Buscar

TIC'S Doença Rara - Vacina Oxford - COVID

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA ORGANICO INTEGRADO – SOI
TIC’S
ALUNO: Eduardo Vinicius Lins Pereira
A interrupção por uma semana da aplicação em voluntários da vacina de Oxford (COVID), a mais adiantada dos oito protótipos na fase 3, foi causada por uma doença neurológica em uma voluntária.
Como diagnosticar clinicamente a Síndrome de Guillain-Barré? Qual a propedêutica (exames) mais adequada?
O que encontramos na Punção Lombar destes pacientes?
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma condição neurológica rara em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico. Os sintomas iniciais podem incluir fraqueza muscular e formigamento, que muitas vezes progridem ao longo de horas ou dias. O diagnóstico clínico da SGB é baseado na apresentação dos sintomas e na exclusão de outras causas. A avaliação clínica e a propedêutica incluem:
1. Anamnese e Exame Físico: O médico irá revisar os sintomas do paciente, histórico médico e realizar um exame físico. Os sintomas típicos do SGB incluem fraqueza muscular progressiva, dormência ou formigamento nas extremidades.
2. Eletroneuromiografia (ENMG): Este é um exame importante para confirmar o diagnóstico. Ele envolve o registro da atividade elétrica dos músculos e nervos para avaliar a velocidade de condução nervosa e a função muscular. Na SGB, o ENMG pode exibir características específicas, como bloqueio de condução nervosa e desaceleração da velocidade de condução.
3. Testes de Função Pulmonar: O SGB pode afetar as lesões cutâneas, causando problemas respiratórios. Portanto, a função pulmonar deve ser avaliada regularmente.
4. Punção Lombar (ou punção lombar): Este procedimento é frequentemente realizado para avaliar o líquido cefalorraquidiano (LCR) dos pacientes com suspeita de SGB. Na punção lombar, uma agulha é inserida na região lombar da coluna vertebral para coletar uma amostra do LCR. No caso da SGB, é comum encontrar aumento das proteínas no LCR, conhecido como dissociação albuminocitológica. Isso significa que o nível de proteínas no LCR é elevado, mas o número de células é relativamente baixo.
É importante lembrar que o diagnóstico do SGB é um processo que envolve avaliação clínica, exames de laboratório e exclusão de outras causas de fraqueza muscular e sintomas neurológicos. Uma vez claro, o tratamento geralmente envolve terapia de suporte, como fisioterapia e, em alguns casos, imunoglobulina intravenosa ou plasmaférese para reduzir a resposta autoimune.
No contexto da vacina de Oxford/AstraZeneca, a suspensão temporária dos testes clínicos em um voluntário devido a uma doença neurológica foi uma medida de precaução para garantir a segurança da vacina. Eventos adversos são cuidadosamente avaliados durante os ensaios clínicos para determinar se estão relacionados à vacina ou ocorrerão naturalmente na população geral. A investigação e o acompanhamento são cruciais para determinar a causalidade.
REFERÊNCIAS:
RUBIN, M. Síndrome de Guillain-Barré (SGB) . Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/nervo-perif%C3%A9rico-e -dist%C3%BArbios-relacionados/s%C3%ADndrome-de-guillain-barr%C3%A9-sgb>. Acesso em: 18 out. 2023.
VAZ, A. et al. Revista de Medicina e Saúde de Brasília TEMA LIVRE . Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/7367/4538>. Acesso em: 18 out. 2023.

Continue navegando