Buscar

Atividade Formativa IV Há cordas que não amarram, e sim libertam para uma escola inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FORMATIVA IV:
Tema: “Há cordas que não amarram, e sim libertam”: para uma escola inclusiva.
Proposta didática: Cine Debate.
Filme curta-metragem: Cuerdas.
Aluno: Daiane Duarte
RESENHA CRÍTICA
O curta-metragem “Cuerdas” mostra uma história de amizade, sonho, superação e dedicação entre duas crianças muito especiais. Esse curta-metragem mostra que as diferenças não são nada diante do que sentimos, também mostra que crianças com algum tipo de deficiência deve ser tratada igualmente como as outras. 
No primeiro contato a criança com paralisia cerebral que chegou ao Orfanato, sentiu com a rejeição das outras crianças, mas Maria a garotinha espoleta do início, tenta interagir de sua maneira com o mais novo colega, conversando, brincando, ensinado, mas tudo dentro de suas limitações. Com uma simples corda, Maria une as duas realidades, fazendo com que seu amigo pudesse sentir tudo o que ela sentia quando brincava, encenava e até dançava, claro tudo dentro das limitações do amigo. Analisando todo esse momento, se tivesse uma intervenção por parte da professora poderia ter sido diferente, a criança poderia ter tido um entrosamento com todas as outras crianças e não só com Maria.
Portanto esse curta-metragem faz com que a gente pense ainda mais sobre o respeito, a diversidade e a compreensão de que todos possuem habilidades e limitações, e que é preciso respeitar as diferenças, seja ela qual for. O mesmo também mostra através de crianças, que todos somos iguais.

Continue navegando