Buscar

O Brasil apresenta diferentes paisagens devido a sua extensão territorial e às alterações de características encontradas no decorrer de seus diferentes biomas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Brasil apresenta diferentes paisagens devido a sua extensão territorial e às alterações de características encontradas no decorrer de seus diferentes biomas. Com isto, os projetos paisagísticos tornam-se distintos de um ponto a outro do país.
Supomos que você seja um renomado paisagista atuante na capital carioca, Rio de Janeiro, e seus arredores. Por estar em uma região que ainda mantém resquícios evidentes da Mata Atlântica, você está acostumado a trabalhar com uma vasta gama de espécies vegetais.
Certo dia, uma rede hoteleira que está em busca de paisagistas para a criação de projetos paisagísticos de jardins, convidou você para participar da concorrência. A rede possui unidades espalhadas por todo o país, sendo que os dois primeiros projetos de jardins serão desenvolvidos em regiões bem diferentes da que você costuma atuar.
Diante deste desafio, você deve fazer um memorial justificativo, descrevendo quais as características que cada região apresenta e quais as vegetações mais apropriadas para a criação do seu projeto paisagístico.
Hotel 1: Está localizado em Caldas Novas, Goiás.
Hotel 2: Está localizado em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul.
Hotel 1: Localizado em Caldas Novas, Goiás.
Características regionais:
- Cerrado Brasileiro: O Cerrado brasileiro é um tipo de vegetação que podemos encontrar no Piaui, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. O cultivo de jardins em climas mais áridos como o da Região do Cerrado brasileiro pode ser bem limitante se houver desconhecimento das plantas adequadas. A vegetação natural é de árvores baixas, inclinadas, de tronco retorcido, numa demonstração de falta de água no seu crescimento. Isto se deve ao tipo de regime de chuvas, que são abundantes no verão e, depois, cerca de seis meses de seca. O tipo de solo natural de teor de nutrientes por vezes deficiente também é limitante. Para cultivar jardins em qualquer região do país, a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecimento de água são fatores limitantes, já que poderemos adicionar substratos ricos em matéria orgânica e providenciar regas mais frequentes no período de seca. Plantas diversas podem ser cultivadas na região do Cerrado pois o clima vai de subtropical à tropical com temperaturas mais amenas nas regiões de altitude. O ideal para os projetos paisagísticos é a adição de plantas nativas da região que tenham potencial de ornamentação. Estas plantas já estão adaptadas ao tipo de clima, então não apresentarão problema de cultivo. Dentre tantas, nomeamos algumas plantas naturais da região do cerrado que têm potencial paisagístico para áreas urbanas: Ipê amarelo, pau ferro, jacarandá e quaresmeira.
Hotel 2: Localizado em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul.
Características regionais:
- Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata de Araucárias, é uma formação vegetal que, como o próprio nome diz, é caracterizada pela presença da araucária angustifolia (pinheiro-do-paraná ou araucária). É um ecossistema da Mata Atlântica e ocorre no sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em manchas esparsas em São Paulo e Minas Gerais. Essa formação é também chamada de Floresta Ombrófila Mista, que se caracteriza pela mistura entre árvores angiospermas (produzem frutos) e gimnospermas, que é o caso da araucária (não produzem frutos, suas sementes são nuas). O clima dessa região é caracterizado pela ocorrência de chuvas o ano inteiro, oscilando entre períodos mais e menos chuvosos. O inverno normalmente é frio, com geadas frequentes e até neve. O verão é razoavelmente quente. A Araucária angustifolia destaca-se na porção mais alta da Mata de Araucárias, formando uma cobertura muito característica e muitas vezes dando a impressão de que essa mata é formada por apenas um estrato. No entanto, abaixo do dossel, encontram-se outros estratos: o arbóreo inferior, que é rico em diversidade de plantas, variando de acordo com as condições locais, e o arbustivo-herbáceo, composto por um vasto conjunto de plantas de pequeno porte. A flora da Mata de Araucárias é bastante diversificada, algumas das plantas encontradas são: xaxim (Dicksonia sellowiana), pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii), araçá (Psidium cattleianum), cedro-rosa (Cedrella fissilis), araticum (Annona rugulosa), imbuia (Ocotea porosa), erva-mate (Ilex paraguariensis), canela-guaicá (Ocotea puberula), e canela-lageana (Ocotea pulchella).

Continue navegando