Buscar

Atividade 1 - Engenharia de Manutenção e Confiabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Engenharia de Manutenção e Confiabilidade – Atividade 1 
Engenharia Mecânica Anhembi Morumbi – Ricardo Augusto de Abreu Borghi
A manutenção preditiva é uma das mais modernas formas de manutenção conhecida, aplicada em diversos tipos de equipamentos industriais, sobretudo aqueles que possuem uma criticidade elevada. Considerada um elemento de garantia da confiabilidade, a adoção da manutenção preditiva tem trazido resultados de grande impacto em operações críticas. Com o avanço das tecnologias computacionais e, principalmente, da eletroeletrônica, temos conhecido inúmeras ferramentas de análise dinâmica e monitoramento crítico.
Sabendo dessa ampla utilização da manutenção preditiva, faça uma pesquisa e elabore uma dissertação acerca de: a) um modelo de indústria que comumente se utiliza da manutenção preditiva; b) um grupo de equipamentos desse tipo de indústria; c) as técnicas de manutenção preditiva que esse tipo de indústria e esse grupo de equipamentos se utiliza.
Para cada item, deverá ser abordado um detalhamento mínimo, de modo a contextualizar e posicionar sobre a escolha.
Resposta:
Não é novidade para ninguém, que a indústria aeronáutica é sem dúvida o maior expoente no que tange manutenção.
A aviação civil e militar desenvolve continuamente processos de melhoria continuada em manutenção afim de mitigar os problemas, panes e consequente manutenção corretiva; Falarei deste segmento, por atuar e ser um conhecedor da área de manutenção aeronáutica por mais de 25 anos.
Sempre houve um conflito técnico na manutenção aeronáutica em relação à manutenção “preventiva” e manutenção “preditiva”, já que os fabricantes dos artigos aeronáuticos determinam os prazos de manutenção de três formas distintas:
1º - Revisão por horas de vôo;
É a manutenção / revisão obrigatória que deve ser cumprida em determinado artigo, seguindo um controle de horas de vôo para qual esse artigo foi limitado, por exemplo, uma seção quente do motor TPE331 Honeywell deve ser obrigatoriamente inspecionada a cada 1.800 de operação, nesta revisão, estarão inclusos discos de turbina, estatoras, câmara de combustão, plenum, mancal de rolamento de turbina, bomba de recuperação de óleo e injetores, juntas, selos, rolamento e miscelâneas, alguns desses itens serão condenados por horas de vôo, outros, seguirão até a próxima revisão, até o motor atingir seu TBO (Time Between Overhaul), tecnicamente, a revisão por horas é considerada uma manutenção PREVENTIVA, já que ela existe para prevenir maiores danos.
2º - Revisão por tempo calendário:
Também é uma manutenção / revisão obrigatória que determinados artigos aeronáuticos são obrigados a ser submetidos, e que independentemente da aeronave voar ou não, após certo período de tempo ela tem que ser inspecionada, geralmente, os helicópteros e artigos e peças são constantemente submetidos à inspeções por tempo calendário, tendo a revisão pós vôo, revisão de 7 dias, revisão de 15 dias, revisão de 21 dias, revisão de 1 mês.............mesmo que a aeronave não tenha voado, afim de precaver danos estáticos, corrosões etc...prevendo que tais situações ocorrem, pois já fora observado pelo histórico de muitos anos de manutenção, a manutenção por tempo calendário, começa a sair do âmbito PREVENTIVO e começa a entrar no âmbito PREDITIVO, muito embora, ainda os fabricantes não reconhecem abertamente que esse tipo de ação é PREDITIVO. 
3º - Revisão ou inspeção dos itens “ON CONDITION”
On condition, são os itens que não são controlados nem por tempo calendário, nem por horas de vôo, e sim, pela sua condição operacional e aspecto; Ou seja, são aqueles itens que o fabricante sabe que tem longa vida de uso e baixíssima incidência de problemas, quebras, desgastes ou falhas, mas impreterivelmente dentro das revisões de outros itens generalizados, estes deverão ser observados, e independente que quanto tempo ou horas está operando, se encontra-se em boas condições, seguirá operando não tendo um limite pré estabelecido, a não ser por sua condição propriamente dita.
Tal verificação, pode ser tecnicamente entendida como uma manutenção PREDITIVA e PREVENTIVA já que pode ver vista pelos 2 prismas 
Uma visão mais genérica de manutenção preditiva na aviação, são os processos de análise de níveis de vibração em conjuntos de turbinas de aeronaves de grande e médio porte, rotores e estruturas de aeronaves de asas rotativas, por meio da decomposição do sinal modulado convertendo-o em FFT, ou seja, no domínio da frequência. Identificando assim as amplitudes significativas e seus respectivos instantes de ocorrência durante o ciclo, ao longo da vida operacional das mesmas, correlacionando os índices observados com horas de vôo, pousos e decolagens, checks realizados e eventos atípicos ocorridos. A coleta de dados se dará com a utilização de três sensores acelerômetros piezoelétricos uniaxiais, instalados estrategicamente nos pontos de análise, ligados via cabeamento blindado ao coletor de dados ACESS de dezesseis canais, o qual aplicará o algoritmo de demodulação aos sinais de vibração obtidos, permitindo desta forma, a programação de intervenções de manutenção antecipadas à falhas, mapeando-as matricialmente de forma estratificada e cronológica. Com o intuito de aumentar a confiabilidade da aeronave, otimizar a disponibilidade, MTTR e MTBF de todos os grupos e subgrupos operacionais, garantindo a saúde da aeronave e segurança operacional ao longo de sua vida útil. Durante as atividades de planejamento do experimento, definiu-se inicialmente o problema a ser estudado que, no caso deste artigo, consiste na identificação do incremento do nível de vibração de aeronaves de asas rotativas empregando-se uma análise estatística. A partir do estabelecimento do escopo do projeto, buscam-se então a identificação dos fatores, níveis desses fatores e faixas de medição da vibração, considerando aqui como variável de resposta. É importante reconhecer que existem diversas variáveis influenciando o processo e o sistema, denominadas fatores. Durante a medição de uma variável de interesse, alguns destes fatores podem não ser controláveis, ou o seu controle pode ser difícil ou dispendioso. Dessa forma, a escolha dos fatores a serem controlados passa por uma solução de compromisso, pois não é possível controlar todos os fatores, em todas as faixas de medição. Torna-se imprescindível sua identificação e seleção, bem como a discretização de sua medição, as quais se denominam níveis de vibração. Após esta análise, foi decidido realizar todas as medições com a aeronave em solo, com a turbina em funcionamento, a partir de 15 minutos em operação. Desta forma, elimina-se fatores variáveis como condição climática, vento incidente, variação de peso e esforços estruturais. Observou-se a necessidade de medições sistêmicas e passivas de repetibilidade sucessivas vezes, de modo a aumentar a resolução de fundo das curvas de tendência das aeronaves analisadas, sem variações cúspides, que poderiam atrapalhar a interpretação de ritmo.
Fonte:
Conhecimentos, expertise e experiências próprias na área aeronáutica.

Continue navegando