Buscar

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA AULA 04

Prévia do material em texto

Aluno: Matheus Dellalibera.
Educação Física - Unifaveni 
 Imputabilidade: uma pessoa imputável é uma pessoa que já pode responder por seus atos e ser condenada a alguma pena por causa deles, é a capacidade de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. A imputabilidade nada mais é do que a capacidade plena de entendimento que a pessoa tem ao cometer um crime. Além de ter essa capacidade também precisa ter total controle sobre a sua vontade.
Inimputabilidade: A inimputabilidade acomete pessoas que por doença mental ou desenvolvimento mental retardado ou incompleto que a faça ser incapaz de entender o caráter ilícito de sua ação ou de se determinar conforme esse entendimento, inimputabilidade penal é a incapacidade que tem o agente em responder por sua conduta delinquente. Ou seja, sujeito não é capaz de entender o crime que cometeu.
 Semi-imputabilidade é a perda parcial da compreensão da conduta criminosa e da capacidade ou discernimento sobre os atos ilícitos praticados em razão de doença mental ou de desenvolvimento incompleto ou retardado (compreende a redução da imputabilidade). São as pessoas que por algum problema psíquico tem um poder de autodeterminação menor e que tem menos controle sobre sua vontade referente à prática do delito, sendo assim, a pessoa tem o entendimento de que o ato é ilícito, mas por alguma perturbação psíquica não consegue controlar sua vontade de cometer o crime.

Continue navegando