é fundamental para a fidelização ou perdê-lo. A tecnologia por sua vez se torna uma valiosa aliada na gestão do relacionamento com o cliente, permitindo através dos dados obtidos mais conhecimentos perante situações passadas.
Por meio da tecnologia é possível criar uma padronização no atendimento, organizando as informações e podendo atuar conforme sua necessidade, isso faz com que tenha um melhor atendimento, tornando-o mais simples e eficaz. Conhecer cada perfil de cliente é fundamental para discernir padrões e antecipar-se mediante a algumas necessidades.
A tecnologia permite um atendimento mais rápido e eficiente, aperfeiçoando os níveis de qualidade e mitigando os riscos de erros e os inúmeros retrabalhos.
Quando falamos destas tecnologias na gestão de estoques, conseguimos entender o quão necessárias elas são nesta atividade. Um dos maiores desafios que a logística enfrenta é a falta de estoque ou o excesso de estoque, assim como estoques obsoletos ou de baixa rotação que são resultados de uma ineficiente gestão. Estas situações elevam os custos de estoques e até mesmo a perda de vendas, por isso as empresas têm recorrido ao uso destas ferramentas para uma automatização dos processos e gerenciamentos em tempo real.
Com o aumento de vendas e a cadeia de suprimentos cada vez mais complexa e os níveis de exigência dos clientes mais altos, acabam obrigando as empresas a aprimorar seus armazéns em centros inovadores.
Para quem se adequou a nova era e vêm priorizando as tecnologias, os ganhos vão muito além de uma boa execução da gestão dos processos. Empresas conseguem estabelecer ambientes mais seguros, redefine atividades de alto valor e conseguem fornecer as equipes informações valiosas que podem ser consultadas a qualquer momento e em tempo real. Por fim as dificuldades são superadas, os desafios são reduzidos e o lucro esperado é atingido, e o principal, o cliente é atendido e fica satisfeito.
Questão 3
Business Analytics, é o método de analisar todos os dados de uma determinada empresa para uma tomada de decisões. As análises vão muito além de uma checagem nos números, tem como objetivo suprir de detalhes referente ao que aconteceu e recomendar alterações nos processos seguintes. Possui um conceito muito mais prático do que teórico, ou seja, trabalha para obter resultados práticos e não apenas para um olhar do cenário.
Suas características estão ligadas a velocidade, otimização e a entrega de resultados rápidos e simples, a partir da aplicação do seu método é possível emitir relatórios, ter noções quantitativas e qualitativas, além de outros aspectos muito relevantes para a organização.
Vivemos em um mundo moderno e muito dinâmico, o tempode processamento de dados e pedidos e fundamental para o sucesso ou não do negócio. Pensando na viabilidade da implementação do Business Analytics em produtos de baixo valor agregado, certamente é fundamental a aplicação visando o crescimento do negócio e a concorrência. 
A utilização destas ferramentas promove um alto custo-benefício e muitas vantagens para as empresas. A exigência do mercado desde o momento em que a compra é realizada até o momento da entrega ao cliente, precisam ser acompanhadas de forma simples e rápida, isso faz com que as empresas precisem estar cada vez mais modernas e preparadas para o uso das novas tecnologias.
Questão 4
Os modais te transportes são tipos de transportes para a locomoção de cargas da origem até seu respectivo destino. As empresas precisam definir com muita cautela a melhor escolha para cada envio, pois se a escolha não for coerente, os impactos financeiros serão muito graves, além dos atrasos nas entregas para o consumidor.
Os 5 principais tipos de modais existentes no Brasil são:
Modal Aéreo: O modal mais rápido e eficiente, o que faz com que o produto chegue ao destino rapidamente. É um ótimo modal para quem precisa transportar itens de alto custo ou periciveis.
Além de sua agilidade, o modal é reconhecido por sua segurança, pois os aviões são monitorados e contam com medidas de segurança muito rígidas. 
As desvantagens deste modal estão associadas ao alto custo.
Modal Rodoviário: Este é o modal mais utilizado no Brasil, devido a sua flexibilidade e acesso fácil e pode ser utilizado por diversos setores.
Há vantagens diante de outros modais de transporte de cargas devido a sua agilidade e rapidez, e por conseguir chegar a lugares menos acessíveis.
As desvantagens estão ligadas ao congestionamento e a qualidade das estradas.
Modal Ferroviário: Considerado um dos principais modais no mundo devido a ao transporte de materiais a longa distância.
Seus benefícios estão ligados ao baixo custo e a possibilidade de transportar grandes cargas e a mitigação de acidentes.
Entretanto as desvantagens como flexibilidade e infraestrura são levadas em conta na hora da escolha do modal.
Modal Aquaviário: Este modal é um dos mais antigos meios de trasportes de cargas do mundo, e traz diversas vantagens para as empresas.
Apto para transportar grandes volumes e alta segurança para produtos de alto risco (químico).
Tem um custo-benefício aceitável mesmo considerando prazos de entregas mais extensos.
As desvantagens estão ligadas a infraestrura, onde espera-se que ainda tenha muitos investimentos e as condições climáticas.
Modal Dutoviário: Modal utilizado para transportar produtos químicos, gases e líquidos através de dutos e tubos subterrâneos ou aparentes.
Este modal oferece muitos benefícios em termo de segurança no transporte das cargas perigosas, pois os meios de transporte são fechados e desenvolvidos para suportar grandes impactos e possíveis vazamentos.
As desvantagens são muitas quando pensamos em acidentes, os danos no ambiente são graves e podem ser duradouros.
A grandiosidade do Brasil não tem força suficiente para deixar de ser dependente dos modais ferroviário e rodoviário. O transporte rodoviário representa mais de 60% do que é transportado, necessitando totalmente das péssimas rodovias.
Ainda que sejamos dependentes do modal rodoviário, o Brasil tem uma grande deficiência quando o assunto é investimento ou manutenção. Andando por este país, conseguimos ver de perto a má qualidade nas estradas e o quão perigosa e propicia a acidentes elas estão.
Outro grande fator é o aumento dos combustíveis, fretes com alto custo, cobrança abusiva de impostos e o aumento contínuo nas praças de pedágios.
Entretanto o transporte ferroviário que tem sua importância em grande escala para a economia do Brasil tem se prejudicado drasticamente por diversos motivos.
Ainda que seja um favorável meio de transporte na efusão das mercadorias, possibilitando um funcionamento melhor para o transporte de matérias primas, as ferrovias são muito mal distribuídas no país. Outra questão relevante é a situação de abandono e má conservação da malha em diversos pontos no país. A degradação é esperada confome sua utilização, porém há uma grande falha em relação a manutenção das vias.
É preciso que o governo federal e empresas privadas realizem investimentos para a logistica brasileira. Ainda que tenhamos trechos, portos e ferrovias concessionados, os investimentos são considerados muito baixo comparado a outros países.
Os processos burocráticos também são muito relevantes quando falamos dos aeroportos ou terminais de carga. Há uma infinidade de trâmites para as liberações das cargas, além do seu alto custo. Isto resulta em tempos de entregas mais extensos devido a falta de otimização e agilidade diante da fiscalização aduaneira.
Apesar das soluções propostas, a uma grande competição no mercado dos transportes brasileiro, fazendo com que empresas realizem suas próprias entregas com maior agilidade e segurança ao consumidor. Com a utilização do setor rodoviário, ele se torna um setor estressado, demandando um olhar diferenciado de urgência para a solução dos gargalos na infraestrutura. É necessário que todos os modais sejam analisados e estudados a fundo, permitindo um novo futuro nos transportes.
No que se refere a resistência das empresas na implantação de novos softwares, temos o custo elavado para a implantação destes sistemas, ocasionado um aumento de preço no produto. Há a necessidade de reestruturação para a utilização destes softwares, treinamentos, mudança organizacional e até mesmo de cultura.
É impresciendivel que empresários tenham a visão de uma logistica mais limpa e robusta e que traga benefícios para a empresa, para os empregados e principalmente para os consumidores. 
Muitas empresas operam com limitação de seus recursos tecnológicos, e algumas de suas resistências estão atreladas a esta falta de recursos. O gerenciamento das mudanças deve ser feito com cautela e negociado com os principais utilizadores das ferramentas para que a resistência não se torne maior por parte dos funcionários.
Embora algumas empresas aceitem as mudanças quando se é necessário e urgente, elas podem gerar uma transformação embasada em teses que em sua maioria não são sustentadas por seus aspectos de força, ambiente e práticas.
Não basta apenas visar por lucros ou retorno rápido, a utilização destas tecnologias demanda um certo tempo de implementação, treinamento e testes. Porém a médio e longo prazo os retornos por parte da operação e financeiros são visualizados.
Estes recursos no setor logístico estão atrelados a otimização de investimentos e tempo, quando se têm robôs realizando atividades repetitivas, é criado um universo de oportunidades para que os funcionários possam se dedicar a outras atividades mais estratégicas.
Com os processos mais rápidos e robustos, as empresas terão a possibilidade de testar novos modelos de trabalho e negócios, estabelecer metas e realizar o monitoramento das performances, e assim ajustar o que estiver insatisfatório. Desenvolvendo junto aos clientes um trabalho em conjunto avaliativo das novas práticas aplicadas e do uso das novas tecnologias, a fim de visualizar os resultados obtidos. O ganho no fluxo da operação fará com que a empresa se torne mais eficaz, reduzindo os altos custos, desenrolando processos e tornando se referência no mercado com sua alta competitividade.
Referências Bibliográficas
https://patrus.com.br/blog/conheca-5-gargalos-logisticos-e-como-otimiza-los/. Acesso dia 09 de julho de 2023.
https://transporte.rodojacto.com.br/modais-de-transporte/. Acesso dia 09 de julho de 2023.
https://www.prestex.com.br/blog/modais-de-transporte-de-carga-no-brasil-conheca-os-5-principais/. Acesso dia 09 de julho de 2023.
https://cultura.uol.com.br/noticias/22642_venda-de-suvs-cresce-50-saiba-por-que-esse-modelo-se-tornou-o-queridinho-do-brasileiro.html. Acesso dia 08 de julho de 2023.
https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2022/02/suvs-representam-pela-primeira-vez-mais-da-metade-das-vendas-de-carros-novos-no-brasil.ghtml.Acesso dia 08 de julho de 2023.
https://www.autoindustria.com.br/2023/01/09/suvs-tem-maior-participacao-de-vendas-da-historia/. Acesso dia 08 de julho de 2023.
https://www.zendesk.com.br/blog/data-mining-big-data/. Acesso dia 08 de julho de 2023.
https://www.e-setorial.com.br/blog/226-a-importancia-do-business-intelligence-bi-para-as-logisticas-que-desejam-inovar. Acesso dia 08 de julho de 2023.
	
	1
	2

Continue navegando