Buscar

arquitetura e urbanismo prova IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS – Unidade I arquitetura e urbanismo
 PERGUNTA 1
			PERGUNTA 1
	 Os objetivos do Estatuto da Cidade visam promover a:
I - Reforma urbana.
II - Especulação imobiliária.
III - Ordenação do uso e ocupação do solo urbano.
IV - Gestão democrática da cidade.
V - Instalação de equipamentos de controle de tráfego.
VI - Diminuição da densidade urbana.
Com base nas diretrizes de política urbana do Estatuto da Cidade, estão certos apenas os itens: 	 	 a. 	 II, IV e V. 
	 	 b. 	 IV, V e VI. 
	 	 c. 	 I, III e IV. 
	 	 d. 	 II, III e IV. 
	 	 e. 	 I, II e III. 
 
0,25 pontos   
			PERGUNTA 2
	 Tendo como referência as disposições constitucionais relativas ao direito urbanístico, assinale a opção correta. 	 	 a. 	 A usucapião pró-moradia não será reconhecida ao mesmo possuidor mais de uma vez nem é admissível em relação a imóvel público. 
	 	 b. 	 O plano diretor é obrigatório para todas as cidades brasileiras, uma vez que a propriedade urbana cumpre sua função social somente quando atende às regras nele estabelecidas. 
	 	 c. 	 Proprietário de solo urbano que, descumprindo o planejamento urbanístico, não promover seu adequado aproveitamento, poderá ser penalizado, sucessivamente com: IPTU progressivo, parcelamento ou edificação em caráter compulsório e desapropriação-sanção. 
	 	 d. 	 Compete concorrentemente ao município, ao estado e à União a promoção do adequado ordenamento territorial. 
	 	 e. 	 O IPTU progressivo no tempo é meramente opcional, cuja premissa é ser de natureza arrecadatória de tributos. 
 
0,25 pontos   
			PERGUNTA 3
	 A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. De acordo com a norma jurídica, pode-se afirmar:
I –Uma das diretrizes da política urbana é a regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização, uso e ocupação do solo e edificação, consideradas a situação socioeconômica da população e as normas ambientais.
II - Compete aos Estados, entre outras atribuições de interesse da política urbana, legislar sobre normas gerais de direito urbanístico.
III - Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsória do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.
IV - Decorridos dez anos de cobrança do IPTU progressivo sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização, o Município poderá proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública.
V - O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares. 	 	 a. 	 Somente as assertivas I, II e IV estão corretas. 
	 	 b. 	 Somente as assertivas II, IV e V estão corretas. 
	 	 c. 	 Somente as assertivas II, III e V estão corretas. 
	 	 d. 	 Somente as assertivas I, II e III estão corretas. 
	 	 e. 	 Somente as assertivas I, III e V estão corretas. 
 
0,25 pontos   
			PERGUNTA 4
	 Assinale a alternativa incorreta. 	 	 a. 	 Aquele que possuir como sua área urbana até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 
	 	 b. 	 O Poder Público tem a faculdade de exigir do proprietário de solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado que promova seu adequado aproveitamento, por meio de imposição de penalidades, exceto parcelamento ou edificação compulsórios. 
	 	 c. 	 As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro. 
	 	 d. 	 O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. 
	 	 e. 	 A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. 
Pergunta 4
 0 em 0,25 pontos 	 	 
	 	 Segundo a Constituição Federal, o objetivo da política urbana é: 	 Resposta Selecionada: 	 Incorretaa.  Fazer com que as propriedades cumpram sua função social. 
	 Resposta Correta: 	 Corretac.  Garantir o bem-estar dos habitantes das cidades.

Continue navegando