Buscar

Prova psicologia organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As evoluções tecnológicas, em seu princípio, tinham como função facilitar nossas vidas, no entanto, o que ocorreu com esse fato foi a aceleração do trabalho, ocasionando uma sobrecarga de tarefas em nosso dia a dia. Se pararmos para observar a saúde dos trabalhadores nos dias de hoje, há uma crescente decadência com relação à saúde mental do que quando comparada a alguns anos. Descreva os fatores que auxiliam o adoecimento das pessoas no trabalho
Ritmo de trabalho extremamente acelerado; locais de trabalho com alta periculosidade e insalubridade; falta de equipamentos ergonômicos para a realização das atividades; turnos de trabalhos externo ou trabalhos noturnos; trabalho realizado no ritmo das máquinas; pouco descanso entre as jornadas de trabalho e alta pressão dos chefes na realização das tarefas.
Ausência de equipamentos ergonômicos para elaboração de atividades;
Trabalho é executado na velocidade das máquinas;
Pressão vinda dos líderes na realização dos serviços;
Jornadas de trabalhos noturnos ou turnos externos;
Ritmo de trabalho excessivamente rápido;	
Reduzidas horas de descanso entre as jornadas de trabalho;
Áreas de trabalho com alta insalubridade de periculosidade.
O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, empregado desde a década de 1990, tem por objetivo contemplar a atual diversidade da área, de modo a propor a existência de dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: as organizações e o trabalho. Disserte sobre esses dois aspectos.
As organizações são ferramentas sociais formadoras de coletivos humanos, enquanto o trabalho é a atividade básica do ser humano, reprodutora de sua própria existência e da sociedade. Os fenômenos organizacionais são considerados como processos psicossociais, que estruturam a vida dos indivíduos e o funcionamento das sociedades. De modo semelhante, o trabalho é concebido enquanto elemento transformador não apenas da matéria, mas também da vida psíquica, social, cultural, política e econômica. 
As organizações são instrumentos sociais construtoras de grupos humanos, os fenômenos organizacionais são vistos como métodos psicossociais, que compõem a vida das pessoas e o desenvolvimento da coletividade. 
O trabalho é a ocupação fundamental do ser humano, no qual adquire seu sustento e o da sociedade, é entendido como componente transformador não só da matéria, mas da vida social, política, econômica, cultural e psíquica.
Os fenômenos organizacionais são vistos como métodos psicossociais, que compõem a vida das pessoas e o desenvolvimento da coletividade
O trabalho é entendido como componente transformador não só da matéria, mas da vida social, política, econômica, cultural e psíquica.

Outros materiais