Buscar

O uso de Elasticos na fisioterapia 113

Prévia do material em texto

Os exercícios com elásticos são frequentemente utilizados na fisioterapia para reabilitação, fortalecimento muscular e aumento da amplitude de movimento. Esses elásticos, também chamados de bandas elásticas ou thera-bands, são uma ferramenta versátil e eficaz para exercícios terapêuticos. Aqui estão alguns exemplos de exercícios com elásticos utilizados na fisioterapia:
1. **Extensão de joelho com elástico:**
 - Prenda um extremidade do elástico em um ponto fixo e a outra ao redor do tornozelo. Faça movimentos de extensão do joelho contra a resistência do elástico.
2. **Abdução de quadril com elástico:**
 - Coloque o elástico ao redor dos tornozelos e faça movimentos laterais para afastar as pernas, mantendo a tensão no elástico.
3. **Rotação externa de ombro com elástico:**
 - Segure o elástico com uma mão, mantendo o braço próximo ao corpo. Realize movimentos de rotação externa do ombro contra a resistência do elástico.
4. **Flexão de ombro com elástico:**
 - Prenda o elástico em um ponto fixo acima da cabeça. Segure a outra extremidade e realize movimentos de flexão de ombro contra a resistência.
5. **Remada com elástico:**
 - Prenda o elástico em uma superfície fixa e segure a outra extremidade na altura do peito. Faça movimentos de remada, puxando o elástico em direção ao corpo.
6. **Flexão de quadril com elástico:**
 - Fixe o elástico em um ponto baixo e prenda a outra extremidade no tornozelo. Realize movimentos de flexão do quadril contra a resistência.
7. **Exercícios de resistência para membros superiores e inferiores:**
 - A fixação do elástico a uma estrutura fixa, combinada com movimentos de flexão, extensão, abdução ou adução, pode trabalhar diferentes grupos musculares dos membros superiores e inferiores.
8. **Fortalecimento de músculos do tronco:**
 - Utilize o elástico para realizar exercícios de rotação do tronco, flexão e extensão para fortalecer os músculos abdominais e lombares.
Estes são apenas alguns exemplos de exercícios com elásticos. É importante usar o elástico com a orientação de um fisioterapeuta para garantir que os exercícios sejam realizados de forma adequada e segura, levando em consideração a condição específica do paciente e as necessidades terapêuticas individuais.

Continue navegando