Buscar

Processo químico de fechamento de anel para a frutose - Atividade avaliativa - Alexsandro - Jhuliana

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa
Alexsandro de Andrade
Jhuliana Vitória
Universidade do Estado do Amapá– UEAP
Colegiado de Engenharia de pesca
Macapá, 2023
Disciplina: BIOQUÍMICA
Profa. Ana Júlia 
1 – Ionização do aminoácido glicina. Mostrar a curva de titulação.
 
2 – Mostrar a estrutura do lipídio de armazenamento por meio da reação de esterificação entre o propanotriol e o ácido palmitico.
 
3 – Mostrar o processo químico de fechamento de anel para a frutose, indicando a formação da alfa-D-frutofuranose e beta-D-frutopiranose
Não tem formas D e L pois, o Carbono alfa não assimétrico. 
Sendo assim um aminoácido aquiral.
E a Glicina ?
1 – Ionização do aminoácido glicina. Mostrar a curva de titulação
O que é uma curva de titulação?
Representação gráfica (pH x volume de acido/base) de uma sequencia de reações após a adição ou remoção de prótons em um sistema, pelo comportamento da curva consegue-se caracteriza as reações que estão ocorrendo no sistema.
pKa 
Ponto de inflexão 
pH onde se observa a mesma proporção das formas ionizadas
Ponto isoelétrico = pI
pH onde a carga líquida da molécula é nula
pI = pK1 + pK2/2
3 Formas iônicas
Cálculo pI 
 2,34
 +9,60
 11,94 / 2
pI = 5,97
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa, em geral com 12 átomos de carbono ou mais. Eles reagem com a glicerina (glicerol ou propanotriol), formando os glicerídeos, também denominados de triglicerídeos ou triacilgliceróis, que compõem os óleos e gorduras animais e vegetais. 
2 – Mostrar a estrutura do lipídio de armazenamento por meio da reação de esterificação entre o propanotriol e o ácido palmítico. 
As cadeias de carbono correspondentes aos ácidos graxos representam aproximadamente 95% da massa molecular dos triglicerídeos. (Esquema)
Equação da reação de formação de um triglicerídeo através da esterificação de ácidos graxos com glicerol. 
Os lipídios derivados de ácidos graxos mais abundantes na natureza são os triacilgliceróis, constituídos por três moléculas de ácidos graxos esterificadas a uma molécula de glicerol. Compostos contendo uma (monoacilgliceróis) ou duas (diacilgliceróis) moléculas de ácido graxo encontram-se em quantidades pequenas nas células, existindo como intermediários das vias de síntese e degradação de lipídios que contêm ácidos graxos e glicerol.
Triacilgliceróis são moléculas essencialmente apolares, formadas pela esterificação de três ácidos graxos ao glicerol. Para maior clareza, foi omitida a forma angular das cadeias insaturadas.
Triacilglicerol (1-palmitoll-2,3-diolell-glicerol)
Glicerol
3 – Mostrar o processo químico de fechamento de anel para a frutose, indicando a formação da alfa-D-frutofuranose e beta-D-frutopiranose
Estrutura cíclica para os carboidratos
Tetraidro Furano
Tetraidro Pirano
REFERÊNCIAS 
LEHNINGER, Albert Loster / NELSON, David L. and COX, Michael M. Lehninger principles of Biochemistry, fifth edition. W. H. Freeman and Company, New York, 2008.
MARZZOCO, A.; TORRES, B.B. Bioquímica Básica, 4ª ed., Ed. Guanabara Koogan, 2015.
RODRIGUES, H. S. Obtenção de ésteres etílicos e metílicos, por reações de transesterificação, a partir do óleo da palmeira latino americana macauba – Acrocomia aculeata. 2007. 236f. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 2007.
https://www.ufjf.br/naorigen/files/2017/03/Metabolismo-de-Lip%C3%ADdios-Thaisa.pdfhttps://pt.slideshare.net/danielleborges370/aminoacidos-50823459
https://www.quimicaorganica.org/pt/blog-de-alejandro-savin/4843-estereoquimica-e-analise-conformacional.html
10
OBRIGADO!

Continue navegando