Buscar

Bebidas fermentadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bebidas fermentadas: Cerveja Lager
ATIVIDADES
1)Após a descoberta do controle e do aperfeiçoamento dos processos fermentativos — etapa que transforma o mosto (líquido primário da produção da bebida) em álcool, é possível considerar que todas as bebidas alcoólicas são resultantes da fermentação de suas matérias-primas e que alguns microrganismos são mais eficientes que outros nesse processo. Assim, variam a relação entre álcool e açúcar. 
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
l. A fermentação alcoólica é o conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia, convertendo os açúcares em álcool etílico e gás carbônico.
PORQUE
ll. A fermentação alcoólica ocorre graças à ação das leveduras que fermentam açúcares, como o organismo Saccharomyces cerevisiae, também conhecido como levedura de cerveja, utilizado tanto na produção das bebidas alcoólicas como nos produtos de panificação. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente. Exemplos de fermentação: o azedamento do leite, o crescimento da massa do pão e a transformação de açúcares em álcool. Concentrando-se na fermentação alcoólica, conclui-se que é o processo químico de transformação dos açúcares ou da sacarificação dos amidos em álcool etílico e gás carbônico em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia. Isso ocorre graças à ação de microrganismos que fermentam açúcares, como a levedura Saccharomyces cerevisiae.
2)Segundo Santos et al. (2013) a cerveja é uma bebida alcoólica feita de cevada (planta da família das gramíneas, que tem alto teor de amido), água, lúpulo (planta trepadeira) e levedura. Cultivados em climas temperados, os grãos de cevada, após a colheita, são colocadas para germinar. Quando começa a germinação, tão logo o grão inicia a criação de uma nova planta, o processo é interrompido. No interior do grão, forma-se uma enzima, a qual converte o amido (não fermentável) em açúcar (fermentável). O grão, nessas condições, chama-se malte. Outros grãos — como o milho, o trigo ou o arroz — são usados em associação ao malte como fonte secundária de açúcar. 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o processo empregado na malteação.
R:Sacarificação.
Sacarificação é o processo de hidrólise no qual o amido é convertido em açúcares fermentáveis. Essa hidrólise pode ser feita de várias formas, mas principalmente por maltagem. Se o cereal não passar por sacarificação, o fermento não encontrará o açúcar para fermentar e se transformar em álcool. Esses grãos modificados e doces são chamados de malte.

Continue navegando