Buscar

portugues

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão 
Data:07 de julho de 2022
Nome: Gabriel Abreu Santos , Isaque dos Santos Rocha e Cybelle Helena da Silva Martins 
Turma:309-Eletrônica
Disciplina: Português
Professora: Ana Silvina Ferreira Fonseca 
 Atividade das resenhas reescritas. 
 O conto o Caso da Vara foi publicado no (Gazeta) de notícias, em 1891.
 A do famoso escrito Joaquim Mania Machado de Assis, pelo fato de ser um conto, a obra só possui 7 páginas. A obra retrata o pedir da escravidão.
 Um jovem chamado Damião, era um jovem fugitivo de sua casa, pois seu pai decidiu sua carreira por ele.
 Damião decide fugir do seminário, pois sentia que sua vocação não era um padre. Damião no que lhe concerne, decide fugir de casa, com isso, andando pelas ruas, com medo, angustiado, Damião tem uma possível saída, no caso seria se refugiar na casa de uma senhora chamada Sinhá Rita. Sinhá Rita era uma mulher muito maldosa, ela chantageava uma menina de 11 aninhos, negra, a fazer seus afazeres em sua casa, caso não fizesse ela apanhava com uma cara.
 Certa noite Damião conta algumas anedotas, onde a pequena Lucrécia começa a sorrir dele. Sinhá Rita percebe a distração das meninas em seus afazeres. Ao final da noite, Sinhá Rita passar olhando todos os afazeres das outras meninas, todas acabaram, menos Lucrécia. Sinhá Rinha pega Lucrécia pelas orelhas e a leva para apanhar, Damiao entrega a vara a Sinhá Rita, pois precisa da confiança da Sinhá Rita.
 O conto apresentado em sala de aula, pelo grupo 6, destaca uma das grandes obras do autor.
 Nesta grande obra se passa no período imperial, onde, neste período era bem predominante a escravatura. O caso da vara assemelha-se bastante com o aspecto apresentado, onde uma menina de 11 anos, sofria por trabalho escravo. Machado de Assis poderia sim, ter criticado, os modos vividos no conto, ou seja, expor sua opinião sobre a história apresentada. 
 Os pontos mais relevantes do conto são as escravidões e as torturas que aconteciam com a pequena escrava, desde puxões de orelhas, até a lapada de varas.
 O motivo de ler esse conto é que ele vem mostrar de como algumas coisas aconteciam no tempo do período imperial do Brasil, onde acontece uma escravatura de uma menina de 11 anos.
 Outro motivo para ler esse conto é que ele demonstra o como acontecia as escravidões, como era a sua carga horaria do trabalho, e o que acontecia ao não cumprimento de seus afazeres.
 Umas críticas desse conto é que o autor não defende a menina das agressões, mesmo ele sendo da mesma cor dela. Ele não coloca a sua ajuda para combater a escravidão que estava acontecendo ali.

Continue navegando