Buscar

Contexto Historico Filosófico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
Resposta esperada
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
2 Platão pode ser considerado como um dos fundadores do pensamento filosófico e seu legado perpassa praticamente todo o pensamento ocidental desde as suas primeiras formulações em suas obras, que hoje são consideradas clássicas. Uma obra central deste pensador é "A República", na qual ele narra uma analogia entre o governo de uma cidade e o governo da alma humana. Nesta obra, Platão, apresenta o famoso Mito da Caverna. Descreva o Mito da Caverna e relacione com uma proposta educacional.
Resposta esperada
Havia pessoas acorrentadas em uma caverna, estas pessoas sempre estiveram nessa situação, nunca tiveram acesso ao que estaria fora da caverna. Estas pessoas estavam em uma posição na qual só podiam olhar para o fundo da caverna. No fundo da caverna formavam-se sombras, provocadas por objetos que passavam na frente da caverna e que bloqueavam a passagem da luz. Estas pessoas passaram a acreditar que a realidade eram estas sombras. Uma dessas pessoas consegue se libertar dos seus grilhões e sair da caverna. Ao ver a luz do sol, fica temporariamente cego, mas logo começa a ver as coisas que faziam a sombra ao invés das sombras. Ao perceber que a realidade era diferente daquela que ele acreditava anteriormente, volta à caverna para anunciar aos outros acorrentados. No entanto, encontra resistência dos outros para acreditarem no que ele lhes estava ensinando. Podemos aplicar a proposta educacional, em que as sombras são nossas tradições, senso comum, preconceitos, que constituem em diversas etapas de nossas vidas a única realidade que conhecemos. Quando conseguimos nos libertar de nossa situação atual, e nos deixar ficar “desestabilizados” (cegueira temporal) pela luz da razão, passamos a ver as coisas de uma maneira diferente, nos aproximamos mais da realidade. Entretanto, o papel do educador não é apenas conhecer mais, mas ensinar o que conheceu. E aqui reside o verdadeiro desafio da educação, uma educação que possibilidade a libertação, mas que antes de tudo possibilite que os acorrentados compreendam que eles mesmos podem libertar-se e acender à luz.

Continue navegando