Buscar

Qual a importância da avaliação formativa? A avaliação formativa é importante para o contexto de aprendizagem dentro de uma instituição. A avaliaç...

Qual a importância da avaliação formativa?

A avaliação formativa é importante para o contexto de aprendizagem dentro de uma instituição.
A avaliação formativa pode ser a solução para não deixar os alunos ficarem desmotivados ou ainda restabelecer o ânimo daqueles que já se encontram saturados do método de ensino tradicional de apenas ouvir o conhecimento.
Ao adotar a avaliação formativa, a instituição de ensino passa a mensagem a pais e alunos a respeito de seus valores morais e éticos, como autonomia, responsabilidade, capacidade de gestão e autoconhecimento.
A avaliação formativa demonstra que professores e dirigentes desta instituição enxergam seus alunos muito além de apenas números; estes são para sua escola seres humanos em formação evolutiva, que têm muito a contribuir para a instituição e para si mesmos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A avaliação formativa é importante porque permite que o professor acompanhe o processo de aprendizagem do aluno de forma contínua, identificando suas dificuldades e acertos ao longo do caminho. Dessa forma, é possível ajustar o ensino e as atividades de acordo com as necessidades dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e personalizado. Além disso, a avaliação formativa ajuda a desenvolver habilidades como a autoavaliação e a reflexão crítica, tornando o aluno mais autônomo e responsável pelo próprio aprendizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais