Buscar

Psi 3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quest.: 3
	
		3.
		"A capacidade de ir além da ciência de sua época está intimamente ligada à possibilidade de Freud de buscar nas palavras de seus pacientes e em suas próprias - mais do que padrões de adaptação à moral e costumes vigentes - uma fala atravessada pelo inconsciente e pela sexualidade: mensagens cifradas e enigmáticas que demandaram outra qualidade de escuta para serem compreendidas. Ao se deparar com o sofrimento histérico, Freud põe-se a escutar um corpo que fala; nos sonhos descobre a capacidade dos elementos se condensarem e se deslocarem, criando uma outra cena; nos lapsos percebe a expressão de algo, via uma inesperada inabilidade na execução de atos ou falas até então exitosas. Ao dar cada vez mais espaço para o que escutava de forma diferente, no contato com seus pacientes, Freud pôde construir 'tanto um novo ramo do conhecimento quanto um método terapêutico'" (Macedo & Falcão, 2005, p. 66)*
*Macedo, M. M. K. & Falcão, C. N. B. (2005). A escuta na psicanálise e a psicanálise da escuta. Psychê, 9(15): 65-76.
 
A respeito do método terapêutico criado por Freud, baseado em uma modalidade singular de escuta, analise as afirmativas a seguir e diga qual delas está CORRETA:
	
	
	
	
	É recomendado que o analista leve sempre em consideração suas próprias ideias, convicções, pressupostos teóricos e tendências pessoais ao escutar o analisando, pois este o procura em busca de um saber científico a respeito de seu sofrimento.
	
	
	É recomendado que o analista não privilegie a priori qualquer elemento do discurso do analisando, deixando funcionar o mais livremente possível sua própria atividade inconsciente e suspendendo as motivações que habitualmente dirigem a atenção.
	
	
	É recomendado que o analista fique completamente desatento durante a sessão, desviando o foco de seus pensamentos, de modo a não ser capturado pelo discurso consciente do analisando.
	
	
	É recomendado que o analista preste atenção concentrada em todas as palavras do analisando, de modo a poder memorizar tudo o que este diz e depois poder fazer um relato preciso ao supervisor.
	
	
	É recomendado que o analista tome notas, grave vídeos e/ou áudios durante a sessão analítica, de modo a poder transcrevê-los posteriormente da maneira mais precisa possível.

Mais conteúdos dessa disciplina