Buscar

Métodos de conservação dos alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Métodos de conservação dos alimentos: Fermentação e irradiação 
ATIVIDADES
1)Sobre as principais fermentações e aplicações relevantes na indústria alimentícia, é INCORRETO afirmar que:
R: B. 
A fermentação láctica é utilizada para a conservação de carnes in natura.
A fermentação láctica é utilizada no processo de fabricação de embutidos cárneos, como salames. Carnes in natura não são conservadas através do processo de fermentação.
2) De acordo com a sua definição, a irradiação consiste:
R:Em uma tecnologia segura, definida como sendo o processo pelo qual o alimento é exposto a radiações ionizantes em ambiente especial, por tempo específico e em condições controladas. A energia é suficiente para romper ligações químicas, provocando alterações não só nos componentes dos alimentos como também nos elementos contaminantes.
3)O processo de irradiação elimina os micro-organismos e parasitas presentes no alimento, aumentando, assim, sua vida de prateleira.
Em que alimentos NÃO se pode utilizar o processo de irradiação para conservação?
R: Nos iogurtes e leites fermentados.
Não se pode utilizar irradiação nesses produtos, pois eles necessitam que os micro-organismos presentes sejam mantidos no alimento. A irradiação os eliminaria.
4) Comparando os dois métodos de conservação (irradiação e fermentação), é possível afirmar que:
R:B.São dois métodos bastante distintos. A fermentação conserva os alimentos por competição, ou seja, os micro-organismos de interesse são adicionados aos alimentos e competem pelo substrato com os micro-organismos presentes no mesmo. Já a irradiação incide sobre o alimento, eliminando os contaminantes presentes, sejam eles micro-organismos ou parasitas.
Na fermentação, o micro-organismo é adicionado no aliment para, então, realizar o processo fermentativo e gerar produtos diferentes (que podem ser ácido láctico, CO2, etanol, ácido acético, entre outros), dependendo do tipo de alimento. A irradiação não consiste em adicionar nada no alimento, mas, sim, incidir radiações ionizantes sobre ele.
5)De acordo com a sua definição, a fermentação consiste:
 R: D. Na modificação intencional dos alimentos, pela atividade de certos micro-organismos, para obter produtos que impedem o desenvolvimento de micro-organismos patógenos e alterantes.
Esta é a definição de fermentação.

Continue navegando