Buscar

AD 2 Geografia Urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEDERJ – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DISTÂNCIA DO 
ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
 
Curso: Licenciatura em Geografia 
Disciplina: Geografia Urbana 
Professor: Linovaldo M. Lemos 
Avaliação a Distância – AD2 – 2023/2 
Base: Aula 11 
Total de questões: 02 
Valor total: 10,0 pontos 
 
Recomendações: 
 
Para desenvolver a atividade proposta (AD2) utilize fonte Arial 11, espaçamento 1,5 e o número de linhas estabelecidos para a elaboração da resposta das Questões 1) e 2). 
 
Envie seu arquivo para a correção em formato PDF. 
 
 
Avaliação a Distância – AD2 
 
Uma dos possíveis critérios para a compreensão da urbanização se refere ao aumento dos percentuais de população urbana. Por este viés, atualmente, vivemos em um mundo predominantemente urbano já que aproximadamente 55% da população mundial e 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. 
 
Todavia, uma das principais mudanças do processo de urbanização que assistimos é a perda – relativa, é claro - da capacidade de atração de população pelas metrópoles. Com efeito, se, por um lado, as metrópoles são consideradas o corolário do sistema econômico capitalista, por conta de sua capacidade de projeção na hierarquia urbana e pela proeminência que apresenta na dinâmica dos fluxos entre as cidades; por outro lado, abre possibilidades para ocorrência de problemas urbanos que, por conseguinte, implicam dificuldades à promoção do bem-estar de seus habitantes. Nesta conjuntura, as cidades médias emergem como áreas do território atrativas, tanto para aqueles que buscam qualidade de vida sem abrir mão das comodidades existentes no ambiente urbano, quanto para a implantação de atividades produtivas. 
 
Diante ao exposto: 
Questão 1 
 
 Em sua contribuição à publicação intitulada Glossário de Geografia Humana e Econômica, a Professora Maria Encarnação Beltrão Sposito (2017, p. 39) sinaliza que “diferentes autores têm chamado atenção para as dificuldades em se precisar o que se considera uma cidade média”, sendo considerada uma noção vaga e, portanto, não propriamente um conceito bem definido. 
 
	(A) Diante ao exposto, considere uma situação de aula para a educação básica. 
Apresente uma definição para cidade média (5 linhas) 
 Compreende-se atualmente como cidade média, aquelas com população entre 100 mil até 500 mil habitantes, possuem um certo grau de avanço em sua infraestrutura e economia e não fazem parte da região metropolitana, apresentam -se como espaços importantes na esfera das redes urbanas. Lembrando que intitular uma cidade como média, vai além do seu número populacional, é preciso compreender o seu papel na hierarquia urbana e no contexto regional-nacional.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Cidades Médias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-medias.htm. Acesso em 30 de setembro de 2023.
(B) Aponte e explique duas características das cidades médias (8 linhas) 
 Não rompem de vez com as características do espaço rural, todavia admite a existência de um continuum rural-urbano ou seja de uma urbanização incompleta, o oposto dos centros maiores que passaram pelo processo de urbanização de forma holística.
São lugares com menores índices de problemas urbanos, ambientais e sociais. Porém passa por tensões constantes de ordem social, pois muitos repelem as “modernidades", enquanto outros as aplaude.
 
Questão 2 
 
No curo das últimas décadas assistimos ao processo de estabelecimento de um regime de acumulação flexível. Com efeito, não somente vimos a intensificação dos fluxos econômicos em escala planetária, como também assistimos aos rebatimentos desse regime acumulação no espaço urbano em decorrência das implicações da reestruturação produtiva impondo-se aos territórios. 
Neste sentido, não devemos desconsiderar as manifestações do processo de reestruturação nas cidades, haja vista que diante da saturação da metrópole assistimos à consolidação as cidades médias como importantes alternativas à ordem urbana atual. 
 
Diante ao exposto, utilize-se de 10 linhas para apresentar as vantagens locacionais relacionadas à implantação de atividades produtivas nas cidades médias, sobretudo, em meio à conjuntura de saturação das metrópoles. 
 
A migração de empresas para as cidades médias , está ligada ao fato de as mesmas serem vistas como menos propícias às adversidades oferecidas pelas metrópoles, já saturadas pela violência, limites de governabilidade, congestionamento de tráfego, marginalidade, os mais variados tipos de poluição. As cidades médias se constituem como pontes entre o local e o global, oferecendo às cidades vizinhas técnica, ciência e informação, sendo distribuidoras de saberes contemporâneos, modernização de vários setores para as cidades menores. Acentuam ainda características históricas específicas como status social hereditário, indistinção entre o privado e o público, clientelismo, tornando-se assim polos de atração de pessoas e empresas, funcionando ainda como rede de contato com o mundo globalizado, sendo uma alternativa aos problemas estruturais da metrópole.
MASCARENHAS, Gilmar; OLIVEIRA, Leandro Dias de. Geografia Urbana. Volume 
único. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2018.

Continue navegando