Buscar

Avaliação 1 Tópicos Especiais Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATÉ 11/03
1- A agricultura convencional vem gerando grande preocupação do ponto de vista da saúde e do impacto ambiental causados por ela, evidenciando a necessidade pela adoção de sistemas sustentáveis. Sobre as características destes modelos de sistema de produção de alimentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 I- Sistema Insustentável.
II- Sistema Sustentável.
 ( ) Proximidade de produtores e consumidores.
( ) Grande número de intermediários.
( ) Sem adição de aditivos alimentares.
( ) Excesso de resíduos.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - II - I.
B) II - II - I - I.
C) I - I - II - II.
D) II - I - II - I.
2 Os hábitos alimentares são formados por meio de complexa rede de influências genéticas e ambientais. Com base no exposto, assinale a alternativa correta:
A) Os primeiros estímulos vivenciados pelo ser humano ocorrem durante a vida intrauterina e a amamentação, os quais parecem influenciar as escolhas alimentares e construção do hábito alimentar futuramente.
B) O leite materno possibilita ao bebê a sensação de diversos sabores, no entanto, a dieta materna não exerce influência sobre a palatabilidade do leite.
C) Hábitos alimentares não são passiveis de mudanças ou de serem moldados pela cultura, tradição, crenças e religião.
D) O leite materno oferece calorias, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais que serão importantes para o crescimento da criança, entretanto não está associado a diferentes experiências de sabores e aromas que vão refletir nos hábitos e cultura alimentar.
3 Na infância, ocorre a introdução de alimentos e a formação do paladar e, por isso, constitui um período determinante na formação dos hábitos alimentares. O estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis deve ser estimulado precocemente na vida do indivíduo. Com base na construção do hábito alimentar, assinale a alternativa CORRETA:
A) O padrão alimentar contemporâneo é constituído de alimentos industrializados e altamente processados, que têm sido inseridos no contexto domiciliar, mesmo se não forem disponibilizados pelos pais.
B) Fatores como renda, grau de escolaridade e mídia, não exercem influência sobre as escolhas e construção dos hábitos alimentares.
C) Crianças menores de cinco anos independem dos seus pais para o consumo dos alimentos, apesar do ambiente familiar exercer influência nas escolhas alimentares.
D) A família exerce papel determinante durante o processo de aprendizagem da alimentação das crianças, pois possui um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e hábitos alimentares que influenciarão nas escolhas alimentares.
4A adoção de uma dieta com menos carne pode ser chamada de “dieta de baixo carbono”, isso significa reduzir a frequência e a quantidade do alimento ingerido, já que, para produzir a ração que alimenta os animais utiliza-se a soja, que é uma monocultura de larga escala. Sobre as orientações e operacionalização para uma alimentação mais sustentável, ordene os itens a seguir:
 I- Aumentar.
II- Reduzir.
 ( ) Consumo de alimentos industrializados.
( ) Consumo de alimentos frescos, sem processamento.
( ) Compra direta da agricultura familiar.
( ) Consumo de fast food.
( ) Consumo de alimentos e preparações regionais.
( ) Animais confinados.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - I - I - II - I.
B) I - I - II - II - I - II.
C) I - II - II - I - II - I.
D) II - I - I - II - I - II.
5 Para aliviar os efeitos deletérios do sistema alimentar convencial é importante entendê-lo desde a produção, passando pelo processamento, comercialização, consumo até o descarte (produção e destino do lixo). Com base nos sistemas de produção de alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O modelo de sistema de produção de alimentos insustentável é caracterizado pela monocultura e baixa produção de resíduos.
( ) O modelo de sistema de produção sustentável prioriza a agricultura familiar e ausência de contaminação de solos e água pelo uso de agrotóxicos.
( ) O modelo de sistema de produção de alimentos sustentável, tem como característica principal a elevada busca por alimentos de rápido preparo e ultraprocessados.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V. B) V - F - V. C) F - V - F. D) V - V - F.
6A preocupação com o meio ambiente, a compaixão com a vida animal e o desejo de reduzir o risco de doenças crônicas tem levado vários indivíduos a aderirem dietas vegetarianas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Vegan Society define o veganismo como um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
 PORQUE
 II- Os indivíduos ovolactovegetarianos não consomem carnes, mas utilizam ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
7A palavra comensalidade deriva do latim “mensa” que significa conviver à mesa e envolve, além do padrão alimentar, o que se come, mas também, como se come. Sobre o ato de comer e a comensalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O Guia Alimentar para a População Brasileira, em seu Capítulo 4, recomenda que se deve comer com atenção e regularidade, em ambientes apropriados e em companhia.
( ) Na comensalidade, são utilizados sentidos que geram experiências chamadas de memória afetiva, proporcionando sensações boas ou ruins e tendo o poder de remeter a lembranças de lugares e períodos, como o da infância, por exemplo.
( ) O ato de preparar a comida para ofertar aos outros não faz parte da comensalidade .Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F. B) V - F - V. C) F - F - V. D) F - V - F.
8Do ponto de vista sociológico, a alimentação humana é permeada pela cultura. Com base nesta afirmação, alimento e comida recebem conceitos diferentes. Com base na comida, assinale a alternativa CORRETA:
A) Toda substância alimentar que, introduzida no organismo, serve para a nutrição dos tecidos ou para a produção de energia.
B) Processo de ingestão de alimentos a fim de proporcionar os nutrientes necessários para o desenvolvimento do organismo.
C) Através dela é possível reconhecer nossa cultura alimentar, ou seja, tudo aquilo que aprendemos a comer com nossos parentes e foram passados de geração em geração.
D) Substâncias encontradas nos alimentos, que são absorvidas e metabolizadas no organismo.
9Muitas descobertas técnico-científicas importantes levaram ao progresso e também à modificação dos costumes alimentares. Sobre a alimentação nos tempos modernos e as perspectivas para o futuro, assinale a alternativa correta:
A) São necessárias medidas políticas que possibilitem a melhor distribuição de renda, permitindo o acesso ao alimento e propiciando o crescimento e fortalecimento das comunidades agrícolas nos países em desenvolvimento.
B) Caminhamos para um futuro em que a sustentabilidade exercerá pouca influência sobre a capacidade de produção e renovação do nosso planeta.
C) O padrão de consumo alimentar atual, é caracterizado pelo consumo crescente de alimentos in natura e minimamente processados, influenciado pela revolução industrial e tecnológica.
D) As mudanças nos hábitos alimentares não se associam com o sistema de desenvolvimento, da distribuição e da produção de gêneros alimentícios.
10O nutricionista deve conhecer a origem dos alimentos e sua qualidade biológica, que geralmente é influenciada pela maneira com que esses alimentos são produzidos, seguindo uma classificação específica.Com base nessa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Alimento convencional é aquele produzido com o uso do solo, de adubos químicos altamente solúveis e com uso de agrotóxicos.
( ) Alimento orgânico é conhecido como um produto isento de fertilizantes químicos e agrotóxicos. No entanto, é produzido com o uso do solo equilibrado (química, física e biologicamente).
( ) Alimento transgênico é aquele que contêm um gene inserido por polinização, sendo assim esse alimento não tem alteração em seu código genético. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - V.
C) F - F - V.
D) F - V - F.

Outros materiais