Buscar

LE_Semana4_Gab (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS MICROECONOMIA – UNIFESP 
GABARITO - SEMANA 4 
PRIMEIRO SEMESTRE 2020 
	INSTRUÇÕES 
• Prazo para a entrega da lista: UMA SEMANA. 
• A lista tem o intuito de orientar o estudo do aluno. Ou seja, o quizz não será baseado exclusivamente nas listas. O aluno deve fazer a leitura dos capítulos assim como assistir às videoaulas. 
Julgue a afirmativa em V ou F e justifique sua resposta: 
1) A função de produção ��(��, ��) = ��0,3��1,2tem rendimentos crescentes de escala. Além disso, os dois fatores de produção estão sujeitos à lei dos rendimentos marginais decrescentes. 
(F) A soma dos expoentes da função Cobb-Douglas mostra que o retorno de escala é crescente. 
No entanto, o rendimento marginal associado ao fator de produção y é crescente, pois 1,2 > 1 (a derivada da função em relação à y também é crescente: �������� =���� 
���� = ��, ������,������,��). 
Ou seja, o produto marginal (ou rendimento marginal) não é decrescente para esse fator de produção y. 
2) Assinale a alternativa CORRETA: 
a) O produto marginal é a produção por cada unidade de insumo trabalho na média. b) O produto médio é o volume de produção adicional gerado ao se acrescentar uma unidade de determinado insumo ao processo de produção. 
c) O curto prazo (CP) é o período de tempo em que todos os insumos de produção podem variar. 
d) É possível que o produto marginal seja negativo. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
3) Em relação à teoria da oferta, NÃO é possível afirmar: 
a) Existem isoquantas diferentes para os fatores de produção que se combinam em proporções fixas e para aqueles que são substitutos entre si. 
b) A representação gráfica das isoquantas é chamada mapa de isoquantas e cada isoquanta se associa a um nível de produção. 
c) Uma propriedade importante da taxa marginal de substituição técnica é que ela é igual à relação entre as produtividades marginais dos fatores de produção. 
d) De acordo com a teoria da Oferta, a isoquanta do tipo Cobb-Douglas perde a propriedadade de possuir inclinação negativa. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
4) Assinale a alternativa CORRETA: 
a) Na função de produção ��(��, ��) = ��2√�� os retornos de escala são constantes. b) A lei dos rendimentos marginais decrescentes explica que o produto marginal de um insumo diminui quando a quantidade desse insumo aumenta. 
c) As isoquantas para a função de produção de insumos que são substitutos perfeitos entre si são negativamente inclinadas e apresentam formato similar às preferências bem comportadas da Teoria do Consumidor. 
d) Nenhuma das alternativas anteriores. 
5) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) As curvas isocusto mostram as combinações de produtos que podem ser adquiridas por determinado custo total. 
b) A lei dos rendimentos marginais decrescentes enuncia que à medida que aumenta o uso de um determinado insumo em incrementos iguais (mantendo fixos os demais insumos) chega-se um ponto em que a produção adicional resultante decresce. 
c) A função de produção Cobb-Douglas é representada por isoquantas negativamente inclinadas e a taxa marginal de substituição técnica é constante para as diversas combinações de K (capital) e L (trabalho). 
d) Na condição ótima do problema de minimização de custos ocorre igualdade entre a taxa marginal de substituição técnica (em termos de produto marginal dos fatores) e o preço relativo dos insumos. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
Na letra “a”, as curvas isocusto mostram as combinações de insumos, e não de produtos, que podem ser adquiridas por determinado custo total. Na letra “c”, a taxa marginal de substituição técnica constante corresponde a uma isoquanta para insumos substitutos perfeitos na produção. 
6) Considere dois fatores de produção ��1 e ��2, preços dos mesmos dado por ��1 = 3 e ��2 = 1 e a 4��2. No ponto de custo mínimo igual a 16, qual 
seguinte função de produção: ��(��1, ��2) = √��13 
será o nível de produção? 
O nível de produção é igual a 4 
7) Encontre uma função de produção caracterizada por rendimentos marginais decrescentes dos fatores capital e trabalho e que, ao mesmo tempo, apresente retornos crescentes de escala. 
Nessa função �� = ����������/��������/��os produtos marginais (rendimentos dos fatores) são decrescentes – explique o porquê – enquanto que o retorno de escala é crescente (some os expoentes da função Cobb-Douglas). 
8) A partir da seguinte função de produção Q(K,L) = 10K0,5L0,5 e considerando que o preço do fator trabalho é R$20,00 por hora e o preço do fator capital é R$10,00 por hora encontre:
a) A Taxa Marginal de Substituição Técnica (TMST) – estará em função de K e L. ��, ��������−��,������,��= √(����)��=���� 
��������=��, ����������,����−��,�� 
���������� =�������� 
b) A curva de isocusto. 
���� = ������ + ������ 
c) Os retornos de escala que essa função de produção apresenta. Se dobrarmos todos os insumos o que acontece com o produto máximo? 
Retornos ou Rendimentos constantes de Escala (0,5+0,5=1) 
9) A função de produção de uma firma é dada por �� = ��2�� − ��3, em que Y é o produto, L é a quantidade de trabalho e K é o estoque de capital. Sabendo que a firma deseja produzir com K=18, calcule a produtividade marginal do trabalho da firma. 
�������� =���� 
���� = ������ − ������ = ���� ∗ ���� − ������ = ������ − ������

Continue navegando