Logo Passei Direto
Buscar

Fichário1 A 24

User badge image
José Mota

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O conceito de ‘cosmovisão’ deve ser compreendido como parte de uma série de referências que auxiliam na análise da experiência religiosa, sob diferentes matrizes e tradições que se apresentam em uma perspectiva histórica e social.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto mencionar que o conceito de ‘cosmovisão’, no âmbito das religiões, diz respeito a:
uma explicação completamente científica e racional a respeito da existência humana, pautando assim o desenvolvimento do conhecimento.
um conjunto de concepções sobre o universo, sua origem e sobre a vida humana a partir de uma tradição religiosa, atribuindo a importância do sobrenatural.
um processo de desenvolvimento de tradições religiosas que utiliza o animismo como referência para a explicação da ordem natural.
uma ação na qual a pessoa religiosa transfere ao sobrenatural a explicação de todos os eventos que ocorrem na vida comum, mesmo aqueles que têm explicação científica.
uma forma de estudo da realidade que articula tradições sincretistas e politeístas para a formação de um pensamento religioso nas sociedades ocidentais.

A observação da interpretação da realidade e concepções sobre o universo que utilizam o conhecimento religioso como matriz de referência permite compreender, por exemplo, a influência do pensamento cristão sobre as concepções humanas sobre o surgimento da natureza, do homem e de seu lugar no espaço.
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. A cosmogonia tem por finalidade refletir sobre o materialismo histórico dialético PORQUE
II. A cosmovisão traz um contexto estritamente religioso, cabendo a cosmogonia tramitar pelos campos das ciências humanas e sociais.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

As cosmovisões religiosas podem ser derivadas em conceitos e temáticas de estudo que auxiliam no entendimento da experiência religiosa como um todo, reforçando aspectos da espiritualidade individual e coletiva que auxiliam no desenvolvimento das relações sociais.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmacoes:
I – As cosmologias se desenvolvem com base nas tradições religiosas, de modo que é correto enfatizar, por exemplo, a cosmologia cristã ou a cosmologia hinduísta.
II – As cosmogonias se apresentam como processos de criação de interpretações da realidade a partir de instrumentações científicas que se desenvolvem no tempo.
III – Uma cosmogonia se desenvolve a partir da compreensão da realidade pelo indivíduo, a qual se estabelece a partir de uma vontade sobrenatural.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.

A cosmogonia das religiões abraâmicas possui especificidades que devem ser levadas em conta na construção de interpretações sobre o discurso religioso e suas características gerais; deste modo, o pesquisador poderá compreender de que modo esta cosmogonia influenciou a construção de diferentes civilizações.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – As religiões abraâmicas apresentam uma abordagem politeísta, a qual configura uma série de ramificações doutrinárias.
II – A cosmogonia cristã observa apenas a importância das referências do Novo Testamento para a construção do discurso religioso e social.
III – A cosmogonia judaica está estruturada a partir das interpretações e abordagens dispostas na Torá.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.

As cosmovisões relativas às doutrinas e tradições religiosas orientais também devem ser observadas como parte de uma reflexão sobre a experiência religiosa nas civilizações, estendendo assim uma abordagem abrangente sobre as formas de construção histórica destas sociedades.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A tradição xintoísta destaca uma cosmogonia com características politeístas, na qual os deuses possuem uma relação direta, e mesmo material, com os seres humanos.
( ) A cosmovisão zoroastrista enfatiza, por meio do sepultamento dos mortos, a importância das energias cósmicas como elemento de vinculação entre deuses e humanos.
( ) A cosmogonia budista enfatiza a ressurreição dos mortos como um processo que leva a uma renovação constante da energia terrena e ao desprendimento dos sentimentos de egoísmo.
V – F – F.
F – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
F – F – V.

As tradições religiosas, portanto, são construídas a partir de processos que permitem uma interpretação __________ da realidade, procurando promover respostas a questionamentos fundamentais do ___________, os quais condicionam, inclusive, a sua experiência de inserção em uma determinada ordem ___________.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as lacunas no texto.
objetiva - indivíduo - natural
individual-ser social-sobrenatural
subjetiva-coletivo-sobrenatural
objetivo- indivíduo-sobrenatural
subjetiva-coletivo-natural

O texto bíblico apresenta diferentes contextos e elementos que permitem compreender a relevância da tradição religiosa para a elaboração de formas de comportamento e convívio entre seres pertencentes a diferentes sociedades.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) O texto bíblico permitiu condicionar a articulação de um conjunto de cosmogonias religiosas que deram origem às doutrinas judaica e cristã.
( ) O uso da Bíblia como um suporte teológico fundamental na religião islâmica articula esta tradição com as demais religiões abraâmicas, em um processo de convivência cultural.
( ) As narrativas bíblicas estão ligadas, em sua origem, às antigas tradições dos povos semitas que habitavam o Oriente Médio, consolidando assim uma série de relatos de natureza extraordinária.
F – F – V.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – V – F.

De acordo com o excerto em tela acima, analise as afirmativas a seguir, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A tradição religiosa não é um elemento estéril
( ) As tradições religiosas não constituem-se como um conteúdo cultural, histórico e social relevante.
( ) A experiência da espiritualidade assume uma dimensão material e objetiva, fazendo com que a pessoa mobilize conhecimentos para ‘se compreender’ em um ambiente natural.
V-F-F
F-V-F
V-F-V
V-F-F
F-V–V

É correto o que se afirma em:
I – A doutrina do arianismo consolidou, no âmbito das religiões cristãs, a crença em um Deus único (uma única pessoa) que se materializa na figura de Jesus Cristo.
II – A existência imaterial de Jesus Cristo é observada pelos cristãos como sinal de uma ligação única entre o Filho e o Pai, como parte de uma revelação particular.
X I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.

Este é um pequeno excerto do romance Croma – Caminho de Vida, de Régis Castro. Neste livro, o protagonista Fernando Torres é um jovem seminarista católico que está sendo confrontado, pelo convite de um psicanalista, a uma experiência amorosa em uma viagem de navio, colocando à prova a sua vocação sacerdotal para revelar o seu verdadeiro ‘caminho de vida’.
Considerando o texto acima, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O sentimento religioso se articula, portanto, a partir de uma busca subjetiva e consciente por entidades, seres ou dimensões consideradas elevadas.
II. As instituições religiosas se originam e se desenvolvem, portanto, a partir desta orientação contemporânea e moderna do ser humano na direção do sobrenatural.
III. A experiência religiosa, de certo modo, procura apresentar este ‘caminho de vida’ ao indivíduo, de um modo abrangente.
X I e III
III
I
I e II
I, II e III

Os cultos afro-brasileiros e tradições religiosas de matriz africana consolidam dimensões especificas do relacionamento entre deuses e homens, desenvolvendo assim um conteúdo sobre a revelação divina que é interpretado por diferentes correntes doutrinárias.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A revelação divina na Umbanda se estabelece, especialmente, a partir dos orixás, que são divindades maiores que se relacionam com os seres humanos.
( ) A Umbanda deriva diretamente do Espiritisimo kardecista; consequentemente, a crença umbandista assume uma trajetória monoteísta que atribui a criação do universo a Deus.
( ) As doutrinas de matriz africana enfatizam a importância de diferentes entidades (exus, caboclos etc.) como seres sobrenaturais que atraem graças divinas aos seres humanos.
F – V – F.
F – F – V.
V – F – F.
X V – F – V.
F – V – V.

A compreensão das cosmogonias da Antiguidade apresenta a importância dos relacionamentos entre seres sobrenaturais para a constituição das diferentes tradições religiosas.
Considerando o texto acima, marque a opção que apresente um exemplo de cosmogonia da antiguidade.
Todas as alternativas acima.
Mitologia tradicional.
Mitologia historiográfica.
X Mitologia dos gregos.
Teologia da libertação.

As religiões abraâmicas apresentam pontos comuns para a elucidação de suas origens, consolidando assim um referencial de estudo que permite avaliar a importância destas religiões nos últimos milênios, com impactos e repercussões importantes também no tempo presente.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – O Islamismo corresponde à religião de surgimento mais recente entre as principais doutrinas geradas a partir do tronco abraâmico.
II – A convergência histórica sobre a figura de Abraão como o ‘patriarca’ do povo hebreu consolidou o surgimento do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo.
III – A doutrina cristã enfatiza que a revelação divina encerrou-se em João Batista, que é considerado como o último dos profetas bíblicos.
II, apenas.
III, apenas.
X I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
É correto afirmar apenas o que se diz em:
I. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia babilônica.
II. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia judaica.
III. O texto se refere a uma cosmogonia nórdica.
III
I e II
I, II e III
I e III
X II

Entre as referências culturais da civilização greco-romana, é possível observar articulações entre narrativas mitológicas e elementos religiosos que configuram uma relação de continuidade histórica, que deve ser apreendia para uma compreensão mais efetiva das tradições religiosas da Antiguidade.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os romanos enfatizam a sua origem histórica e religiosa a partir dos antigos troianos, dos quais descenderiam, gerando a linhagem deuses que compunham o panteão cultuado em Roma.
( ) O relato de Prometeu pertence ao panteão romano, destacando a origem deste povo como parte de uma sociedade ‘escolhida’ pelos deuses.
( ) O panteão grego apresenta um embate importante entre os titãs e os deuses, em meio a relatos de criação que apresentam personagens como Cronos e Zeus.
X V – F – V.
F – V – F.
F – F – V.
F – V – V.

O conflito entre caos e ordem, e entre conhecimento e barbárie, é sistematicamente proposto na cosmogonia _________, para enfatizar a importância dos deuses como elementos ___________ do universo.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as lacunas no texto.
Judaica - ordenadores - Abraão
grega - ordenadores - Ptolomeu
hebraica - ordenadores - Prometeu
X grega - ordenadores - Prometeu
grega - ordenadores - Sócrates

O processo de constituição das tradições religiosas obedece a uma série de pontos comuns que convergem à necessidade de elucidação de aspectos considerados essenciais à vida humana: a análise do universo na perspectiva religiosa responde, portanto, a questões do tipo ‘De onde viemos?
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ordem desenvolvida pelas divindades tem por finalidade transformar o caos em um lugar de criação.
II. É nisto que consiste a cosmogonia, levando o caos onde havia segurança e paz.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
X A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Os relatos de criação apresentam convergências e divergências que permitem estabelecer análises comparativas relevantes entre as diferentes tradições religiosas.
Neste sentido, a experiência religiosa se alimenta destes relatos para fortalecer cosmovisões e interpretações objetivas da realidade material.
I – As narrativas de destruição e recomeço da humanidade são recorrentes nas tradições religiosas, como se observa, por exemplo, nos relatos diluvianos.
II – O mito de Atlântida demonstra o processo de destruição da humanidade por meio de eventos catastróficos, especialmente pelo fogo, paralelamente à narrativa bíblica de Sodoma e Gomorra.
III – A epopeia de Gilgamesh destaca uma aproximação importante com a narrativa da Arca de Noé, enfatizando as relações existentes nas narrativas semíticas.
I e II, apenas.
X I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.

As tradições religiosas orientais devem ser captadas para viabilizar uma interpretação objetiva das origens das experiências espirituais e da formação dos nexos sociais e culturais que unem estes povos.
Deste modo, torna-se possível compreender a existência de diferentes credos que possuem sua relevância histórica.
( ) Os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) como o Hinduísmo e a Seicho-No-Ie desenvolveram a partir do século XX uma articulação entre credos de origens distintas.
( ) O xintoísmo apresenta uma centralidade em antigas tradições que apresentam a origem sagrada dos habitantes do Japão, especialmente de seus imperadores.
( ) O relato de P’an-ku demonstra uma cosmogonia comum aos povos chineses, que enfatizam a dualidade entre forças (Yin e Yang) no universo.
X F – V – V.
F – F – V.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – F.

As tradições religiosas condicionam origens e características distintas, que devem ser observadas como parte de um esforço teológico e historiográfico que permite avaliar as diferentes dinâmicas de desenvolvimento das civilizações.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto mencionar que a cosmogonia nórdica apresenta seus relatos de origem a partir:
do surgimento do deus Odin, a partir do qual foram criados os demais deuses que compõem o panteão nórdico.
do processo de criação dos seres humanos antes ainda do surgimento da natureza, a partir da ação dos gigantes Ask e Embla.
Da destruição do ‘universo anterior’ em um evento extraordinário conhecido como Ragnarok.
X da relação entre a vaca Audhumla e o gigante Ymir, dos quais derivam os deuses e demais elementos da criação.
do processo de desenvolvimento das runas, que eram elementos simbólicos que continham todo o conhecimento sobre a natureza.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O conceito de ‘cosmovisão’ deve ser compreendido como parte de uma série de referências que auxiliam na análise da experiência religiosa, sob diferentes matrizes e tradições que se apresentam em uma perspectiva histórica e social.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto mencionar que o conceito de ‘cosmovisão’, no âmbito das religiões, diz respeito a:
uma explicação completamente científica e racional a respeito da existência humana, pautando assim o desenvolvimento do conhecimento.
um conjunto de concepções sobre o universo, sua origem e sobre a vida humana a partir de uma tradição religiosa, atribuindo a importância do sobrenatural.
um processo de desenvolvimento de tradições religiosas que utiliza o animismo como referência para a explicação da ordem natural.
uma ação na qual a pessoa religiosa transfere ao sobrenatural a explicação de todos os eventos que ocorrem na vida comum, mesmo aqueles que têm explicação científica.
uma forma de estudo da realidade que articula tradições sincretistas e politeístas para a formação de um pensamento religioso nas sociedades ocidentais.

A observação da interpretação da realidade e concepções sobre o universo que utilizam o conhecimento religioso como matriz de referência permite compreender, por exemplo, a influência do pensamento cristão sobre as concepções humanas sobre o surgimento da natureza, do homem e de seu lugar no espaço.
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. A cosmogonia tem por finalidade refletir sobre o materialismo histórico dialético PORQUE
II. A cosmovisão traz um contexto estritamente religioso, cabendo a cosmogonia tramitar pelos campos das ciências humanas e sociais.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

As cosmovisões religiosas podem ser derivadas em conceitos e temáticas de estudo que auxiliam no entendimento da experiência religiosa como um todo, reforçando aspectos da espiritualidade individual e coletiva que auxiliam no desenvolvimento das relações sociais.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmacoes:
I – As cosmologias se desenvolvem com base nas tradições religiosas, de modo que é correto enfatizar, por exemplo, a cosmologia cristã ou a cosmologia hinduísta.
II – As cosmogonias se apresentam como processos de criação de interpretações da realidade a partir de instrumentações científicas que se desenvolvem no tempo.
III – Uma cosmogonia se desenvolve a partir da compreensão da realidade pelo indivíduo, a qual se estabelece a partir de uma vontade sobrenatural.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.

A cosmogonia das religiões abraâmicas possui especificidades que devem ser levadas em conta na construção de interpretações sobre o discurso religioso e suas características gerais; deste modo, o pesquisador poderá compreender de que modo esta cosmogonia influenciou a construção de diferentes civilizações.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – As religiões abraâmicas apresentam uma abordagem politeísta, a qual configura uma série de ramificações doutrinárias.
II – A cosmogonia cristã observa apenas a importância das referências do Novo Testamento para a construção do discurso religioso e social.
III – A cosmogonia judaica está estruturada a partir das interpretações e abordagens dispostas na Torá.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.

As cosmovisões relativas às doutrinas e tradições religiosas orientais também devem ser observadas como parte de uma reflexão sobre a experiência religiosa nas civilizações, estendendo assim uma abordagem abrangente sobre as formas de construção histórica destas sociedades.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A tradição xintoísta destaca uma cosmogonia com características politeístas, na qual os deuses possuem uma relação direta, e mesmo material, com os seres humanos.
( ) A cosmovisão zoroastrista enfatiza, por meio do sepultamento dos mortos, a importância das energias cósmicas como elemento de vinculação entre deuses e humanos.
( ) A cosmogonia budista enfatiza a ressurreição dos mortos como um processo que leva a uma renovação constante da energia terrena e ao desprendimento dos sentimentos de egoísmo.
V – F – F.
F – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
F – F – V.

As tradições religiosas, portanto, são construídas a partir de processos que permitem uma interpretação __________ da realidade, procurando promover respostas a questionamentos fundamentais do ___________, os quais condicionam, inclusive, a sua experiência de inserção em uma determinada ordem ___________.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as lacunas no texto.
objetiva - indivíduo - natural
individual-ser social-sobrenatural
subjetiva-coletivo-sobrenatural
objetivo- indivíduo-sobrenatural
subjetiva-coletivo-natural

O texto bíblico apresenta diferentes contextos e elementos que permitem compreender a relevância da tradição religiosa para a elaboração de formas de comportamento e convívio entre seres pertencentes a diferentes sociedades.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) O texto bíblico permitiu condicionar a articulação de um conjunto de cosmogonias religiosas que deram origem às doutrinas judaica e cristã.
( ) O uso da Bíblia como um suporte teológico fundamental na religião islâmica articula esta tradição com as demais religiões abraâmicas, em um processo de convivência cultural.
( ) As narrativas bíblicas estão ligadas, em sua origem, às antigas tradições dos povos semitas que habitavam o Oriente Médio, consolidando assim uma série de relatos de natureza extraordinária.
F – F – V.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – V – F.

De acordo com o excerto em tela acima, analise as afirmativas a seguir, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A tradição religiosa não é um elemento estéril
( ) As tradições religiosas não constituem-se como um conteúdo cultural, histórico e social relevante.
( ) A experiência da espiritualidade assume uma dimensão material e objetiva, fazendo com que a pessoa mobilize conhecimentos para ‘se compreender’ em um ambiente natural.
V-F-F
F-V-F
V-F-V
V-F-F
F-V–V

É correto o que se afirma em:
I – A doutrina do arianismo consolidou, no âmbito das religiões cristãs, a crença em um Deus único (uma única pessoa) que se materializa na figura de Jesus Cristo.
II – A existência imaterial de Jesus Cristo é observada pelos cristãos como sinal de uma ligação única entre o Filho e o Pai, como parte de uma revelação particular.
X I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.

Este é um pequeno excerto do romance Croma – Caminho de Vida, de Régis Castro. Neste livro, o protagonista Fernando Torres é um jovem seminarista católico que está sendo confrontado, pelo convite de um psicanalista, a uma experiência amorosa em uma viagem de navio, colocando à prova a sua vocação sacerdotal para revelar o seu verdadeiro ‘caminho de vida’.
Considerando o texto acima, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O sentimento religioso se articula, portanto, a partir de uma busca subjetiva e consciente por entidades, seres ou dimensões consideradas elevadas.
II. As instituições religiosas se originam e se desenvolvem, portanto, a partir desta orientação contemporânea e moderna do ser humano na direção do sobrenatural.
III. A experiência religiosa, de certo modo, procura apresentar este ‘caminho de vida’ ao indivíduo, de um modo abrangente.
X I e III
III
I
I e II
I, II e III

Os cultos afro-brasileiros e tradições religiosas de matriz africana consolidam dimensões especificas do relacionamento entre deuses e homens, desenvolvendo assim um conteúdo sobre a revelação divina que é interpretado por diferentes correntes doutrinárias.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A revelação divina na Umbanda se estabelece, especialmente, a partir dos orixás, que são divindades maiores que se relacionam com os seres humanos.
( ) A Umbanda deriva diretamente do Espiritisimo kardecista; consequentemente, a crença umbandista assume uma trajetória monoteísta que atribui a criação do universo a Deus.
( ) As doutrinas de matriz africana enfatizam a importância de diferentes entidades (exus, caboclos etc.) como seres sobrenaturais que atraem graças divinas aos seres humanos.
F – V – F.
F – F – V.
V – F – F.
X V – F – V.
F – V – V.

A compreensão das cosmogonias da Antiguidade apresenta a importância dos relacionamentos entre seres sobrenaturais para a constituição das diferentes tradições religiosas.
Considerando o texto acima, marque a opção que apresente um exemplo de cosmogonia da antiguidade.
Todas as alternativas acima.
Mitologia tradicional.
Mitologia historiográfica.
X Mitologia dos gregos.
Teologia da libertação.

As religiões abraâmicas apresentam pontos comuns para a elucidação de suas origens, consolidando assim um referencial de estudo que permite avaliar a importância destas religiões nos últimos milênios, com impactos e repercussões importantes também no tempo presente.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – O Islamismo corresponde à religião de surgimento mais recente entre as principais doutrinas geradas a partir do tronco abraâmico.
II – A convergência histórica sobre a figura de Abraão como o ‘patriarca’ do povo hebreu consolidou o surgimento do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo.
III – A doutrina cristã enfatiza que a revelação divina encerrou-se em João Batista, que é considerado como o último dos profetas bíblicos.
II, apenas.
III, apenas.
X I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
É correto afirmar apenas o que se diz em:
I. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia babilônica.
II. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia judaica.
III. O texto se refere a uma cosmogonia nórdica.
III
I e II
I, II e III
I e III
X II

Entre as referências culturais da civilização greco-romana, é possível observar articulações entre narrativas mitológicas e elementos religiosos que configuram uma relação de continuidade histórica, que deve ser apreendia para uma compreensão mais efetiva das tradições religiosas da Antiguidade.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os romanos enfatizam a sua origem histórica e religiosa a partir dos antigos troianos, dos quais descenderiam, gerando a linhagem deuses que compunham o panteão cultuado em Roma.
( ) O relato de Prometeu pertence ao panteão romano, destacando a origem deste povo como parte de uma sociedade ‘escolhida’ pelos deuses.
( ) O panteão grego apresenta um embate importante entre os titãs e os deuses, em meio a relatos de criação que apresentam personagens como Cronos e Zeus.
X V – F – V.
F – V – F.
F – F – V.
F – V – V.

O conflito entre caos e ordem, e entre conhecimento e barbárie, é sistematicamente proposto na cosmogonia _________, para enfatizar a importância dos deuses como elementos ___________ do universo.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as lacunas no texto.
Judaica - ordenadores - Abraão
grega - ordenadores - Ptolomeu
hebraica - ordenadores - Prometeu
X grega - ordenadores - Prometeu
grega - ordenadores - Sócrates

O processo de constituição das tradições religiosas obedece a uma série de pontos comuns que convergem à necessidade de elucidação de aspectos considerados essenciais à vida humana: a análise do universo na perspectiva religiosa responde, portanto, a questões do tipo ‘De onde viemos?
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ordem desenvolvida pelas divindades tem por finalidade transformar o caos em um lugar de criação.
II. É nisto que consiste a cosmogonia, levando o caos onde havia segurança e paz.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
X A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Os relatos de criação apresentam convergências e divergências que permitem estabelecer análises comparativas relevantes entre as diferentes tradições religiosas.
Neste sentido, a experiência religiosa se alimenta destes relatos para fortalecer cosmovisões e interpretações objetivas da realidade material.
I – As narrativas de destruição e recomeço da humanidade são recorrentes nas tradições religiosas, como se observa, por exemplo, nos relatos diluvianos.
II – O mito de Atlântida demonstra o processo de destruição da humanidade por meio de eventos catastróficos, especialmente pelo fogo, paralelamente à narrativa bíblica de Sodoma e Gomorra.
III – A epopeia de Gilgamesh destaca uma aproximação importante com a narrativa da Arca de Noé, enfatizando as relações existentes nas narrativas semíticas.
I e II, apenas.
X I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.

As tradições religiosas orientais devem ser captadas para viabilizar uma interpretação objetiva das origens das experiências espirituais e da formação dos nexos sociais e culturais que unem estes povos.
Deste modo, torna-se possível compreender a existência de diferentes credos que possuem sua relevância histórica.
( ) Os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) como o Hinduísmo e a Seicho-No-Ie desenvolveram a partir do século XX uma articulação entre credos de origens distintas.
( ) O xintoísmo apresenta uma centralidade em antigas tradições que apresentam a origem sagrada dos habitantes do Japão, especialmente de seus imperadores.
( ) O relato de P’an-ku demonstra uma cosmogonia comum aos povos chineses, que enfatizam a dualidade entre forças (Yin e Yang) no universo.
X F – V – V.
F – F – V.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – F.

As tradições religiosas condicionam origens e características distintas, que devem ser observadas como parte de um esforço teológico e historiográfico que permite avaliar as diferentes dinâmicas de desenvolvimento das civilizações.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto mencionar que a cosmogonia nórdica apresenta seus relatos de origem a partir:
do surgimento do deus Odin, a partir do qual foram criados os demais deuses que compõem o panteão nórdico.
do processo de criação dos seres humanos antes ainda do surgimento da natureza, a partir da ação dos gigantes Ask e Embla.
Da destruição do ‘universo anterior’ em um evento extraordinário conhecido como Ragnarok.
X da relação entre a vaca Audhumla e o gigante Ymir, dos quais derivam os deuses e demais elementos da criação.
do processo de desenvolvimento das runas, que eram elementos simbólicos que continham todo o conhecimento sobre a natureza.

Prévia do material em texto

Pincel Atômico - 19/11/2023 18:41:38 1/4
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 2 (26700)
Atividade finalizada em 14/11/2023 18:15:56 (1269300 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 1]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 7 questões corretas, obtendo um total de 1,59 pontos como nota
[361724_1843
94]
Questão
001
O conceito de ‘cosmovisão’ deve ser compreendido como parte de uma série de
referências que auxiliam na análise da experiência religiosa, sob diferentes matrizes e
tradições que se apresentam em uma perspectiva histórica e social.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que o conceito de ‘cosmovisão’, no âmbito das religiões, diz respeito a:
uma explicação completamente científica e racional a respeito da existência humana,
pautando assim o desenvolvimento do conhecimento.
X
um conjunto de concepções sobre o universo, sua origem e sobre a vida humana a
partir de uma tradição religiosa, atribuindo a importância do sobrenatural.
um processo de desenvolvimento de tradições religiosas que utiliza o animismo como
referência para a explicação da ordem natural.
uma ação na qual a pessoa religiosa transfere ao sobrenatural a explicação de todos
os eventos que ocorrem na vida comum, mesmo aqueles que têm explicação
científica.
uma forma de estudo da realidade que articula tradições sincretistas e politeístas para
a formação de um pensamento religioso nas sociedades ocidentais.
[361724_2609
76]
Questão
002
A observação da interpretação da realidade e concepções sobre o universo que
utilizam o conhecimento religioso como matriz de referência permite compreender, por
exemplo, a influência do pensamento cristão sobre as concepções humanas sobre o
surgimento da natureza, do homem e de seu lugar no espaço.
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. A cosmogonia tem por finalidade refletir sobre o materialismo histórico dialético
PORQUE
II. A cosmovisão traz um contexto estritamente religioso, cabendo a cosmogonia
tramitar pelos campos das ciências humanas e sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
X As asserções I e II são proposições falsas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:41:38 2/4
[361724_1843
95]
Questão
003
As cosmovisões religiosas podem ser derivadas em conceitos e temáticas de estudo
que auxiliam no entendimento da experiência religiosa como um todo, reforçando
aspectos da espiritualidade individual e coletiva que auxiliam no desenvolvimento das
relações sociais.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – As cosmologias se desenvolvem com base nas tradições religiosas, de modo que é
correto enfatizar, por exemplo, a cosmologia cristã ou a cosmologia hinduísta.
II – As cosmogonias se apresentam como processos de criação de interpretações da
realidade a partir de instrumentações científicas que se desenvolvem no tempo.
III – Uma cosmogonia se desenvolve a partir da compreensão da realidade pelo
indivíduo, a qual se estabelece a partir de uma vontade sobrenatural.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e II, apenas.
X III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
[361724_1843
96]
Questão
004
A cosmogonia das religiões abraâmicas possui especificidades que devem ser levadas
em conta na construção de interpretações sobre o discurso religioso e suas
características gerais; deste modo, o pesquisador poderá compreender de que modo
esta cosmogonia influenciou a construção de diferentes civilizações.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – As religiões abraâmicas apresentam uma abordagem politeísta, a qual configura
uma série de ramificações doutrinárias.
II – A cosmogonia cristã observa apenas a importância das referências do Novo
Testamento para a construção do discurso religioso e social.
III – A cosmogonia judaica está estruturada a partir das interpretações e abordagens
dispostas na Torá.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
X III, apenas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:41:38 3/4
[361725_1843
98]
Questão
005
As cosmovisões relativas às doutrinas e tradições religiosas orientais também devem
ser observadas como parte de uma reflexão sobre a experiência religiosa nas
civilizações, estendendo assim uma abordagem abrangente sobre as formas de
construção histórica destas sociedades.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A tradição xintoísta destaca uma cosmogonia com características politeístas, na
qual os deuses possuem uma relação direta, e mesmo material, com os seres
humanos.
( ) A cosmovisão zoroastrista enfatiza, por meio do sepultamento dos mortos, a
importância das energias cósmicas como elemento de vinculação entre deuses e
humanos.
( ) A cosmogonia budista enfatiza a ressurreição dos mortos como um processo que
leva a uma renovação constante da energia terrena e ao desprendimento dos
sentimentos de egoísmo.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
X V – F – F.
F – V – F.
F – V – V.
V – F – V.
F – F – V.
[361724_2609
78]
Questão
006
As tradições religiosas, portanto, são construídas a partir de processos que permitem
uma interpretação __________ da realidade, procurando promover respostas a
questionamentos fundamentais do ___________, os quais condicionam, inclusive, a
sua experiência de inserção em uma determinada ordem ___________.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as
lacunas no texto.
X objetiva - indivíduo - natural
individual-ser social-sobrenatural
subjetiva-coletivo-sobrenatural
objetivo- indivíduo-sobrenatural
subjetiva-coletivo-natural
[361725_1843
97]
Questão
007
O texto bíblico apresenta diferentes contextos e elementos que permitem compreender
a relevância da tradição religiosa para a elaboração de formas de comportamento e
convívio entre seres pertencentes a diferentes sociedades.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) O texto bíblico permitiu condicionar a articulação de um conjunto de cosmogonias
religiosas que deram origem às doutrinas judaica e cristã.
( ) O uso da Bíblia como um suporte teológico fundamental na religião islâmica articula
esta tradição com as demais religiões abraâmicas, em um processo de convivência
cultural.
( ) As narrativas bíblicas estão ligadas, em sua origem, às antigas tradições dos povos
semitas que habitavam o Oriente Médio, consolidando assim uma série de relatos de
natureza extraordinária.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
F – F – V.
V – F – F.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:41:38 4/4
X V – F – V.
F – V – V.
F – V – F.
[361724_2609
77]
Questão
008
De acordo com o excerto em tela acima, analise as afirmativas a seguir, e marque V
para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A tradição religiosa não é um elemento estéril
( ) As tradições religiosas não constituem-se como um conteúdo cultural, histórico e
social relevante.
( ) A experiência da espiritualidade assume uma dimensão materiale objetiva, fazendo
com que a pessoa mobilize conhecimentos para ‘se compreender’ em um ambiente
natural.
A sequência, de cima para baixo, está correta em:
X V-F-F
F-V-F
V-F-V
V-F-F
F-V–V
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:42:27 1/5
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 4 (26701)
Atividade finalizada em 16/11/2023 19:19:13 (1269301 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 2]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 7 questões corretas, obtendo um total de 1,59 pontos como nota
[361724_1843
99]
Questão
001
As concepções das tradições religiosas a respeito da existência da(s) divindade(s)
precisam ser observadas como parte de uma construção dos referenciais teológicos
destas doutrinas, que se consolidam historicamente nas sociedades.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que:
X
o monoteísmo comum às religiões abraâmicas atribui a um único Deus a força criadora
do universo.
a cosmogonia nórdica apresenta elementos que permitem avaliar esta doutrina como
de inspiração monoteísta.
o judaísmo sustenta a centralidade da revelação divina a partir dos Livros Proféticos
que constituem o Antigo Testamento.
a capacidade criadora dos deuses na tradição religiosa das doutrinas abraâmicas
enfatiza o animismo como parte de uma experiência religiosa.
a doutrina islâmica enfatiza que a revelação divina encerra-se em Jesus Cristo, que
teria sido o último dos profetas.
[361725_1844
02]
Questão
002
A cosmogonia nórdica é particularmente relevante para o estudo das tradições
religiosas, à medida que permite consolidar abordagens que destacam a relação entre
o sobrenatural e a realidade humana, que se media a partir do discurso religioso e das
tradições históricas.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Esta cosmogonia possui uma inspiração politeísta, e pauta relações entre deuses
que são análogas às relações humanas.
( ) A dimensão monoteísta desta cosmogonia atribui a Odin a força criadora de todo o
universo e da ordem natural.
( ) De acordo com esta tradição, a divindade se manifesta aos homens por meio de
figuras mitológicas semelhantes a anjos.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
F – F – V.
F – V – V.
X V – F – F.
V – F – V.
F – V – F.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:42:27 2/5
[361725_1844
01]
Questão
003
A ‘revelação divina’ deve ser compreendida a partir dos impactos do discurso religioso
sobre a realidade humana; assim, o pesquisador poderá compreender de que modo
estas tradições atribuem conceitos e características distintas à(s) divindade(s).
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – Nas religiões animistas, a revelação divina ocorre a partir da crença em uma
‘essência’ de divindade que está contida em um único ser.
II – A importância da revelação nas religiões monoteístas se estabelece a partir de
forças criadoras que emanam de diferentes seres e agentes.
III – As crenças politeístas destacam a revelação particular que se estabelece a partir
de cada divindade em seu contato com os seres humanos.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
X III, apenas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:42:27 3/5
[361724_2609
80]
Questão
004
Observe a imagem abaixo:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmogonia
Considerando a imagem acima, analise as afirmativas a seguir, e marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Entidades como deuses, orixás, energias, seres divinizados, entre outros, compõem
as cosmogonias religiosas a partir de tradições ancestrais que referem a existência de
uma força criadora que pode estar contida em todas as coisas criadas (dimensão
animista),
( ) Entidades como deuses, orixás, energias, seres divinizados, entre outros, compõem
as cosmogonias religiosas a partir de tradições ancestrais que referem a existência de
uma força criadora que pode estar contida em divindades múltiplas (monoteísmo)
( ) Entidades como deuses, orixás, energias, seres divinizados, entre outros, compõem
as cosmogonias religiosas a partir de tradições ancestrais que referem a existência de
uma força criadora que pode estar contida em um único ser supremo (monergismo)
( ) Entidades como deuses, orixás, energias, seres divinizados, entre outros, compõem
as cosmogonias religiosas a partir de tradições ancestrais que referem a existência de
uma força criadora que pode estar contida em um único ser supremo (monoteísmo)
A sequência, de cima para baixo, está correta em:
V-F-V-F
F-F-V-V
F-V-F-V
X V-V-V-F
V-F-F-V
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:42:27 4/5
[361724_1844
00]
Questão
005
As expressões do Cristianismo e suas vertentes podem ser observadas também a
partir das características da divindade, a fim de perceber o modo pelo qual esta
divindade relaciona-se com os seres humanos.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – A concepção trinitária das religiões cristãs não exclui a crença na existência de um
Deus único que se revela aos homens por meio de sua obra criadora.
II – A doutrina do arianismo consolidou, no âmbito das religiões cristãs, a crença em
um Deus único (uma única pessoa) que se materializa na figura de Jesus Cristo.
III – A existência imaterial de Jesus Cristo é observada pelos cristãos como sinal de
uma ligação única entre o Filho e o Pai, como parte de uma revelação particular.
É correto o que se afirma em:
X I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
[361724_2609
79]
Questão
006
Leia o trecho a seguir:
- O senhor acredita em Deus? – pergunta Torres.
- Por que, o sacerdócio requer sempre um Deus?
- É evidente, caso contrário seria um dever da profissão; no sacerdócio a prática do
bem reverte a Deus (CASTRO, 1992, p. 63)
Fonte: CASTRO, Régis. Croma – Caminho de Vida. 19. Ed. Campinas: Raboni, 1992
Este é um pequeno excerto do romance Croma – Caminho de Vida, de Régis Castro.
Neste livro, o protagonista Fernando Torres é um jovem seminarista católico que está
sendo confrontado, pelo convite de um psicanalista, a uma experiência amorosa em
uma viagem de navio, colocando à prova a sua vocação sacerdotal para revelar o seu
verdadeiro ‘caminho de vida’.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. O sentimento religioso se articula, portanto, a partir de uma busca subjetiva e
consciente por entidades, seres ou dimensões consideradas elevadas
II. As instituições religiosas se originam e se desenvolvem, portanto, a partir desta
orientação contemporânea e moderna do ser humano na direção do sobrenatural
III. A experiência religiosa, de certo modo, procura apresentar este ‘caminho de vida’
ao indivíduo, de um modo abrangente.
É correto afirmar apenas o que se diz em:
X I e III
III
I
I e II
I, II e III
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:42:27 5/5
[361726_1844
03]
Questão
007
Os cultos afro-brasileiros e tradições religiosas de matriz africana consolidam
dimensões especificas do relacionamento entre deuses e homens, desenvolvendo
assim um conteúdo sobre a revelação divina que é interpretado por diferentes
correntes doutrinárias.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A revelação divina na Umbanda se estabelece, especialmente, a partir dos orixás,
que são divindades maiores que se relacionam com os seres humanos.
( ) A Umbanda deriva diretamente do Espiritisimo kardecista; consequentemente,a
crença umbandista assume uma trajetória monoteísta que atribui a criação do universo
a Deus.
( ) As doutrinas de matriz africana enfatizam a importância de diferentes entidades
(exus, caboclos etc.) como seres sobrenaturais que atraem graças divinas aos seres
humanos.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
F – V – F.
F – F – V.
V – F – F.
X V – F – V.
F – V – V.
[361724_2609
81]
Questão
008
A compreensão das cosmogonias da Antiguidade apresenta a importância dos
relacionamentos entre seres sobrenaturais para a constituição das diferentes tradições
religiosas.
Considerando o texto acima, marque a opção que apresente um exemplo de
cosmogonia da antiguidade.
Todas as alternativas acima.
Mitologia tradicional.
Mitologia historiográfica.
X Mitologia dos gregos.
Teologia da libertação.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:03 1/4
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 6 (26702)
Atividade finalizada em 16/11/2023 18:50:48 (1269302 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 3]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 8 questões corretas, obtendo um total de 1,82 pontos como nota
[361725_1844
06]
Questão
001
As religiões abraâmicas apresentam pontos comuns para a elucidação de suas
origens, consolidando assim um referencial de estudo que permite avaliar a
importância destas religiões nos últimos milênios, com impactos e repercussões
importantes também no tempo presente.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – O Islamismo corresponde à religião de surgimento mais recente entre as principais
doutrinas geradas a partir do tronco abraâmico.
II – A convergência histórica sobre a figura de Abraão como o ‘patriarca’ do povo
hebreu consolidou o surgimento do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo.
III – A doutrina cristã enfatiza que a revelação divina encerrou-se em João Batista, que
é considerado como o último dos profetas bíblicos.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
X I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
[361724_2609
84]
Questão
002
“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia;
havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.
Bíblia. Gênesis 1:1,2
Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/ara/gn/1
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia babilônica
II. O texto bíblico se refere a uma cosmogonia judaica.
III. O texto se refere a uma cosmogonia nórdica.
É correto afirmar apenas o que se diz em:
III
I e II
I, II e III
I e III
X II
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:03 2/4
[361726_1844
08]
Questão
003
Entre as referências culturais da civilização greco-romana, é possível observar
articulações entre narrativas mitológicas e elementos religiosos que configuram uma
relação de continuidade histórica, que deve ser apreendia para uma compreensão
mais efetiva das tradições religiosas da Antiguidade.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os romanos enfatizam a sua origem histórica e religiosa a partir dos antigos
troianos, dos quais descenderiam, gerando a linhagem deuses que compunham o
panteão cultuado em Roma.
( ) O relato de Prometeu pertence ao panteão romano, destacando a origem deste
povo como parte de uma sociedade ‘escolhida’ pelos deuses.
( ) O panteão grego apresenta um embate importante entre os titãs e os deuses, em
meio a relatos de criação que apresentam personagens como Cronos e Zeus.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
V – F – F.
F – V – F.
F – F – V.
F – V – V.
X V – F – V.
[361724_2609
82]
Questão
004
O conflito entre caos e ordem, e entre conhecimento e barbárie, é sistematicamente
proposto na cosmogonia _________, para enfatizar a importância dos deuses como
elementos ___________ do universo. O embate entre deuses e titãs encontra na
narrativa de ______ um ponto-chave para avaliar a importância do conhecimento como
fonte de emancipação do indivíduo em relação ao poder absoluto e aparentemente
incontestável dos deuses.
Marque a alternativa que apresente os termos que preencham corretamente as
lacunas no texto.
Judaica - ordenadores - Abraão
grega - ordenadores - Ptolomeu
hebraica - ordenadores - Prometeu
X grega - ordenadores - Prometeu
grega - ordenadores - Sócrates
[361724_2609
83]
Questão
005
O processo de constituição das tradições religiosas obedece a uma série de pontos
comuns que convergem à necessidade de elucidação de aspectos considerados
essenciais à vida humana: a análise do universo na perspectiva religiosa responde,
portanto, a questões do tipo ‘De onde viemos?
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ordem desenvolvida pelas divindades tem por finalidade transformar o caos em um
lugar de criação.
PORQUE
II. É nisto que consiste a cosmogonia, levando o caos onde havia segurança e paz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
X A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:03 3/4
[361724_1844
05]
Questão
006
Os relatos de criação apresentam convergências e divergências que permitem
estabelecer análises comparativas relevantes entre as diferentes tradições religiosas.
Neste sentido, a experiência religiosa se alimenta destes relatos para fortalecer
cosmovisões e interpretações objetivas da realidade material.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – As narrativas de destruição e recomeço da humanidade são recorrentes nas
tradições religiosas, como se observa, por exemplo, nos relatos diluvianos.
II – O mito de Atlântida demonstra o processo de destruição da humanidade por meio
de eventos catastróficos, especialmente pelo fogo, paralelamente à narrativa bíblica de
Sodoma e Gomorra.
III – A epopeia de Gilgamesh destaca uma aproximação importante com a narrativa da
Arca de Noé, enfatizando as relações existentes nas narrativas semíticas.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
X I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
[361725_1844
07]
Questão
007
As tradições religiosas orientais devem ser captadas para viabilizar uma interpretação
objetiva das origens das experiências espirituais e da formação dos nexos sociais e
culturais que unem estes povos. Deste modo, torna-se possível compreender a
existência de diferentes credos que possuem sua relevância histórica.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) como o Hinduísmo e a Seicho-No-Ie
desenvolveram a partir do século XX uma articulação entre credos de origens distintas.
( ) O xintoísmo apresenta uma centralidade em antigas tradições que apresentam a
origem sagrada dos habitantes do Japão, especialmente de seus imperadores.
( ) O relato de P’an-ku demonstra uma cosmogonia comum aos povos chineses, que
enfatizam a dualidade entre forças (Yin e Yang) no universo.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
X F – V – V.
F – F – V.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – F.
[361724_184404]
Questão
008
As tradições religiosas condicionam origens e características distintas, que devem ser
observadas como parte de um esforço teológico e historiográfico que permite avaliar
as diferentes dinâmicas de desenvolvimento das civilizações.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que a cosmogonia nórdica apresenta seus relatos de origem a partir:
do surgimento do deus Odin, a partir do qual foram criados os demais deuses que
compõem o panteão nórdico.
do processo de criação dos seres humanos antes ainda do surgimento da natureza, a
partir da ação dos gigantes Ask e Embla.
Da destruição do ‘universo anterior’ em um evento extraordinário conhecido como
Ragnarok.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:03 4/4
X
da relação entre a vaca Audhumla e o gigante Ymir, dos quais derivam os deuses e
demais elementos da criação.
do processo de desenvolvimento das runas, que eram elementos simbólicos que
continham todo o conhecimento sobre a natureza.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:28 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 8 (26703)
Atividade finalizada em 17/11/2023 11:11:30 (1399157 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,67 pontos
[capítulos - 4]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 7 questões corretas, obtendo um total de 1,46 pontos como nota
[361724_2609
87]
Questão
001
A Psicologia destaca uma série de reflexões e abordagens a respeito do fenômeno
religioso. Este debate é desenvolvido desde os primórdios da organização desta
competência científica, e menciona desde os conceitos de ‘neurose culposa’ até a
discussão da espiritualidade como fonte de ‘sentido de vida’.
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir, e marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Quem desenvolveu sobre o conceito de neurose culposa foi Sigmund Freud
( ) Mircea Eliade propõe o debate sobre a espiritualidade como sendo o sentido da
vida.
( ) Sigmund Freud e Jacques Lacan não tinham interesse nos temas relacionados à
experiência religiosa.
( ) Foi Jacques Lacan que apresentou a discussão sobre a espiritualidade como fonte
de sentido da vida.
A sequência, de cima para baixo, está correta em:
X V-F-F-V
V-F-V-F
F-F-F-V
F-V-F–F
V-V-F-F
[361725_1844
12]
Questão
002
A discussão proposta pela Psicologia a respeito da temática da religião como fonte de
um ‘sentido de vida’ pode ser observada como parte de uma abordagem a respeito da
experiência religiosa e seus efeitos sociais, políticos e culturais.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – Jacques Lacan enfatiza o conceito de ‘triunfo da religião’ para enfatizar a
importância da experiência religiosa como elemento capaz de orientar a vida do
indivíduo.
II – O conceito de ‘autotranscendência’ demonstra uma condição psicológica que faz
com que a pessoa se entenda como uma encarnação da própria divindade.
III – As abordagens de Jacques Lacan demonstram que a religião é capaz de trazer
um significado à existência, consolidando uma relação que se coloca no âmbito da
comunidade.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
X I e III, apenas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:28 2/3
[361724_1844
10]
Questão
003
As discussões relativas às ‘verdades de fé’ em torno de diferentes religiões podem ser
utilizadas para propor uma síntese a respeito destas tradições, que repercutem na
dinâmica formativa das civilizações.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – O Cristianismo professa a crença na ressurreição e na salvação obtida por meio da
fé em Jesus Cristo, completando a mensagem transmitida desde o povo hebreu.
II – Dentre as verdades da fé comuns à doutrina judaica, incluem-se a crença na
verdade divina revelada pelos Textos Proféticos, que são os mais importantes da
Bíblia hebraica.
III – A doutrina comum à civilização greco-romana enfatiza a crença nos deuses e na
salvação da alma, que encontraria na região conhecida como Hades um local
semelhante ao Paraíso cristão.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
X I, apenas.
[361725_1844
14]
Questão
004
As ‘verdades da fé’ na doutrina islâmica orientam as formas de comportamento de uma
parcela relevante da humanidade, a partir de um recorte teológico que define a
relevância desta doutrina em uma perspectiva histórica.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Por meio da zakat, entende-se que o indivíduo deve cumprir a obrigação de ir a
Meca ao menos por uma vez em sua vida.
( ) A centralidade desta doutrina diz respeito à crença no único Deus (Alá) e em
Maomé, seu Profeta.
( ) A zakat é considerada como um dos pilares da fé para o Islamismo, sendo
considerada um exercício de caridade para a comunidade.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
X F – V – V.
F – V – F.
V – F – V.
V – F – F.
F – F – V.
[361724_2609
85]
Questão
005
De acordo com Jacques Lacan (1901 – 1981), a experiência religiosa produz uma
orientação para o indivíduo, referenciando suas atitudes e comportamentos na
sociedade a partir de seu senso de espiritualidade.
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao refletir sobre a experiência religiosa, é imprescindível observar de que modo ela
se transmuta e se consolida em meio a um conjunto de relações sociais e instituições.
PORQUE
II. As relações sociais e instituições observam as referências culturais e sociais da
religião como referência
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:43:28 3/3
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
X As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
[361724_1844
09]
Questão
006
A Psicologia apresenta interpretações relevantes a respeito da espiritualidade,
enfatizando uma noção de ‘sentido de vida’ que se revela a partir das relações
individuais que se constroem na sociedade.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que o autor que enfatiza categoricamente o contexto de ‘sentido de vida’
para a experiência religiosa é:
Carl Gustav Jung (1875 – 1961).
X Jacques Lacan (1901 – 1981).
John M. Keynes (1883 – 1946).
Sigmund Freud (1856 – 1939).
B. F. Skinner (1904 – 1990).
[361724_2609
86]
Questão
007
Torna-se importante compreender a espiritualidade como parte de um contexto que
orienta posicionamentos individuais e coletivos na busca pelo sobrenatural. Esta
busca, naturalmente, repercute no tecido social e nas referências culturais de diversos
povos, ao descortinar uma série de aparatos institucionais, culturais e jurídicos que
estão embasados nas referências históricas e religiosas destes povos.
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta:
o campo jurídico não recebe nenhuma influência das referências religiosas.
Não há nenhuma relação e influência da religião nos contextos histórico-sociais dos
povos.
X A religião deve ser sempre considerada o ópio do povo, como afirmava Karl Marx.
Nenhuma das alternativas estão corretas
Religião e cultura não se misturam
[361726_1844
16]
Questão
008
As ‘verdades de fé’ ligadasà religião judaica podem ser observadas a partir de sua
influência em relação às demais religiões abraâmicas, determinando a importância
destes elementos teológicos para a construção das civilizações ocidentais.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) Esta doutrina enfatiza a figura de Moisés como a figura patriarcal do povo hebreu, o
qual teria recebido a revelação divina (a Torá no Monte Sinai.
( ) Um dos referenciais desta religião é a crença na vinda futura do Messias, o qual irá
restaurar a unidade dos israelitas.
( ) A doutrina judaica possui uma dimensão trinitária, ao enfatizar a importância de um
único Deus como uma força criadora do universo e da natureza.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
V – F – V.
F – F – V.
V – F – F.
X F – V – F.
F – V – V.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:06:36 1/4
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 9 (26704)
Atividade finalizada em 19/11/2023 19:05:12 (1269303 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 5]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 5 questões corretas, obtendo um total de 1,14 pontos como nota
[361724_2609
88]
Questão
001
Observe a imagem abaixo:
Fonte: https://portal-dos-mitos.blogspot.com/2019/10/ask-embla.html
A cosmogonia nórdica, acredita na ideia da criação como uma inspiração dos deuses.
Os primeiros seres criados pelos deuses surgiram a partir de troncos e árvores, e a
partir destes seres, a vida se espalha pela terra.
Considerando imagem acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os nomes desses primeiros seres criados, de acordo com a cosmogonia nórdica
foram Ask e Embla
PORQUE
II- YAHWEH queria associá-los diretamente ao pó da terra.
É correto apenas o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
X As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
[361724_2609
91]
Questão
002
A cosmogonia cristã destaca o Apocalipse como uma etapa de eventos catastróficos
que apontam para a perseguição dos justos e a perda de fé por parte da maioria da
humanidade, como parte de uma preparação para o retorno de Cristo e julgamento dos
pecados de todos os seres humanos.
Com base nesta informação, marque a opção que apresente o verso bíblico que tenha
relação de coesão e coerência com o advento apocalíptico cristão.
“e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes
e ilhas foram movidos do seu lugar”.
Apocalipse 6:14
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:06:36 2/4
Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o
fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios. II Pedro 3.7
“Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a
terra e destruir os seus pecadores”. Isaías 13.9
X
“O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande
estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será
desnudada” II Pedro. 3.10
Todas as afirmativas estão corretas
[361724_1844
19]
Questão
003
As narrativas que relacionam o surgimento da vida humana na cosmogonia grega
fazem parte de uma série de conhecimentos relevantes que organizaram a estrutura
social desta civilização na Antiguidade.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – A narrativa de Prometeu destaca a importância do conhecimento como elemento de
emancipação e autonomia dos seres humanos em relação aos deuses.
II – Os relatos associados ao panteão grego demonstram a importância de Pandora
como um ser capaz de trazer benefícios dos deuses à humanidade.
III – A cosmogonia grega apresenta relatos que associam fatos extraordinários e seres
fabulosos em narrações que se transmitiram, inclusive, por suporte escrito.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
X I e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
[361724_2609
90]
Questão
004
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A
trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o
corpo mortal se revista da imortalidade” Bíblia 1 Coríntios 15:52,53
Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/ara/1co/15
Diante do texto bíblico citado acima, é correto afirmar que:
O texto defende a ideia da reencarnação.
O corpo que será ressuscitado, segundo o texto, será o mesmo enquanto a pessoa
estava em vida.
Todas as alternativas estão corretas.
Não há nenhuma afirmação de vida após a morte na fé cristã
X
Quem convive e desfruta da presença de Deus, terá a restauração em sua dimensão
física em um corpo glorificado após o Juízo Final.
[361724_1844
18]
Questão
005
As questões relativas à vida e à morte nas tradições religiosas fazem parte de um
conjunto de saberes que se transmite intertemporalmente, por meio de textos e relatos
orais que consolidam elementos doutrinários relevantes
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que a crença que enfatiza o processo de renovação da vida humana em
ciclos sucessivos é denominada como:
ressurreição.
animismo.
sublimação.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:06:36 3/4
revitalização.
X reencarnação.
[361726_1844
28]
Questão
006
As tradições do zoroastrismo demonstram a importância dos eventos relativos à vida e
à morte para o estabelecimento de importantes correntes religiosas e formas de culto
que abrangiam porções importantes do Oriente Médio e da Ásia.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A narrativa da Ponte Cinvat apresenta a importância de um ciclo de retorno das
pessoas à vida e seu julgamento por atos realizados.
( ) Os relatos do fim destacam, nesta cosmogonia, a submissão de Ahura Mazda a
Ahriman, como parte de um processo de vitória do Bem sobre o Mal.
( ) Esta narrativa destaca que a fidelidade das pessoas a Ahura Mazda trará a
salvação destes indivíduos após a morte, em um contexto de purificação.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
F – V – V.
V – F – F.
F – V – F.
X V – F – V.
F – F – V.
[361724_2609
89]
Questão
007
As dimensões da vida e a morte inquietam os indivíduos desde o início das
civilizações: efetivamente, a elaboração de ritos funerários, o registro de ações e fatos
de natureza comum ou extraordinária, e a descrição oral de eventos ancestrais,
constituem-se como exemplos relevantes de uma série de tradições religiosas que
estabelecendo diacronicamente.
Considerando o texto acima, a respeito dos três motivos iniciais, avalie as afirmações a
seguir:
I. As tradições religiosas procuram estabelecer uma relação entre passado, presente e
futuro
II. As tradições religiosas têm construído, de maneira sistematizada, atividades
litúrgicas sobre as dimensões da vida e da morte.
III. As tradições religiosas destacam a relação entre a imanência humana com a
transcendência da (s) divindade(s).
É correto afirmar apenas o que se diz em:
X I, II e III
II e III
I e II
I e III
I
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:06:36 4/4
[361725_1844
25]
Questão
008
A cosmogonia cristã codifica elementos e narrativas que apresentam a importânciados
eventos de vida e morte como processos que se apresentam desde a Antiguidade
como elementos organizadores das relações sociais.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A cosmogonia cristã descarta os saberes contidos no judaísmo, e na Torá, para
compreender a existência humana como reflexo da vontade divina.
( ) Os relatos do Apocalipse apresentam, por meio de uma linguagem fabulosa, um
conjunto de eventos que destacam a perseguição aos cristãos em épocas de
tribulação.
( ) Os relatos dos povos semitas e dos judeus contemporâneos enfatizam a
importância dos eventos descritos no Apocalipse como sinais da vinda futura do
Messias.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
V – F – F.
F – F – V.
F – V – F.
X V – F – V.
F – V – V.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:06 1/4
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 11 (26705)
Atividade finalizada em 19/11/2023 18:58:45 (1269304 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 8 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 6]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 6 questões corretas, obtendo um total de 1,36 pontos como nota
[361724_2609
95]
Questão
001
(ENADE - 2018 - ADAPTADO) Nosso Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia; é
Jesus e é Oxalá. A lavagem da escadaria da igreja, ao mesmo tempo rito católico e
africano, é realizada no início do Ano Novo e simboliza renovação e esperança.
LANDES, R. A Cidade das mulheres. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002 (adaptado).
Considerando a experiência sincrética da festa Lavagem do Bonfim e a importância do
respeito ao outro e às crenças, avalie as afirmações a seguir.
I. O respeito ao espaço de cada religião é o principal desafio do pluralismo religioso,
dada a diversidade religiosa presente na cultura brasileira, seja por meio das diferentes
etnias que coexistem historicamente, seja pela chegada de novas religiões.
II. O ambiente cultural festivo estimula a fé dos participantes e os une em torno de algo
que é comum a todos e todas, favorecendo a integração entre os peregrinos de
distintas religiões e permitindo que ênfases específicas tenham espaço e significados
próprios.
III. A festa do Senhor do Bonfim, tradição essencialmente católica, mostra a força do
catolicismo no Brasil, religião que se plasmou na vida social da população brasileira e
que dialoga com a cultura e com a arte do país.
É correto o que se afirma em:
I, II e II
I e II, apenas.
I, apenas
III, apenas.
X II e III, apenas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:06 2/4
[361724_2609
94]
Questão
002
(ENADE - 2015 - ADAPTADO) A globalização provoca o fenômeno do sincretismo, do
relativismo e do nivelamento religioso, com sérias consequências teológicas. A
globalização, como definimos, não é simplesmente o fluxo da cultura dominante e
massificante, mas também o circular de todo exotismo cultural possível. E as
diferentes religiões lançam no circuito da internet suas expressões religiosas,
frequentemente como unidades soltas, descoladas do sistema religioso maior. Cada
um capta-as como quer.
LIBANIO, J. B. Globalização e o impacto sobre a fé. Disponível em: <www.celam.org>.
Acesso em: 4 ago. 2015 (adaptado).
Considerando as consequências da globalização para as tradições religiosas,
conforme apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
1. A globalização permite que se pense a fé como unidade de crenças; por meio da
internet, a religião alcança um maior número de crentes, o que favorece uma
vinculação eclesial única e nivelada, com dimensões objetivas.
II. A presença simultânea de muitas tradições religiosas na internet implica a
relativização das verdades de fé, e, sendo todas as expressões religiosas igualmente
verdadeiras em si, cabe a cada um escolher a que melhor responde às suas
indagações.
III. A fé cristã é contrária às consequências negativas da globalização, que permitem
aos novos sincretismos religiosos ameaçar as tradições.
IV. No contexto atual da globalização, as religiões disponibilizam na internet
fragmentos de sua doutrina, o que favorece uma apropriação pessoal, que pode ser
caracterizada como sincretismo.
É correto apenas o que se afirma em:
II
I e IV
I e II
II, III e IV
X II e IV
[361725_1844
39]
Questão
003
As tradições religiosas da Antiguidade também apresentam processos de convívio
entre cosmogonias e culturas que podem ser estudadas para a compreensão da
estrutura contemporânea do campo religioso.
A partir da contextualização apresentada pelo texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A cosmogonia cristã é pontuada por uma ortodoxia absoluta em relação a seu
processo de construção histórica, motivo este que gerou as perseguições observadas
na Antiguidade.
( ) A tradição cristã pode ser compreendida como um processo sincretista,
especialmente em relação à assimilação de comemorações comuns ao mundo greco-
romano.
( ) A doutrina judaica rejeita o sincretismo e apresenta originalidade em relação aos
processos de purificação pessoal após a morte, gerando conceitos como o do Juízo
Final.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
V – F – F.
V – F – V.
F – F – V.
F – V – V.
X F – V – F.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:06 3/4
[361725_1844
34]
Questão
004
As vertentes do catolicismo popular demonstram a existência de ramificações
importantes do culto católico na realidade brasileira; deste modo, é fundamental
perceber de que modo estas expressões condicionam a tradição religiosa neste país.
Neste sentido, a partir dos conceitos mencionados, avalie as afirmações a seguir:
I – A santería é uma prática brasileira que enfatiza a devoção aos santos como forma
de contato com a divindade.
II – A Igreja oficialmente endossa e reconhece os ‘santos populares’, à medida que os
mesmos representam uma mensagem de salvação.
III – A Igreja Católica Brasileira se organizou institucionalmente a partir de uma fusão
das tradições romanas com ritos vernaculares.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
X II e III, apenas.
[361724_2609
92]
Questão
005
O pesquisador do fenômeno religioso deverá observar que a permanência do
sincretismo no campo religioso consiste, na verdade, em uma espécie de ‘resposta’ a
um conjunto de necessidades humanas que se estabelecem na direção da vivência da
espiritualidade e do alívio do sofrimento psíquico.
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta.
Sincretismo consiste em um mal para a experiência religiosa, visto que descaracteriza
as matrizes religiosas em sua essência.
O sincretismo é o processo de construção de novas cosmogonias e doutrinas a partir
da vivência de pontos comuns a diferentes expressões religiosas.
X Sincretismo é a simples fusão de experiências de fé diferentes.
Sincretismo só ocorre com religiões de matrizes africanas.
O sincretismo é visto como um câncer pelos pesquisadores do fenômeno religioso
[361724_1844
30]
Questão
006
O sincretismo religioso deve ser compreendido a partir de seu conceito básico, a fim
de recordar de que modo as tradições religiosas concebem a importância do sagrado
na vida humana.
Assim sendo, de acordo com o conteúdo destacado pelo texto-base, é correto
mencionar que este conceito destaca:
a crença dos indivíduos na reencarnação como chave interpretativa para a existência
humana e as relações sociais.
X
o processo de assimilação de diferentes costumes e tradições religiosas para a criação
de experiências distintas de espiritualidade.
uma série de correntes religiosas que surgiram a partir do século XX, integrando
saberese tradições do Ocidente e do Oriente.
um contexto no qual a ortodoxia religiosa e a doutrina das instituições é fortalecida a
fim de evitar o surgimento de novas correntes espirituais.
o conhecimento religioso que se estabelece a partir da crença na presença divina em
todas as coisas criadas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:06 4/4
[361724_1844
32]
Questão
007
As tradições religiosas latino-americanas consolidam formas importantes de
sincretismo que se manifestam em diferentes expressões e experiências de
espiritualidade, cuja ressonância abrange a formação de credos e culturas específicas
a partir deste processo de convivência cultural.
Desta forma, a partir das colocações do texto-base, analise as seguintes afirmações:
I – A Umbanda pode ser considerada como uma tradição religiosa que se desenvolve
a partir desta dinâmica de convívio entre diferentes cosmovisões.
II – O Vodu haitiano contraria a lógica do sincretismo, uma vez que se trata de uma
religião puramente local que se inspira em tradições ancestrais dos povos
mesoamericanos.
III – A santería mexicana enfatiza o culto aos santos, uma vez que o culto aos
ancestrais é considerado como uma afronta à necessidade de ‘repouso’ da alma após
a morte.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
X I, apenas.
[361726_1844
37]
Questão
008
Os Novos Movimentos Religiosos (NMRs) articulam tradições religiosas antigas e
modernas, a fim de responder a inquietações e questionamentos da sociedade
contemporânea a respeito da experiência da espiritualidade e sua vivência coletiva.
Deste modo, ao considerar as colocações do texto-base, analise as afirmações a
seguir, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O Protestantismo pode ser considerado um NMR, uma vez que surge como uma
ramificação do cristianismo no século XVI.
( ) Há uma presença relevante de NMRs de matriz oriental no Ocidente, como por
exemplo, a Igreja Messiânica e a Seicho-No-Ie.
( ) O campo religioso brasileiro viabilizou o surgimento de NMRs com natureza
sincretista, como por exemplo, a Legião da Boa Vontade (LBV).
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
V – F – V.
F – F – V.
F – V – F.
X F – V – V.
V – F – F.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:29 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 13 (25780)
Atividade finalizada em 19/11/2023 18:55:04 (1269305 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 1]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 5 questões corretas, obtendo um total de 3,03 pontos como nota
[361430_1797
42]
Questão
001
O fenômeno religioso possui uma dimensão cultural que “condiciona a maneira como
as pessoas enxergam a realidade” (BRAGA JUNIOR, 2016, p. 36). E a interpretação
da realidade depende dos olhos de quem vê. “As lentes através das quais uma nação
olha a vida não são as mesmas que uma outra [nação] usa; É difícil ser consciente
com os olhos através dos quais olhamos”. Assim, necessitamos de novas lentes para
olhar para o diferente, para compreender o que os outros(as) experimentam. Esta
última citação é de autoria de:
Croatto.
X Benedict.
Oliva.
Laraia.
Eliade.
[361430_1797
41]
Questão
002
A manifestação do sagrado em objetos comuns, que se transignificam na manifestação
do sobrenatural, é transmitida pela cultura. A cultura deve ser entendida como:
Um padrão de __________ transmitido historicamente, incorporado em__________,
um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das
quais as pessoas comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas
atividades em relação à _________ (adaptado de GEERTZ, [2002], p. 103).
Preencha as lacunas com as palavras em sequência abaixo:
sintonia, símbolos, morte.
significados, signos, vida.
significados, signos, vida.
X significados, símbolos, vida.
sinergia, símbolos, morte.
[361432_1792
78]
Questão
003
As experiências do cotidiano refletem de forma figurada o mito, que retornam para
reestruturar a realidade social.
A partir dessa afirmativa, pode-se dizer que o mito é
o conto de uma argumentação que acontece no fim último e que dá origem ao profano
e ao sagrado, narrando uma ‘destruição pagã, ‘entes imanentes, e são a razão de
sermos o que somos hoje.
a narração de uma história que acontece no princípio e que dá origem ao sagrado,
narrando uma ‘criação’, ‘entes sobrenaturais’, e são a razão de sermos o que somos
hoje.
a dissertação de uma história que acontece no fim último e que dá origem ao sagrado,
narrando uma ‘criação’, ‘entes sobrenaturais’, e são a razão de sermos o que somos
hoje.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:29 2/3
X
o conto de uma história que acontece no início e no fim último e que dá origem ao
profano, narrando uma ‘criação’, ‘entes imanentes, e são a razão de sermos o que
somos hoje.
o conto de uma história que acontece no fim último e que dá origem ao profano,
narrando uma ‘criação’, ‘entes sobrenaturais’, e são a razão de sermos o que somos
hoje.
[361430_1792
72]
Questão
004
Ao se estudar o fenômeno religioso, uma das primeiras observações a se fazer é
posicionar-se, também, como um estudante e evitar cometer erros, como:
perceber a religião como várias possibilidades.
X enxergar a religião como uma única verdade.
perceber o mundo de forma comunitária.
considerar os grupos étnicos ou nacionalidades como iguais.
aceitar a religião como um sistema de crenças.
[361430_1792
73]
Questão
005
A linguagem é o discurso da cultura com seus símbolos estruturados pela religião.
Assim, é possível definir a linguagem sendo um conjunto de:
símbolos, gestos, imagens e ações que permitem às pessoas se comunicarem entre
si.
símbolos, imagens, ações, mas não gestos que permitem às pessoas se comunicarem
consigo mesmas.
símbolos, gestos, imagens e ações que permitem às pessoas se defrontarem entre si.
símbolos, gestos, imagens e ações que permitem às pessoas se comunicarem com o
além.
X
símbolos, gestos, ações, mas não imagens que permitem às pessoas se comunicarem
entre si.
[361430_1797
38]
Questão
006
O discurso pode se manifestar em forma de textos falados, escritos ou audiovisuais e
traz consigo traços de quem o redigiu, sofrendo influências do contexto (conhecimento
de mundo e experiências) de quem o lê. O texto comunica e o contexto interage,
produzindo um mundo de sentidos. Todo texto possui uma intenção que é a sua
função social de comunicar algo e, do ponto de vista do fenômeno religioso, a
linguagem tem seu estado mais profundo na comunicação do:
Elementos linguísticos.
Interação.
X Objeto simbólico.
Texto e contexto.
Elementos extralinguísticos.
[361430_1797
36]
Questão
007
O fenômeno religioso pode ser definido como:
As Ciências das Religiões.
Elementos e pressupostos teológicos.
Símbolos
X
O estudo das religiões que influenciam profundamente as sociedades e a formação da
cultura dos agrupamentos humanos.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:29 3/3
Tudo aquilo que acontece apenas dentro dos espaços sagrados.
[361431_1792
75]
Questão
008
Outro aspecto importante para se conhecer é o signo. Apesar de estar contido na
linguagem e coincidir com o símbolo, esse deve ser entendido como algo explicado ou
previamente experimentado.
Com isso, pode-se afirmar que os signos
estão na realidade religiosa e podem migrar para a realidade profana e vice-versa.
encontram-se apenas na realidade religiosa e não podem migrar para a realidade
profana.
X existem apenas na realidade profana e não podem migrar para a realidade religiosa.
não estão nem na realidade profana, nem na realidade religiosa.
nascem na realidade profana e podem migrar paraa realidade religiosa e vice-versa.
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:56 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 15 (25781)
Atividade finalizada em 19/11/2023 18:51:47 (1269306 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 2]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 1 questões corretas, obtendo um total de 0,61 pontos como nota
[361430_1797
60]
Questão
001
O teórico que no século XIX crítica a religião no sentido de que ela ajuda a manter o
status quo (o sistema) e eterniza as desigualdades históricas, alienando as pessoas
por meio de uma anestesia dos problemas sociais e afastando o ser humano da sua
realidade social precária com a oferta de recompensas e alegrias com o porvir da
morte, criando uma passividade social, foi:
X Émile Durkheim (1858-1917).
Peter L. Berger (1929-2017).
Marcel Mauss (1872-1950).
Karl Marx (1818-1883).
Max Weber (1864-1920).
[361430_1797
44]
Questão
002
O estudo científico da religião, com a utilização de método e rigor epistemológico, é
recente. E, para analisar o campo religioso, é necessário observar:
Apenas o saber popular das experiências do cotidiano
Apenas as fontes Teológicas para se estudar as religiões.
As Ciências das Religiões possuem caráter interdisciplinar, pois não se relacionam
com outras disciplinas.
X As diversas fontes científicas que ajudam a construir as Ciências das Religiões.
Somente as fontes Sociológicas, Teológicas e Filosóficas.
[361430_1793
51]
Questão
003
É importante lembrar que as concepções religiosas necessitam ser analisadas.
Assim, é importante que a Ciência das Religiões tenha
atitude avessa ao sagrado para que possa experienciar o mundano.
caráter interdisciplinar, relacionando-se com outras disciplinas.
abordagem profana para que perceba a diferença entre este e o sagrado.
formação que não perpasse o tempo e o espaço, apenas limite-se no ser religioso
intrínseco em nós.
X aspecto monodisciplinar, isolando-se para melhor se conhecer.
[361430_1797
47]
Questão
004
Ao observarmos a Sociologia da Religião, aprendemos que ela é a ciência que estuda
os fenômenos religiosos, sua interdependência com os grupos sociais, assim como a
interação da religião com as esferas políticas, sociais, psicossociais, econômicas,
educacionais etc., e que tem por escopo analisar as distintas formas religiosas e o
aparecimento de novos movimentos sociais. Já a Filosofia da Religião é uma ciência
que:
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:56 2/3
X
Tem por objetivo compreender o fenômeno religioso, investigando suas origens e sua
natureza, não importando as influências no comportamento das pessoas e nas
sociedades.
Se molda forma racional, crítica, investigativa e argumentativa, sempre com caráter
confessional.
Não estuda o fenômeno religioso.
Estuda o importante papel do fenômeno religioso para compreender as influências da
religião no tecido social, ético e cultural.
Tem forte caráter especulativo e confessional.
[361430_1797
62]
Questão
005
A reflexão de Émile Durkheim (1858-1917) de que a religião é um fato social tem
implicações no campo religioso e significa dizer que:
A religião teria o objetivo de nos fazer pensar ou enriquecer nosso conhecimento.
X
A religião como fato social expõe suas funções substanciais: criar, reforçar e manter a
independência solidariedade social.
O objetivo da religião é nos fazer agir, nos ajudar a viver, questionando o status quo.
A religião nos traz uma imoralidade e desregulação para o convívio em sociedade
Tudo aquilo que é construído pela sociedade não é natural, mas produção humana.
[361431_1793
55]
Questão
006
Uma outra disciplina que estuda a religião é a Antropologia. Essa ciência nos traz um
novo olhar sob as religiões e as suas ausências.
Seu objetivo é estudar
a religião de forma prática e em sua diversidade cultural, levando à hierarquização e
ao julgamento.
X
a pessoa de forma holística e em sua diversidade esotérica, com o direito que o outro
tem de ser igual.
a pessoa de forma holística e em sua diversidade cultural, com o direito que o outro
tem de ser diferente.
a religião de forma holística e em sua diversidade cultural, com o direito que o outro
tem de ser diferente.
a religião de forma sistêmica e em sua unidade cultural, levando à hierarquização e ao
julgamento.
[361431_1793
57]
Questão
007
A abordagem antropológica não aceita parcelar o ser humano, ou seja, antes de
qualquer ação, procura relacionar campos de investigação, muitas vezes, separados.
Assinale a opção que descreve as cinco principais áreas antropológicas, sendo elas
antropologia
química; pré-histórica; linguística; psicológica e holística.
biológica; pré-histórica; linguística; afetiva e social.
X biológica; pré-histórica; lexical; psicológica e filosófica.
biológica; histórica; linguística; psicológica e jurídica.
biológica; pré-histórica; linguística; psicológica e cultural.
[361432_1793
64]
Questão
008
Marx critica a religião no sentido de que ela ajuda a manter o sistema e perpetuar
desigualdades históricas, alienando as pessoas por meio de uma anestesia dos
problemas sociais.
Assim, a maior crítica de pensadores como Marx é sobre
Pincel Atômico - 19/11/2023 19:12:56 3/3
Capitalismo.
X Antropocentrismo.
Anarquismo.
Humanismo.
Iluminismo.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:44:09 1/2
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 17 (25782)
Atividade finalizada em 17/11/2023 11:28:37 (1269307 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 3]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 3 questões corretas, obtendo um total de 1,82 pontos como nota
[361431_1797
78]
Questão
001
A mudança é algo essencial à dinâmica da sociedade, da cultura e da religião (BRAGA
JUNIOR, 2016), enfim, da pessoa humana; mas, quando o poder simbólico e o
discurso religioso são manipulados pela invenção de novas identidades por táticas
políticas e econômicas, devemos repensar esse poder. Relacione a coluna da
esquerda com a coluna da direita, encontrando as definições sobre poder e seus(uas)
respectivos(as) autores(as):
A sequência numérica que corresponde à relação entre os conceitos de poder e suas
teorias são, de cima para baixo:
2, 1, 3 e 4
1, 2, 3 e 4.
X 3, 2, 1 e 4.
4, 3, 2 e 1.
2, 3, 1 e 4.
[361431_1793
78]
Questão
002
Weber afirmou que, em sua sociedade, havia um desencantamento pelo religioso. Sua
premissa era que a modernidade acarretaria um declínio da religião.
Na prática, o fenômeno religioso
perdeu o significado e muitos se adaptaram a seitas e religiões ancestrais.
X se manteve dentro de um processo de adaptação.
aumentou o poder das igrejas politeístas, diminuindo a adaptação.
se manteve fora de controle e não foi possível uma adaptação.
dividiu a sociedade em várias ramificações religiosas, sem interação entre si.
[361432_1793
88]
Questão
003
Renomados autores trazem grandes contribuições para a Ciência das Religiões,
buscando Deus em funções diferenciadas na qual o masculino e o feminino retornam a
um fundamento antropológico.
Assim, percebe-se que os papéis do feminino e masculino
X
não são naturais, e sim comportamentais; tais funções são construções simbólicas
culturais.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:44:09 2/2
são transcendentais e comportamentais;tais funções são construções simbólicas
religiosas.
são naturais e comportamentais; tais funções são construções simbólicas culturais.
são indiferentes, independentemente de serem comportamentais; tais funções são
construções simbólicas políticas.
não são naturais, e sim comportamentais; tais funções são construções simbólicas
sociorreligiosas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:44:48 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 19 (25783)
Atividade finalizada em 16/11/2023 19:53:49 (1269308 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 4]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 8 questões corretas, obtendo um total de 4,85 pontos como nota
[361430_1794
03]
Questão
001
Devemos considerar o código que cada sociedade em análise utiliza para expressar o
que ela considera verdade e realidade.
A percepção do que é real e do que seja verdade depende
de quem experimenta, ou seja, com quais lentes a pessoa enxerga a realidade do
outro.
da sociedade e da religião em que estamos imersos para julgar a nós mesmos e o
outro.
do observador, ou seja, com quais lentes a pessoa enxerga a realidade do outro.
X
de quem a experimenta, ou seja, com quais lentes a pessoa enxerga a sua própria
realidade.
da pessoa a ser observada, fruto do objeto de observação e de experimentação do
outro.
[361430_1797
83]
Questão
002
A ideologia pode ter várias definições. Sobre ela é correto afirmar que:
Filosoficamente, ela abarca o sistema de ideias do poder econômico do proletariado e
das expressões revolucionárias da burguesia e não revela a consciência social.
Ela pode ser entendida como a incerteza pessoal de um indivíduo ou grupo de
pessoas e de suas percepções culturais, sociais, políticas, religiosas etc.
Politicamente, ela seria o agrupamento das ideias características de uma sociedade,
sem se preocupar com um período ou momento histórico.
X
Ela é uma ideia condicionada a elementos externos e internos à consciência das
pessoas que promove uma concordância incontestável com aquilo que se crê.
Ideologia é um pensamento que fundamenta uma ação que não se condiciona a
elementos psicológicos, culturais, sociais, religiosos, históricos, econômicos etc.
[361431_1794
10]
Questão
003
Ainda hoje, existem comunidades ou indivíduos que creem que a Terra seja plana,
negando dados científicos, pois se fundamentam
em passagens bíblicas que deixam claro o conceito de teorias terraplanistas.
em seus sistemas próprios de dedução pela observação como a linha do horizonte em
mar aberto.
em legados deixados pelas igrejas cristãs, a exemplo da Igreja Católica, que refuta a
teoria heliocentrista.
em seus sistemas de crenças, com base em suas próprias experiências
transcendentais do universo.
X em seus sistemas de crenças, com base em suas ideologias, suas verdades.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:44:48 2/3
[361431_1797
85]
Questão
004
As ideologias podem promover tanto ações de paz como de violência. Assim, quando
a crença é imposta ou forçada, estabelecida por ditaduras ou regimes políticos
totalitários, ela torna impraticável a existência de qualquer tipo de pensamento diverso
ou de pluralidade, e pode assumir formas cruéis, objetivando a dominação e o
constrangimento das pessoas. Portanto, quando falamos de liberdade religiosa,
devemos:
Observar a diferença entre o Estado laico e a liberdade religiosa.
Notar que os Estados teocráticos são aqueles que não possuem separação entre o
poder público e o setor religioso e são iguais aos Estados laicos.
X
Lembrar que o Estado laico se apresenta sem ter a interferência direta de religiões em
seu comando e nas tomadas de decisões governamentais; enquanto os Estados
teocráticos são aqueles que adotam um credo como oficial.
Ressaltar os Estados laicos que não asseguram em seus governos o livre-arbítrio
quanto ao credo dos indivíduos.
Analisar o caráter laico dos Estados que conferem uma completa dependência a todos
os sistemas religiosos institucionalizados ou não, tornando possível a liberdade
religiosa.
[361430_1793
99]
Questão
005
A Ciência das Religiões pode analisar o fenômeno religioso através do sistema de
crenças que uma sociedade ou indivíduo abraçam.
Para tanto, essa crença.
pode ser de cunho religioso ou sociológico.
tem que ser de cunho religioso.
precisa ser de cunho metafísico ou religioso
não pode ser de cunho religioso.
X pode ser de cunho religioso ou não.
[361432_1797
88]
Questão
006
O fenômeno globalizante nos tornou uma grande aldeia, contudo, não alterou o status
quo. Mesmo assim, a globalização ainda pode ser:
A globalização impossibilita a releitura dos processos de exclusão.
Lugar de busca por identidade religiosa apenas cognitiva.
A globalização nos leva a refletir as relações de poder que promovem a opressão e o
domínio diferentemente de um processo de decolonização.
Lugar de uma verdade absoluta.
X A globalização ainda pode ser local de encontros, empatia, solidariedade e esperança.
[361430_1794
05]
Questão
007
As tradições, as informações que produzimos e recebemos diariamente têm um
objetivo claro, que é o de estabelecer um parâmetro, uma verdade com a qual
movemos nosso mundo e crenças.
Portanto, a verdade e a realidade de uma sociedade
não estão ligadas ao tempo e ao espaço nas quais estão inseridas.
X também estão muito ligadas ao tempo e ao espaço nas quais estão inseridas.
estão ligadas ao espaço, mas não ao tempo nas quais estão inseridas.
estão pouco ligadas ao tempo e ao espaço nas quais estão inseridas.
estão ligadas ao tempo, mas não ao espaço nas quais estão inseridas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:44:48 3/3
[361431_1794
07]
Questão
008
Graças aos avanços científicos, no passado, um cientista foi capaz de desenvolver a
teoria heliocêntrica, que ensina que a Terra gira em torno do Sol.
Seu nome é
Cláudio Ptolomeu.
Arquimedes.
Leonardo Da Vinci.
Pitágoras.
X Nicolau Copérnico.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:20 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 21 (25784)
Atividade finalizada em 16/11/2023 19:42:39 (1269309 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 5]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 8 questões corretas, obtendo um total de 4,85 pontos como nota
[361431_1794
29]
Questão
001
A repressão abateu-se sobre qualquer tentativa de se expressar, e surgem, então, as
estratégias de sobrevivência.
No campo religioso,
as religiões diferentes uniram-se contra o poder das igrejas majoritárias.
as religiões diferentes foram aceitas em um processo de sincretismo religioso.
o papa, chefe da Igreja Católica, reconheceu a existência e soberania de algumas
religiões, mas não de todas.
os soberanos lutaram ao lado das igrejas minoritárias para que ganhassem força e
pudessem se expressar.
X as religiões diferentes foram perseguidas física e simbolicamente.
[361432_1797
95]
Questão
002
Os povos indígenas também sofreram com o pensamento eurocêntrico que ajudou a
legitimar a expansão militar, econômica e cultural no Brasil. Para superar os conceitos
construídos sobre premissas faltosas, como a inferioridade e superioridade racial,
devemos nos atentar ao conceito de:
Miscigenação.
Hegemonia.
Genocídio.
X Decolonialidade.
Racismo estrutural.
[361431_1794
33]
Questão
003Para uma assimilação de traços das religiões dominantes, principalmente a católica, à
alteração de ritos e mitos, de forma a amenizar as africanidades de suas
características e, assim, minimizar a perseguição, surgiram irmandades, como
Associação de Nossa Senhora de Iemanjá e Jurerê.
X Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Centro Espírita Cristo Rei e Reencarnador.
Sociedade de São Vicente de Paula.
Congregação de Nosso Senhor dos Povos Indígenas.
[361432_1794
35]
Questão
004
No contexto de colonizados, além do sistema escravagista, do poder eurocentrismo,
outras formas de poder também dominavam.
Um exemplo forte e clássico à época era o
Protestantismo.
Pluralismo.
Sincretismo.
X Etnocentrismo.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:20 2/3
Urbanismo.
[361430_1797
89]
Questão
005
A diversidade religiosa brasileira é marcada por uma somatória de várias culturas.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as indígenas nativas de nosso território.
Primeiramente a cultura branca europeia, depois a negra e posteriormente os
migrantes.
X
Primeiramente pela indígena nativa, seguida pela cultura branca europeia; depois pela
negra e posteriormente pelos inúmeros povos que migraram para o Brasil.
Apenas a negra trazida forçadamente e escravizada.
Apenas a branca europeia e a negra africana.
[361430_1794
20]
Questão
006
a formação da sociedade brasileira é marcada por grandes sofrimentos, guerras,
escravidão dos vencidos e aniquilações, e por uma grande mistura de culturas, etnias,
sociedades e religiões.
a formação do tecido social brasileiro é a somatória das mais variadas culturas:
primeiro, os povos bárbaros, como os vikings e os mouros; depois, a nativa de nosso
território; em seguida, a cultura dos evangelizadores catequéticos e, por último, os
escravizados.
primeiro, a original, a indígena nativa de nosso território; em seguida, a cultura branca
europeia; depois, os evangelizadores catequéticos e, por último, os imigrantes.
X
primeiro, a original, a indígena nativa de nosso território; em seguida, a cultura branca
europeia; depois a negra, trazida forçadamente e escravizada.
primeiro, a cultura branca europeia; depois a negra, trazida forçadamente e
escravizada; em seguida, a indígena nativa de nosso território.
primeiro, a cultura branca europeia; em seguida, a indígena nativa de nosso território;
depois a negra, trazida forçadamente e escravizada.
[361431_1797
92]
Questão
007
Sobre as religiões afro-brasileiras é correto afirmar que:
A herança multifacetada africana não influencia as práticas espirituais dos(as)
brasileiros(as).
As religiões africanas faziam parte de estruturas familiares que se organizavam
socialmente, contudo, elas não se atentavam para o equilíbrio das relações humanas,
seu meio ambiente e, muito menos, para os demais seres vivos.
X
As variadas tradições religiosas afro-brasileiras sobreviveram pela oralidade, pelo
símbolo e pelo diálogo, o que proporcionou a perpetuação em terras estrangeiras de
elementos de suas culturas.
Os(as) descendentes do povo africano pertenciam a um único grupo étnico.
A herança africana provém de influências culturais e religiosas variadas que traçaram
uma única identidade.
[361430_1797
94]
Questão
008
A conservação de elementos de sua religião foi um dos caminhos encontrados
pelos(as) africanos(as) para que seu povo:
X Garantisse a sua identidade cultural.
Fizesse parte do cotidiano brasileiro.
Conseguisse resistir suas tradições e crenças católicas.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:20 3/3
Minimizasse a perseguição realizada pelos nativos do Brasil.
Se rendesse à colonização.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:45 1/3
JOSÉ RAIMUNDO
SOARES MOTA
Exercício Caminho do Conhecimento - Etapa 23 (25785)
Atividade finalizada em 16/11/2023 19:28:56 (1269310 / 1)
LEGENDA
Resposta correta na questão
# Resposta correta - Questão Anulada
X Resposta selecionada pelo Aluno
Disciplina:
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: TEOLOGIA DAS RELIGIÕES [934626] - Avaliação com 3 questões, com o peso total de 1,82 pontos
[capítulos - 6]
Turma:
Segunda Graduação: Segunda Graduação 6 meses - Licenciatura em Ensino Religioso - Grupo: FPD-OUTUBRO/2023 - SGegu0A031023
[101204]
Aluno(a):
91209464 - JOSÉ RAIMUNDO SOARES MOTA - Respondeu 8 questões corretas, obtendo um total de 4,85 pontos como nota
[361430_1797
99]
Questão
001
A promoção dos Direitos Humanos está intrinsicamente ligada à igualdade dentro das
diferenças e essas diferenças devem:
evitar o exercício da empatia e reflexão sobre o conceito de alteridade, pois ele não
ajuda a preencher a lacuna das desigualdades e vulnerabilidades.
negar o reconhecimento do(a) Outro(a) como um ser.
X
ser consideradas como subsídios de edificação da igualdade, o que presume afrontar
a totalidade dos processos que excluem, como as desigualdades, os preconceitos e as
discriminações.
combater as diferenças que são produzidas pela própria sociedade e que não ocorrem
por meio das relações desiguais de poder, incluindo o poder que define quem é
excluído e quem deve ser incluído.
jamais questionar as práticas sociais e os seus significados.
[361430_1797
97]
Questão
002
Ao examinarmos a qualidade de ser diferente, de ser distinto, no movimento que
envolve ter empatia e se colocar no lugar de uma outra pessoa, de respeitar aquilo que
não compreendo, estamos falando do conceito de:
Reconhecimento.
Tolerância.
Identidade.
X Alteridade.
Diversidade.
[361432_1798
04]
Questão
003
Para se formar as bases de um mundo no qual a paz não seja apenas sinônimo da
ausência de guerras e de conflitos violentos que eliminam os direitos fundamentais das
pessoas, como a liberdade religiosa, deve-se:
Pensar em diversidade cultural religiosa que está totalmente desligada da questão da
dignidade humana e ao respeito a todos os seres vivos da terra.
Apenas controlar a violência que ocorre na esfera privada, em nosso cotidiano familiar,
e não em ambientes públicos e escolares, por exemplo, pois só se aprende a fazer uso
da violência para controlar e dominar os Outros em casa.
Praticar a tolerância, que é tarefa fácil, por isso não precisamos de leis para que as
pessoas possam conviver pacificamente em sociedade.
Apoiar as reações violentas que estão ligadas a elementos culturais que são
reproduzidos pelas tradições de coerção, de abuso e de violência existentes por
exemplo, nas relações entre pais e filhos(as) e de gênero.
X
Evitar a cultura de dominação que privilegia os aspectos de controle verticais e de
autoridade, em todas as relações da vida pública ou privada.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:45 2/3
[361431_1798
01]
Questão
004
Ao falarmos sobre liberdade religiosa, o que se apresenta como uma reação
provocada pela desorientação e insegurança humanas é conhecida como:
X Ameaça fundamentalista.
Direitos Humanos.
Ensino religioso.
Alteridade.
Liberdade religiosa.
[361431_1794
57]
Questão
005
Ao falarmos em liberdade religiosa, deparamo-nos com o fundamentalismo religioso
que se apresenta como uma reação provocada pela desorientação e insegurança
humana.
O fundamentalismo é definido como um
manifesto que visa destituir a autoridade sobre uma tradição sagrada que deve ser
reintegrada como antídoto contra uma sociedade que se soltou de suas amarras
institucionais.
X
movimento que visa recuperar a autoridade sobre uma tradição sagrada que deve ser
reintegrada como antídoto contra uma sociedade que se soltou de suas amarras
institucionais.
fenômeno que visa recuperar a autoridade sobre uma tradição secular que deve ser
reintegrada como antídoto contra uma sociedade que se soltou de suas amarras
institucionais.
pensamento que visa anular a autoridade sobre uma tradição profana que deve ser
reintegrada como antídoto contra uma sociedade que se soltou de suas amarras
institucionais.
movimento que visa ofuscar a autoridade sobre uma tradição sagrada que deve ser
descontinuada como antídoto contra uma sociedade que se prendeu às suas amarras
institucionais.
[361432_179464]
Questão
006
A opção religiosa foi identificada como a quarta principal razão das provocações feitas
pelos colegas.
As principais causas das agressões verbais nos ambientes escolares foram a
raça, cor, aparência do corpo, opção religiosa, orientação sexual e região de origem.
cor, raça, orientação sexual, opção religiosa, aparência do corpo, região de origem.
região de origem, aparência do corpo, raça, opção religiosa, orientação sexual, cor.
X aparência do corpo, raça, cor, opção religiosa, orientação sexual e região de origem.
orientação sexual, região de origem, aparência do corpo, opção religiosa, raça, cor.
[361432_1798
03]
Questão
007
Para uma cultura de paz, a diversidade cultural deve promover:
O desvendar de uma cultura sendo desnecessário entender a sua específica visão de
mundo.
X
Chaves para o acesso e compreensão das “infinitas maneiras de se constituir e se
perceber como seres humanos em diferentes contextos, tempos, espaços e lugares”
(CECCHETTI; OLIVEIRA; HARDT, 2013, p. 207-8) fomentando a convivência positiva.
A liberdade religiosa, diferentemente do fundamentalismo religioso, se apresenta como
uma reação provocada pela desorientação e insegurança humanas.
A conservação das relações estruturais e básicas já existentes na sociedade.
Pincel Atômico - 19/11/2023 18:45:45 3/3
A observação pelo(a) estudioso(a) que deve sempre estar na defensiva ao estudar
sistematicamente e comparativamente as diferentes culturas e religiões.
[361431_1794
61]
Questão
008
Para a formação de bases que almejem um mundo onde a paz não seja apenas
ausência de guerras, significa começar a modificar as relações básicas.
Tais relações estão relacionadas a:
X cotidiano familiar, social e escolar.
religiões monoteístas e politeístas.
Governo, Estado e Igreja.
cristianismo e protestantismo.
nações ricas e nações pobres.
	revisao2
	revisao4
	revisao6
	revisao8
	revisao10
	revisao12
	revisao14
	revisao16
	revisao18
	revisao20
	revisao22
	revisao24

Mais conteúdos dessa disciplina