Buscar

desafio modalidades de avaliação_ diagnostica, formativa e somativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

desafio:
Quando falamos das modalidades de avaliação: diagnóstica ou inicial, formativa ou instrucional e somativa estamos falando de momentos pontuais, com seus propósitos definidos e com método de coleta de evidências bem definidos também.
Nesta unidade, visando seu maior desenvolvimento, desafio você a pesquisar na internet mais sobre cada uma das modalidades de avaliação e ainda trazer pelo menos um exemplo prático e real de instrumentos de coleta de evidências de cada uma das modalidades. No caso do instrumento ser a observação, faça você mesmo um registro do que você observaria em uma sala de aula de acordo com a modalidade de avaliação que estaria sendo aplicada naquele momento, ou seja, como seria seu olhar acerca dos alunos que estão sendo avaliados, como planejaria esta modalidade de avaliação. Reúna estes registros e separe-os em cada uma das três modalidades.
Padrão de resposta esperado:
Elenque em um arquivo suas pesquisas realizadas sobre as modalidades de avaliação estudadas nesta unidade, localize artigos que tratem destas temáticas, relatos de experiências, trabalhos apresentados em eventos, entrevistas com estudiosos da área e também exemplos reais em blogs de professores, por exemplo. Além de resumir sua pesquisa realizada, elenque provas, roteiros de observação, roteiros de trabalhos a serem aplicados nos alunos, projetos interdisciplinares, ou seja, todos os instrumentos que você julgar pertinentes e aponte qual modalidade de avaliação aqueles instrumentos podem ser utilizados.
Veja um exemplo de resposta ao desafio proposto:
Avaliação diagnóstica: Em pesquisa localizada na internet foram localizados dois artigos de renomados estudiosos da área da avaliação. No artigo A o autor aborda uma visão mais tradicionalista da avaliação, enquanto no artigo B o autor traz uma visão mais contemporânea. Foi localizada também uma entrevista com o autor do artigo B que trouxe novas informações sobre a avaliação diagnóstica. Em pesquisa não se localizou nenhum instrumento de avaliação diagnóstica formal, porém visando conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos alunos e suas experiências pessoais a partir do que pesquisei sobre a modalidade, sugiro que seja feita uma pequena entrevista com cada um dos alunos, fazendo perguntas diretamente a eles sobre hábitos, dificuldades e facilidades com disciplinas e temáticas.
A partir deste exemplo você já tem uma ideia de como desenvolver também quanto à avaliação formativa e somativa.

Continue navegando