Buscar

Tópico 5

Prévia do material em texto

Mídia performance: tipo de propaganda que não é paga por um valor pré-definido, mas que varia de acordo com a performance do anúncio. - a mensuração estratégica dos resultados é uma das maiores vantagens de campanhas com uso de mídia de performance.
Ferramentas de mídia performance mais usadas:
Google Ads:
Com a supremacia do buscador mais famoso da internet, sua ferramenta de criação de campanhas também é a mais famosa de todas. O Google Ads veicula tipos específicos de anúncios, como anúncios em rede de display, pesquisa por termos e palavras-chave, inserção de anúncios no Youtube e anúncios no Google Shopping. A ferramenta possibilita a criação de campanhas inteiras com objetivos/metas específicos: vendas, leads, tráfego para site, consideração do produto/marca, alcance e reconhecimento da marca e promoção de app.
Facebook Ads:
O sistema de mídia paga do gigante Facebook também oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. As opções de segmentação usam, obviamente, dados dos usuários de suas plataformas (o Instagram também pertence ao Facebook) e, quando bem usado, é um excelente meio de conseguir conversões. É possível usar diversos formatos de anúncios, como banners, darkposts, vídeos, carrosséis e, por conta da segmentação, você consegue detalhar no sistema o perfil exato do público que você quer atingir com suas campanhas digitais.
Instagram Ads:
A rede social que mais cresce em número de usuários do mundo também tem mídia paga. Como dissemos, o Instagram pertence ao Facebook e, para criar campanhas e anúncios para a rede social, é necessário acessar o próprio Facebook Ads e veicular a conta do Instagram da marca a conta de anúncios da marca no Facebook. O resto do processo é exatamente igual aos anúncios do Facebook e são sete objetivos de campanha disponíveis: reconhecimento de marca, alcance, tráfego, instalação de aplicativos, envolvimento, visualizações de vídeo e conversões.
Search Engine Optimization: objetivo dessa estratégia é levar mais visitantes para o seu site por meio da exposição dos resultados nos buscadores. A ferramenta funciona na forma de leilão de palavras, o que pode ser uma desvantagem para pequenas empresas, por exemplo, que não conseguem lances altos para manter seus resultados. 
Como as pessoas compram na internet?
Os sistemas de mídia de performance entram nas campanhas geralmente eles estão responsáveis por atrair e converter o cliente em lead. 
Em Marketing 4.0, Philip Kotler cita o modelo dos quatro As: assimilação, atitude, ação e ação nova. Além disso, ele contextualiza uma atualização a esse modelo, acrescentando mais um A e modificando um pouco a jornada que conhecemos. Ele sugere a criação dos cinco As: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia.
Campanhas de performance integradas ao marketing digital:
Campanhas são usadas para maximizar o Retorno Sobre Investimento (ROI) e que, já que estamos “pagando” os sistemas de mídias pagas, precisamos acompanhar de perto todos os processos.
Passos para criação dessas campanhas:
1. Planejamento
As perguntas, você já conhece: qual o mercado de atuação? Quem são os públicos-alvo? Quais os objetivos dessa campanha? Quais estratégias podem ser utilizadas?
2. Metas e indicadores (KPIs)
Quais os objetivos concretos da marca sob a campanha? Defina os indicadores-chave, os Key Performance Indicators (KPY), que precisam ser observados na campanha como um todo.
3. Acompanhar e criar relatórios
É muito impotante criar relatórios periódicos (semanais ou diários, preferencialmente) para ajudar a analisar de perto dos resultados da campanha. 
4. Acompanhar funil de conversão
Observar de perto o caminho do consumidor é o ponto-chave para ajustes. Campanhas on-line de mídia paga permitem que alterações e melhorias sejam feitas em tempo real. 
5. Cruzar dados on-line e off-line
Como sempre dizemos, é preciso entender uma campanha de marketing, com olhar sobre todos os canais de comunicação. Atente-se sempre ao que está acontecendo no off-line. 
6. Dar informações em troca de dados
Você precisa oferecer conteúdo rico para conseguir os dados do seu público e para convertê-lo em lead, por exemplo. Landing pages são ótimas soluções para conseguir essas informações.
7. Analisar o ROI
É preciso saber se a campanha está trazendo retorno para a marca. Não deixe de analisar o Retorno Sobre o Investimento para conseguir analisar as ações de marketing de maneira ainda mais precisa.
Introdução ao e-commerce
Também chamado de comércio eletrônico, é um negócio que estrutura seu processo de compra e venda na internet. Ou seja: todos as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas on-line.
Tópico 5: Performance, campanhas, vendas na internet e e-commerce
“(…) gerar conversão em um site depende de diversas ferramentas, desde conhecimento do que motiva um consumidor a comprar até o pleno domínio da tecnologia envolvida no processo de compra. Ao fazer uma campanha de links patrocinados, é preciso ter em mente não só a taxa de conversão em cliques, mas também a taxa de conversão dos cliques em vendas. Todo site deve se orientar o usuário e ao objetivo de sua existência, seja apresentar uma ideia ou vender um produto”.
Principais métricas para compreender a dimensão do comércio on-line:
• Tráfego no site.
• Fontes do tráfego.
• Visitantes únicos X visitantes recorrentes.
• Taxa de conversão específica para e-commerce.
• Competitividade de preços/análise de concorrência.
• Tempo de permanência no site (e por páginas).
• Abandono de carrinho.
• Tempo médio de resposta (no chat do site e em redes sociais

Continue navegando