Buscar

Atividade Contextualizada-Farmacologia Aplicada Á Nutrição e Interpretação de Exames Laboratórias.-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATÓRIAS
Nome: 
Matrícula
Curso: Nutrição 
O nutricionista na prática clínica, pode solicitar e interpretar exames laboratoriais, garantindo que o acompanhante clínico do paciente seja preenchido de forma adequada. Pela Lei Federal 8.234/91, é permitido ao nutricionista, solicitar exames laboratoriais para administrar o tratamento adequado de cada paciente. 
Os principais exames hematológicos são constituídos por três diferentes linhagens celulares: glóbulos vermelhos; eritrócitos ou hemácias; glóbulos brancos ou leucócitos; e pelas plaquetas ou trombócitos. Entretanto os principais exames hematológicos compreendem o hemograma e o coagulograma, conjunto de exames capazes de avaliar as três linhagens sanguíneas, em número e funcionalidade. O hemograma é considerado a principal ferramenta, diagnóstico em hematologia, sendo constituído pelos seguintes exames: contagem total de hemácias, dosagem de hemoglobina, determinação do hematócrito, índices hematimétricos, contagem global de leucócitos, contagem diferencial de leucócitos, exame microscópio do esfregaço corado, contagem de plaquetas (opcional). O coagulograma compreende os exames de tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protombina, tempo de tromboplastina parcial e contagem de plaquetas. 
A avaliação bioquímica do sangue, são exames feitos pela amostra do sangue, para a identificar componentes químicos do sangue que possam interferir sobre o metabolismo. Portanto, o exame bioquímico está no hemograma, colesterol, total, HDL, LDL, triglicerídeos e VLDL, são de suma importância para avaliar o estado nutricional identificando assim, carências nutricionais que possam interferir no estado nutricional. 
A avaliação hormonal é um procedimento laboratorial que calcula a quantidade de hormônios em amostras de sangue ou salina. Para os exames hormonais solicitados para obter informações são: 	hormônio estimulante da tireoide (TSH) e a tiroxina (T4), TSH aumentado sugere hipotireoidismo, principalmente se os valores de T4 estiverem diminuídos, agora se associados os valores normais de T4 pode-se ter um quadro de hipertireoidismo principalmente se T4 estiver aumentado. Além de determinar a quantidade de hormônios este teste também pode servir como uma avaliar a função hormonal. 
Portanto, essas três avaliações nutricionais em conjunto fornece um diagnóstico mais preciso do estado de saúde do paciente, permitido assim, uma montagem de cardápio individual, de acordo com os exames nutricionais, que permite que o nutricionista tenha uma avaliação exata das necessidades nutricionais de possíveis deficiências ou desequilíbrios que podem afetar o desempenho ao longo do tratamento, promovendo assim, uma manutenção ou recuperação da saúde e do bem-estar de cada paciente, para obter, uma alimentação saudável e equilibrada.
Referências: 
CALIXTO-LIMA, Larissa; REIS, Nelzir Trindade. Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Editora Rubio, 2012.
FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO. SÃO PAULO: Grupo Ser Educacional, 2020. 
LOBO,B. A. C.; PIMENTEL, J. B. M. O. MA NUAL DE EXAMES. Laboratório de 
Análises Clínicas – CESUPA, 2021
PEIXOTO, Adriana Lopes. Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais: Uma visão fundamentada e atualizada sobre a solicitação, interpretação e associação de alterações bioquímicas com o estado nutricional e fisiológico do paciente. AS Sistemas, 2015.

Continue navegando