Buscar

Apol 3 literatura e compreensao de textos nao literarios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte informação: 
“A profusão de textos multimodais presentes na sociedade contemporânea demanda, da escola, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao letramento multissemiótico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Valéria Machado da. Letramento multissemiótico por meio do infográfico: Um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil. <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/98583>. Acesso em 30 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre letramento multissemiótico, assinale a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	A	Letramento multissemiótico é aquele exigido pelos textos contemporâneos, os quais utilizam não somente a escrita alfabética, mas também outras semioses e sistemas de signos.
Você acertou!
Os “letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585).
	B	A escrita alfabética é a característica fundamental do letramento multissemiótico, pois esse letramento não exige o conhecimento de outros meios semióticos como forma de linguagem.
	C	Os textos contemporâneos dispensam o letramento multissemiótico, uma vez que todos os gêneros textuais na atualidade são formulados exclusivamente por meio da escrita alfabética.
	D	Os avanços tecnológicos não estão diretamente relacionados à necessidade da ampliação da noção de letramento tradicional (da letra) para o campo do letramento visual (textos multissemióticos disponíveis na tela do computador).
	E	O letramento multissemiótico está diretamente relacionado com a origem da escrita alfabética, e não com a necessidade de se conhecer outros meios semióticos utilizados, por exemplo, na linguagem tecnológica.
Questão 2/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação: 
“Desde o surgimento da ideia de hipertexto, esse conceito está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta em um ambiente no qual pode ser acessada de forma não-linear”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HIPERTEXTO <http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm>. Acesso em 30 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre hipertextos, é correto afirmar que o primeiro deles a existir foi:
Nota: 10.0
	A	A Enciclopédia
Você acertou!
“Pela primeira vez, como vimos, a Enciclopédia organiza seus verbetes em ordem alfabética [...]. Assim, não organizam os livros da Enciclopédia por ciência ou temas científicos disciplinares, mas pela aleatória ordem alfabética. Mas, ao escolherem esta ordem, criam o problema de como relacionar os conhecimentos entre si. Com isso, acabam inventando a ‘linkagem’ ou remissão dentro dos verbetes que compõem a Enciclopédia. De certa forma, a Enciclopédia é o primeiro hipertexto” (O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 589,590).
	B	O computador
	C	A mídia
	D	O livro didático
	E	O facebook
Questão 3/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Analise a seguinte informação: 
“Alguns estudos que investigam a aprendizagem da leitura e da escrita enfatizam que esse é um processo gradativo no qual dois grandes processos estão implicados, a saber, a decodificação, que resulta no reconhecimento imediato das palavras, e a compreensão que está relacionada ao significado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANGUEIRA, Márcia Cristina Bonfim Ramos de; GUARESI, Ronei. O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista. p. 360 <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/viewFile/29250/17092>. Acesso em 25 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre o processo de leitura de um texto escrito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Não é necessário nenhum tipo de reconhecimento automático das palavras para haver a leitura de uma escrita.
	B	O reconhecimento automático da palavra não possibilita a compreensão da escrita.
	C	A compreensão de uma escrita é facilitada quando o leitor reconhece automaticamente as palavras.
Você acertou!
O “reconhecimento automático das palavras é necessário para permitir ao leitor centrar sua atenção na compreensão do texto” (texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização, p. 451).
	D	Não há relação entre reconhecimento automático das palavras e compreensão de um texto escrito.
	E	A compreensão do texto escrito é necessária para permitir ao leitor o reconhecimento automático das palavras.
Questão 4/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Partindo da prática social, o conteúdo terá sentido para os alunos, que irão construindo conhecimentos gradativamente e desenvolvendo uma atitude transformadora da sociedade, pois ele perceberá que conhecimento científico faz parte da sua vida e pode contribuir para melhorá-la. As atividades devem promover tanto a alfabetização como o letramento, de maneira, que o ensino do código alfabético seja conciliado com o seu uso social em diferentes ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre o conceito dos termos alfabetização e letramento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	Letramento é a obtenção do sistema convencional de escrita, e alfabetização é a ampliação de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
	B	
Alfabetização é a conquista do sistema convencional de escrita e não se distingue de letramento, que é o acréscimo de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
	C	
Alfabetização é o alcance do sistema convencional de escrita e distingue-se de letramento, que é o incremento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
Você acertou!
“Embora a relação entre alfabetização e letramento seja inegável, além de necessária e até mesmo imperiosa, ela, ainda que focalize diferenças, acaba por diluir a especificidade de cada um dos dois fenômenos, como será discutido posteriormente neste texto [...]. A alfabetização, como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética e ortográfica, foi, assim, de certa forma obscurecida pelo letramento,
porque este acabou por frequentemente prevalecer sobre aquela, que, como consequência, perde sua especificidade [...]. Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, por meio de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 8, 11 e 14).
	D	
Os termos alfabetização e letramento significam simplesmente o processo de obtenção do sistema convencional de escrita na escola.
	E	
O letramento é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e se dissocia da alfabetização, uma vez que esta diz respeito ao saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações reais de comunicação.
 
Questão 5/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação: 
“[...] os textos se realizam mediante o modo como os sujeitos aprenderam a realizá-los em determinados meios sociais e mediante determinado discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONINI, Adair. A relação entre prática social e gênero textual: Questão de pesquisa e ensino. <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo041.pdf>. Acesso em 29 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	São ferramentas para o convívio entre as pessoas desde que não façam parte de uma atividade social.
	B	Por serem apenas textos, não influenciam as pessoas a tomarem ou mudarem de opinião.
	C	Apesar de serem criados pelas pessoas, eles não exercem efeitos sobre a vida dos seres humanos.
	D	Não são considerados como ferramentas úteis para se utilizar nas atividades de convívio social do ser humano.
	E	Como atividade social, tornam-se ferramentas para o convívio do ser humano na sociedade.
Você acertou!
“Como atividade social, os gêneros se tornam as ferramentas para o convívio social, que se orientam para aspectos sociais das comunidades. Gêneros podem impor opiniões, mudar regras sociais, reforçar valores de grupo, isto é, ter efeitos sobre as vidas das pessoas. Entendendo que, dessa forma, comunicamo-nos por meio de gêneros, esses estão presentes em nossas ações diárias, na forma como organizamos nosso cotidiano, o que resulta em formas tipificadas, facilmente reconhecíveis” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 132).
 
Questão 6/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação: 
“O estudo dos gêneros textuais vem sendo feito desde Platão e Aristóteles, e daí para cá tem feito parte das preocupações dos cientistas da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAGNONCELLI, Magali. A influência dos gêneros textuais no processo de construção de sentido do texto. http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/importancia_do_genero.pdf>. Acesso em 29 jul. 2018.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre os estudos acerca dos gêneros textuais, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O estudo dos gêneros textuais é uma categoria nova e, por isso, eles têm sido objeto constante de interesse dos pesquisadores da área de educação.
II. ( ) Os gêneros textuais são estudados há mais de vinte séculos.
III. ( ) Foi Platão quem iniciou a observação sistemática dos gêneros textuais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	F – F – F
	B	V – V – V
	C	V – V – F
	D	F – V – V
Você acertou!
“Os gêneros textuais têm sido objeto de estudo constante por parte dos pesquisadores preocupados com uma prática que privilegie a interação verbal e as diversas situações de interlocução. Entretanto, nas palavras de Marcuschi [...], ‘o estudo dos gêneros textuais não é novo e, no Ocidente, já tem pelo menos vinte e cinco séculos, se considerarmos que sua observação sistemática, iniciou-se com Platão’. Essa observação indica que, devido ao longo período de observações, o tema apresenta diversos enfoques teóricos ainda hoje” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 121).
	E	V – F – F
Questão 7/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Analise a seguinte informação: 
“Os gêneros textuais funcionam como paradigmas porque nos oferecem modelos de comunicação para que esta seja eficaz, não só verbalmente como também através da produção escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Graciela; SANTOS, Jacinto Lopes dos; SILVA, Solimar Patriota. Produção textual: Concepção de texto, gêneros textuais e ensino. <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_1/096.pdf>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Nota: 10.0
	A	Dizem respeito exclusivo a textos escritos que não devem ser utilizados para o letramento.
	B	São textos desnecessários para a vida cotidiana do ser humano.
	C	Dizem respeito exclusivo a textos orais instáveis, históricos e geograficamente caracterizados.
	D	São textos orais ou escritos que encontramos em nossa vida diária.
Você acertou!
“Para aprofundar conhecimentos a respeito dos gêneros textuais e sua importância no contexto escolar, enfatizamos inicialmente as contribuições de Marcuschi [...], que nos mostra que os gêneros são textos orais ou escritos materializados em situações comunicativas recorrentes. Conforme o autor, os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária, com padrões sociocomunicativos característicos definidos por sua composição, objetivos enunciativos e estilo, concretamente, realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 3).
	E	Dizem respeito exclusivo a textos escritos utilizados em situações comunicativas não interativas.
Questão 8/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte afirmação:
“[...] o letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito. Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem o desenvolvimento do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>.
Acesso em 18 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e de escrita, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	A	
A alfabetização deve preceder o letramento, pois é concebida pelos estudiosos dessa área como o meio mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema da escrita na vida em sociedade.
	B	
O letramento deve ser dissociado da alfabetização, pois é unanimemente considerado como o processo mais eficaz para dar conta da entrada da criança no mundo da escrita.
	C	
A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
	D	
A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
Você acertou!
“Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita a alfabetização - e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização [...]. Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos, o que talvez até permitisse optar por um ou outro termo, como sugere Emília Ferreiro em recente entrevista à revista Nova Escola, em que rejeita a coexistência dos dois termos com o argumento de que em alfabetização estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetização” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 15).
	E	
A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.
 
Questão 9/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“[...] o treino no monitoramento da compreensão pode, portanto, melhorar o desempenho dos sujeitos para compreender textos, em comparação com aqueles que não receberam tal treinamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Carmen Lucia Göbel; CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura.<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre a leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Por já serem alfabetizados, os alunos do Ensino Fundamental dominam sem problemas a leitura e, portanto, a compreensão de textos narrativos.
	B	Os professores do Ensino Fundamental não apresentam queixas em relação à leitura a à compreensão de textos narrativos pelos alunos.
	C	No Ensino Fundamental, é desnecessário que os alunos sejam preparados para ler, o importante é deixá-los sempre sozinhos nessa tarefa.
	D	É comum os alunos do Ensino Fundamental identificarem os fatos principais do texto lido, o que faz com que os professores sejam dispensados dessa tarefa.
	E	Uma queixa comum dos professores do Ensino Fundamental diz respeito ao fato de os alunos não conseguirem ler textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessa etapa do ensino.
Você acertou!
“Uma queixa muito comum entre professores de alunos de 5ª a 8ª série é a de que os alunos não conseguem ler os textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessas séries. Para que haja um progresso na compreensão em leitura, é necessário que os alunos sejam preparados para ler, sendo importante ensiná-los a identificar onde estão os fatos principais de um texto” (texto-base Metacognição e leitura, p. 1).
 
Questão 10/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação: 
“[...] se a educação implica perspectiva dialética, se o desenvolvimento humano ocorre com a interação e o reconhecimento do signo se dá através de semiose, então interação, mediação, semiótica e letramento devem andar juntos na medida em que a interpretação de signos verbais e não-verbais faz parte da construção do conhecimento e dependem da interação, da mediação semiótica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIERINI, Andreia; VOIGT, Ludmilla. Letramento: Uma questão semiótica. <https://www.webartigos.com/artigos/letramento-uma-questao-semiotica/68052#ixzz5LlMLJo1G>. Acesso em 19 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o letramento multissemiótico exigido pelos textos contemporâneos, analise as seguintes afirmativas:
I. O letramento multissemiótico volta-se especificamente para a escrita alfabética.
II. Inexiste relação entre letramento multissemiótico e os avanços tecnológicos.
III. O letramento multissemiótico é aquele que se expande para o campo da imagem, da música, indo além da escrita alfabética. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	I
	B	III
Você acertou!
“Um dos objetivos principais da escola é justamente possibilitar que seus alunos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática. Para fazê-lo, é preciso que a educação linguística leve em conta hoje: [...] os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’ (Moita-Lopes; Rojo [...])” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585,586).
	C	I e II
	D	I e III
	E	II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais