Buscar

ATIVIDADE 1 - SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS
Ao selecionar um material para ser utilizado na fabricação de um produto, é necessário saber a quais condições o produto deverá suportar, ou seja, quais propriedades o produto deverá possuir. Conhecendo as propriedades necessárias, é realizada a seleção do material que atenda a essas necessidades, para então dar continuidade ao desenvolvimento do projeto do produto. Por isso, é fundamental conhecer as principais propriedades dos materiais e as representações, em forma de diagrama. Descreva, com suas palavras, o que é condutividade elétrica e ferroeletricidade.   
Resposta
Condutividade elétrica
A condutividade elétrica é uma propriedade dos materiais que indica a facilidade com que a corrente elétrica pode fluir através deles. Materiais que possuem alta condutividade elétrica permitem que a corrente elétrica passe facilmente, enquanto materiais com baixa condutividade elétrica dificultam o fluxo da corrente elétrica.
Ferroeletricidade
A ferroeletricidade, por sua vez, é um fenômeno que alguns materiais apresentam, na qual eles exibem uma polarização elétrica reversível quando expostos a um campo elétrico externo. Isso significa que a direção da polarização elétrica pode ser invertida pela aplicação de um campo elétrico externo adequado. Essa característica torna os materiais ferroelétricos úteis em dispositivos eletrônicos, como capacitores, sensores e memórias não voláteis.
Essas propriedades são importantes na seleção de materiais, dependendo das necessidades específicas do produto que está sendo desenvolvido. A condutividade elétrica é relevante em aplicações que requerem a passagem eficiente da corrente elétrica, como fios condutores e componentes eletrônicos. Já a ferroeletricidade é considerada em projetos que necessitam de materiais capazes de armazenar informações ou responder a campos elétricos de maneira controlada.

Continue navegando