Buscar

resilição bilaterl

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resilição bilateral
A palavra resilir provém do latim resilire, significa, “voltar atrás”, sendo assim a resilição é uma das espécies de dissolução contratual, que apresenta duas classificações: bilateral e unilateral, sendo a primeira, a regra. A resilição bilateral, consiste em um instrumento nomeado de distrato, que por sua vez, decorre da declaração de vontade das partes contratantes, para que ocorra a extinção formal das obrigações e deveres, firmados anteriormente no contrato. Onde eles podem dispor sobre como será desfeito o vínculo que os unia.
A natureza do distrato é a mesma do contrato. Com isso, as partes podem negociar de que maneira os termos de dissolução do contrato serão cumpridos, pois e aqueles que tiveram à vontade para contratar tem também vontade para realizar o distrato, que dissolve os vínculos contratuais e desobriga aqueles que até o momento eram contratantes.
Como o dispositivo legal informa, no artigo 472 do CC o distrato deve ser feito da mesma forma que foi realizado o contrato, porém, levar este dispositivo de forma literal pode trazer consequências burocráticas desnecessárias, visto que contratos particulares e que não necessitam de atos solenes ou procedimentos especiais podem ser feitos apenas com a anuência de ambas as partes contratantes. 
E apesar do distrato poder ser feito em qualquer tipo de contrato é importante deixar claro que se o contrato se extinguiu pois, por exemplo, atingiu seu prazo total de duração, ou atingiu seu objetivo isso NÃO se caracteriza como distrato, ou resolução bilateral, pois o contrato já produziu efeitos.

Continue navegando