Buscar

ATIVIDADE 3 - SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS
Otimização é uma área da matemática na qual se busca encontrar uma resposta ótima que atenda a certas características. Cada característica corresponderá a uma variável e poderá ser maximizada ou minimizada, conforme os objetivos que se deseja atender com o produto. Técnicas de otimização são utilizadas em processos de tomada de decisão, também sendo utilizada para resolver problemas com múltiplas restrições e objetivos conflitantes. No processo de seleção de materiais, o que são múltiplas restrições? E o que são objetivos conflitantes? 
Resposta
No processo de seleção de materiais, múltiplas restrições referem-se a uma situação em que existem várias condições ou limitações que devem ser atendidas simultaneamente ao selecionar um material. Essas restrições podem incluir propriedades físicas, como resistência à tração, densidade, condutividade térmica, entre outras, bem como requisitos de desempenho, como durabilidade, resistência à corrosão, custo e disponibilidade.
Por exemplo, ao selecionar um material para a fabricação de uma estrutura de ponte, podem existir restrições relacionadas à resistência mecânica, resistência à corrosão, peso máximo permitido e custo. Todas essas restrições precisam ser levadas em consideração ao escolher o material mais adequado para atender a todas as exigências.
Objetivos conflitantes, por outro lado, são situações em que diferentes características ou variáveis têm objetivos opostos ou contraditórios. Isso significa que melhorar uma característica pode resultar em uma diminuição de outra característica.
Por exemplo, ao projetar um automóvel, pode haver um objetivo de aumentar a velocidade máxima, o que geralmente requer um motor mais potente. No entanto, um motor mais potente também pode aumentar o consumo de combustível. Nesse caso, há um conflito entre a velocidade máxima e a eficiência de combustível, e é necessário encontrar um equilíbrio que atenda aos objetivos desejados.
No contexto da seleção de materiais, objetivos conflitantes podem ocorrer quando se deseja maximizar uma propriedade, como resistência mecânica, ao mesmo tempo em que se deseja minimizar outra propriedade, como o custo. Encontrar uma solução que otimize esses objetivos conflitantes é um desafio comum na área de otimização de materiais.

Continue navegando