Logo Passei Direto
Buscar

PROVA - AVP2023_4 nota 5_20 13 questões corretas em 15 questões 26-11-2023

User badge image
lavictorvp

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para essa teoria, os sistemas são dinâmicos, complexos, não lineares, caóticos, imprevisíveis, sensíveis às condições iniciais, abertos, auto-organizáveis, adaptativos. A lingua(gem), por sua vez, é tida também como um sistema complexo. Com base nessa reflexão, analise as afirmacoes abaixo sobre como a lingua(gem) é tratada na teoria do caos.
Estão corretas:
I. A lingua(gem) é um “sistema dinâmico não linear e adaptativo, composto por uma interconexão de elementos bio-cognitivo-sócio-histórico-culturais e políticos que nos permitem pensar e agir na sociedade”.
II. Uma perspectiva da teoria da complexidade vê a língua em uso não como um sistema atemporal, fechado, autônomo e fixo, mas como um sistema dinâmico que emerge e se auto organiza a partir de padrões recorrentes do uso da língua em diferentes escalas de tempo - dos milissegundos das conexões neurais aos milênios da evolução - e através de uma amplitude de níveis, do individual aos pares interactantes até às comunidades de fala. (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2007, p. 111)
III. A lingua(gem) é tida como um sistema complexo por não evoluir e não mudar de forma, sendo formada apenas por um sistema linear.
IV. Para essa teoria, a aquisição não se trata de adquirir língua, mas de desenvolver linguagem. Trata-se, portanto, de um processo constituído por mudanças de estabilidade e instabilidade relativas.
a. Apenas II, IV.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, II, IV.
d. Apenas I, II, III.
e. Apenas I, III.

A falta de motivação é um problema que pode ocorrer tanto em escolas de idiomas quanto no ensino fundamental e médio. Entretanto, ela tende a ser mais grave quando o inglês é uma matéria escolar, o que se deve ao fato de que o aluno não pode fazer escolhas quanto à grade curricular e também em função do ambiente ser menos propício à valorização do idioma. O inglês, muitas vezes, é visto como uma disciplina “menor”, menos importante do que português e matemática, por exemplo. Por isso, é importante que o ambiente da sala de aula atribua significado ao ensino do idioma estrangeiro. Aquilo que faz parte da realidade do aluno, que não é um conteúdo abstrato sem relação nenhuma com a vida dele, tende a obter uma recepção melhor e, portanto, deve ser aproveitado no planejamento de cada professor. (SILVA; BUCHWEITZ; HAINZENREDER; VIDAL, 2018, p. 219)
Estão corretas:
I. É importante focar em situações reais de comunicação que de fato vão agregar na vida dos estudantes.
II. É preciso também valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, associando os conteúdos a assuntos tratados nas áreas de interesse dos jovens aprendizes.
III. Uma outra forma de motivar os alunos é inspirá-los, para tanto, o professor deve buscar melhorar sua proficiência no idioma, fazendo cursos, vendo filmes, conversando em inglês com colegas, estudando. Com essa melhora, o professor se sentirá mais seguro e o aluno, por sua vez, o valorizará mais.
IV. Além do uso de recursos físicos (livros, giz, caderno, cartazes, fantoches, RPG, etc.), o uso de recursos tecnológicos durante as aulas também ajuda muito no desenvolvimento da aprendizagem. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), quando bem mediadas, auxiliam muito nesse processo. Jogos online, músicas, vídeos, livros digitais, programas de gravação de áudio, redes sociais, tudo isso pode colaborar.
V. Para motivar, o olhar crítico-reflexivo do professor precisa ser acionado, de modo que, por meio de práticas inovadoras e motivadoras, os alunos encontrem uma ressignificação na aprendizagem de LE.
a. Apenas II, III.
b. Apenas I, II, IV.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, IV.
e. Nenhuma alternativa.

O linguista aplicado investiga então a linguagem em todo processo de interação que envolve a atividade humana. Como muitos teóricos defendem, a LA é, portanto, responsiva à vida social.
Por se dedicar aos problemas da linguagem, o linguista aplicado volta o seu olhar
a. A instituições escolares, pois a LA restringe sua preocupação aos processos de ensino-aprendizagem de línguas.
b. Somente aos textos orais, visto que a fala é o principal foco de investigação da LA.
c. Aos diferentes contextos de uso da linguagem enquanto prática social.
d. A todas as instituições sociais externas à escola, pois a LA atualmente não se preocupa mais com a educação.
e. Apenas aos textos verbais, pois a oralidade é desconsiderada nos campos de investigação da LA.

Além da aquisição e da aprendizagem, pode-se também refletir sobre as outras hipóteses de Krashen (1985). Correlacione as colunas, ligando as hipóteses às suas explicações.
Assinale a alternativa que faz a correta ligação.
(1) Hipótese da ordem natural
(2) Hipótese do monitor
(3) Hipótese do filtro afetivo
(4) Hipótese do input
(a) A aquisição e a aprendizagem são empregadas de modo específico, de modo que a aquisição faz com que os aprendizes se comuniquem de forma espontânea, natural, sem consciência e sem referência a regras, o que contribui para a sua fluência. A aprendizagem, por sua vez, se dá em contextos institucionalizados, onde “a função do monitor é de autocorreção, de fiscal, que leva os aprendizes a fazerem mudanças nos enunciados, quando for necessário” (MAIA, 2009, p. 24).
(b) Ilustrada pela fórmula (i+1), onde “ao se adquirir uma língua, o indivíduo passa por um processo gradual de novas aquisições, passando de um estágio para outro mais adiantado” (MAIA, 2009, p. 24).
(c) Vincula os fatores afetivos ao processo de aprendizagem de L2, de modo que “o indivíduo deve estar aberto para receber o input, esteja com o filtro afetivo baixo, isto é, motivado, com pouca ansiedade e sem bloqueios para aprender a L2, pois somente um input compreensível não é suficiente para que a aprendizagem aconteça” (MAIA, 2009, p. 24).
(d) “a aquisição de estruturas gramaticais acontece numa ordem previsível e que os indivíduos internalizam certas estruturas gramaticais mais cedo e outras mais tarde, e também que a ordem em que se adquirem as regras da L2 não é a mesma da L1” (MAIA, 2009, p. 24);
a. 1 (c); 2 (b); 3 (a); 4 (d)
b. 1 (a); 2 (d); 3 (b); 4 (c)
c. 1 (a); 2 (b); 3 (c); 4 (d)
d. 1 (d); 2 (c); 3 (b); 4 (a)
e. 1 (d); 2 (a); 3 (c); 4 (b)

Krashen (1985) discorre sobre sua teoria de aquisição a partir de cinco hipóteses: 1. Hipótese da aquisição-aprendizagem; 2. Hipótese da ordem natural; 3. Hipótese do monitor; 4. Hipótese do input; 5. Hipótese do filtro afetivo. A seguir, correlacione as hipóteses às suas explicações.
Assinale a alternativa que apresenta a correta ligação entre as colunas.
1. Hipótese da aquisição-aprendizagem
2. Hipótese da ordem natural
3. Hipótese do monitor
4. Hipótese do input
5. Hipótese do filtro afetivo
(a) prevê que nós adquirimos as regras de uma língua em uma ordem previsível que não depende da ordem como as regras são ensinadas na sala de aula.
(b) prevê que há duas formas de desenvolver a segunda língua. A primeira é inconsciente, por ele denominada de aquisição, assemelhada ao processo de crianças aprendendo a língua materna. A segunda, denominada de aprendizagem, é consciente e significa o 'saber sobre a língua.
(c) é um bloqueio mental que impede os aprendizes de utilizar plenamente o input compreensível que recebem para a aquisição de língua'. Aprendizes pouco motivados, inseguros, ansiosos e com baixa autoestima teriam um filtro afetivo alto, o que impediria a conexão do input com o DAL.
(d) postula que adquirimos a língua de uma forma espantosamente simples – quando compreendemos a mensagem. A hipótese prevê que existe apenas uma forma de adquirir a língua: compreendendo mensagens, ou seja, recebendo ‘input compreensível’.
a. 1 (e); 2 (b); 3 (d); 4 (a); 5 (c).
b. 1 (a); 2 (c); 3 (e); 4 (b); 5 (d).
c. 1 (c); 2 (d); 3 (a); 4 (e); 5 (b).
d. 1 (b); 2 (a); 3 (e); 4 (d); 5 (c).
e. 1 (d); 2 (e); 3 (b); 4 (c); 5 (a).

No que se refere a Vygotski (1979), sabe-se que o estudioso defende a importância do papel do sujeito no processo de aquisição de conhecimento. Segundo o autor, o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, já que constrói conhecimento a partir de suas trocas com outros sujeitos e consigo mesmo, a partir de relações intra e interpessoais. O indivíduo é, desse modo, fruto de um processo sócio-histórico e a linguagem, por sua vez, é mediadora entre o sujeito e o objeto de seu conhecimento.
Para Vygotsky a linguagem tem duas funções complementares. Quais seriam elas?
a. No plano natural (biológico) proporciona a fala, e no plano comportamental, é formadora de cidadãos.
b. No plano social (intra-psicológico), é meio de reflexão, e no plano interno (extra-psicológico), produz comunicação.
c. No plano social (extra-psicológico) proporciona a comunicação, e no plano interno (intra-psicológico), como meio de reflexão.
d. No plano psicológico, proporciona a formação individual, e no plano social, é meio de formação coletiva.
e. No plano natural (biológico), é meio de constituição do ser como espécie, e no plano comportamental, é formador de sujeitos sociais.

A teoria behaviorista-estrutural (behaviorista/empirista) teve sua origem influenciada pela psicologia behaviorista (Watson, 1924; Skinner, 1957) e a linguística estrutural (Bloomfield, 1933). De acordo com Paiva (2014), essa teoria foi dominante nas duas décadas subsequentes à Segunda Guerra Mundial. Embora não traga uma fórmula para a teoria da aquisição, fornece princípios e orientações que merecem ser explicados.
Com base nessa teoria, analise as afirmações abaixo. Estão corretas:
I. A língua era um tipo simples de comportamento, um hábito manipulável; e as respostas verbais são condicionadas a estímulos e hábitos.
II. O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral é sinônimo de formação de hábitos e seus princípios são: i) a aprendizagem acontece através da repetição de estímulos, ii) os reforços positivos e negativos têm influência fundamental para a formação dos hábitos desejados, iii) a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.
III. A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática por meio de estímulos e respostas. Os mecanismos centrais da formação de hábitos são o condicionamento e o reforço.
IV. Os conceitos de transferência positiva e transferência negativa/interferência (estudados na unidade anterior) advém do behaviorismo.
V. Paiva (2014) admite que a teoria behaviorista-estrutural se ampara em duas colunas: a linguística, por compreender a língua como um conjunto de estruturas, e a psicológica, em virtude de analisar a aprendizagem como formação de hábitos automáticos. “Assim, adquirir uma língua é adquirir hábitos linguísticos automáticos e isso é feito através da repetição de estruturas básicas da língua” (PAIVA, 2014, p. 22).
a. Apenas I, V.
b. Nenhuma alternativa se refere à teoria behaviorista.
c. Apenas I, III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II, IV, V.

Na prática, ser professor de língua estrangeira, em especial no Brasil, não é uma tarefa fácil. Estudos (Almeida Filho, 1992; Martins e Anchieta, 2009) revelam que os alunos formados nos cursos de Letras, no Brasil, saem da universidade sem atingir um nível de proficiência satisfatório, o que faz com que muitos professores tenham um baixo domínio da língua que ensinam. Além da má formação nas universidades, outros fatores contribuem para o insucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
Quais são esses fatores?
I. cargas horárias desumanizadas;
II. salas de aula superlotadas;
III. falta de recursos (como computadores com bom acesso à internet);
IV. sucateamento de estruturas;
V. excesso de trabalho;
VI. baixa remuneração;
VII. falta de tempo para preparo das aulas e para estudos continuados.
a. Apenas I, II, III.
b. Apenas I, II.
c. Apenas IV, V, VI.
d. Apenas III, VI, VII.
e. Infelizmente, todas as alternativas estão corretas.

Paiva (2014) declara que o modelo da gramática universal se volta para a ideia de que o ser humano é biologicamente provido de um dispositivo de aquisição de linguagem (DAL). Para esse modelo, 'todos os falantes, de qualquer língua, possuiriam um conjunto de princípios e parâmetros que modelam a língua' (PAIVA, 2014, p. 75).
Pensando nisso, e com base em seus estudos, qual é a teoria linguística que influencia o modelo de gramática universal?
a. A sociolinguística.
b. O behaviorismo.
c. O funcionalismo.
d. O gerativismo chomskiano.
e. O estruturalismo.

Santos Gargallo (2010) adota o termo 'inconsciente' para o processo de aquisição de línguas.
Por que isso acontece?
a. Porque a aquisição é um processo consciente que se produz através da instrução formal na aula e implica um conhecimento explícito da língua como sistema.
b. Porque a aquisição é um processo consciente que resulta em saber sobre a língua sobre ela.
c. Porque a aquisição é um processo espontâneo e inconsciente de internalização de regras como consequência do uso natural da linguagem com fins comunicativos e sem atenção expressa à forma.
d. Porque a aquisição é subconsciente idêntica ao processo que a criança utiliza ao aprender sua LM.
e. Porque a aquisição é o elemento primário na vida de uma comunidade.

Conforme estudamos, Maingueneau (1996) defende que a Linguística Aplicada se diferencia por três características: (i) a linguística aplicada responde a uma demanda social; (ii) a linguística aplicada faz empréstimos a diferentes domínios científicos e técnicos; (iii) a linguística aplicada é avaliada por seus resultados.
Com base nessas características, analise as afirmacoes abaixo.
I. A LA responde a uma demanda social em razão de assumir a existência de problemas sociais vinculados à linguagem e a necessidade de contribuir com possíveis soluções para essas intempéries.
II. No que tange ao fato de a LA fazer empréstimos diversificados, sabe-se que, para formular seus métodos de pesquisa, a LA une conceitos e metodologias de diferentes áreas, principalmente ligando a linguística, a matemática e a física.
III. Na LA, os resultados obtidos na pesquisa serão avaliados como mais ou menos profícuos de acordo com a adequação da demanda traçada.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Nenhuma está correta.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

No que diz respeito à linguagem, objeto de estudo da Linguística Aplicada, analise as afirmações a seguir:
Estão corretas:
I. A linguagem ocupa lugar central na vida humana; afinal, é ela que nos permite a simbolização do real, uma vez que viabiliza a formação de conceitos, a abstração e a organização cognitiva das representações do mundo extramental.
II. A linguagem permite-nos, ainda e fundamentalmente, a interação social, condição para a vida em sociedade.
III. A linguagem tem sido, historicamente, uma questão pouco estudada pelo homem.
IV. A linguagem é tida como um instrumento de mediação e de interação social, garantindo a comunicação, a formação e manutenção das relações sociais, a constituição dos sujeitos e a construção do conhecimento.
V. 'Linguagem' tem o mesmo significado que 'língua'.
a. Apenas I, II e IV.
b. Apenas I, III.
c. Apenas II, IV.
d. Apenas III, V.
e. Apenas I, IV.

A aquisição da Primeira Língua, ou da Língua Materna, trata-se de um fator identitário de suma importância para a formação do conhecimento de mundo e da capacidade de interação social do falante, dado que, em conjunto com a competência linguística, são construídos valores individuais e coletivos.
Sobre a Primeira Língua/Língua Materna, analise as afirmações e assinale a única correta.
a. Aquela aprendida por razões instrumentais ou extrínsecas, como, por exemplo, uma pessoa que mudou de país e precisa da nova língua para sobreviver.
b. Pode se referir à aquisição da língua que é falada no país por um estudante estrangeiro.
c. Aquela aprendida por motivos intrínsecos, seja por gosto ou por viagens esporádicas e estudos.
d. A Língua Materna é aprendida primeiramente para um contato fora da própria comunidade.
e. A Língua materna é a língua que se constitui a identidade pessoal, regional, étnica e cultural da pessoa. É uma língua que se adquire sem aprendê-la, uma língua-reflexa, uma fala abundante, invasora, que vem do interior ... das entranhas e que será falada, em consequência, sem vigilância metalinguística, sem que o falante calibre ou controle conscientemente os efetivos discursos categoriais de sua fala.

Além da formação continuada dos professores, existem outras estratégias que podem ajudá-lo, a saber:
Analisando as afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
1. Usar diferentes gêneros textuais/discursivos no processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua, de modo a correlacionar texto, contexto, aspectos gramaticais e linguísticos;
2. Enfocar nos multiletramentos, nos letramentos multissemióticos e nos letramentos críticos necessários para a interlocução entre linguagem e contexto;
3. Promover o diálogo entre textos e intertextos que partam de uma análise dos aspectos da linguagem, da cultura e do meio/contexto em que estão inseridos para a formação crítica dos alunos;
4. Inclusão de novas tecnologias e da multimodalidade na construção de sentidos;
5. Chamar outros professores, pesquisadores ou falantes nativos da língua-alvo para bater um papo com os alunos durante as aulas de LE;
6. Refletir sobre as ideologias presentes no uso e no ensino de línguas estrangeiras no país.
a. Apenas 4, 5, 6.
b. Todas as afirmações estão corretas.
c. Apenas 2, 5.
d. Apenas 1, 3, 4, 6.
e. Apenas 1, 2, 3.

Ao falarmos sobre a hipótese do output ou da lingualização, devemos nos recorrer aos estudos de Swain (1985, 1995, 2005), que defende a importância do output compreensível no processo de aquisição.
No que diz respeito à hipótese do output ou da lingualização, analise as afirmações abaixo.
I. Se aprende a falar falando e que o significado de 'negociação de sentido' deve ir além do sentido simples de 'transmitir uma mensagem', para incluir a ideia de transmitir uma mensagem de forma coerente e apropriada.
II. A definição de output nessa hipótese está voltada apenas ao resultado/produto da ASL, e não ao processo de aprendizagem.
III. É o diálogo que constrói o conhecimento linguístico. É o que permite que o desempenho supere a competência. É onde o uso da língua e a aprendizagem da língua ocorrem simultaneamente. É o uso da língua mediando a aprendizagem da língua. É atividade cognitiva e é atividade social.
IV. 'Lingualização' seria 'um processo sem fim e dinâmico de uso da língua para produção de sentido' (SWAIN, 2006, p. 96), um 'processo de produção de sentido e de criação de conhecimento e de experiência através da linguagem' (SWAIN, 2006, p. 98).
a. Apenas I, III.
b. Apenas IV.
c. Apenas II.
d. Apenas I, III, IV.
e. Apenas II, IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para essa teoria, os sistemas são dinâmicos, complexos, não lineares, caóticos, imprevisíveis, sensíveis às condições iniciais, abertos, auto-organizáveis, adaptativos. A lingua(gem), por sua vez, é tida também como um sistema complexo. Com base nessa reflexão, analise as afirmacoes abaixo sobre como a lingua(gem) é tratada na teoria do caos.
Estão corretas:
I. A lingua(gem) é um “sistema dinâmico não linear e adaptativo, composto por uma interconexão de elementos bio-cognitivo-sócio-histórico-culturais e políticos que nos permitem pensar e agir na sociedade”.
II. Uma perspectiva da teoria da complexidade vê a língua em uso não como um sistema atemporal, fechado, autônomo e fixo, mas como um sistema dinâmico que emerge e se auto organiza a partir de padrões recorrentes do uso da língua em diferentes escalas de tempo - dos milissegundos das conexões neurais aos milênios da evolução - e através de uma amplitude de níveis, do individual aos pares interactantes até às comunidades de fala. (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2007, p. 111)
III. A lingua(gem) é tida como um sistema complexo por não evoluir e não mudar de forma, sendo formada apenas por um sistema linear.
IV. Para essa teoria, a aquisição não se trata de adquirir língua, mas de desenvolver linguagem. Trata-se, portanto, de um processo constituído por mudanças de estabilidade e instabilidade relativas.
a. Apenas II, IV.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, II, IV.
d. Apenas I, II, III.
e. Apenas I, III.

A falta de motivação é um problema que pode ocorrer tanto em escolas de idiomas quanto no ensino fundamental e médio. Entretanto, ela tende a ser mais grave quando o inglês é uma matéria escolar, o que se deve ao fato de que o aluno não pode fazer escolhas quanto à grade curricular e também em função do ambiente ser menos propício à valorização do idioma. O inglês, muitas vezes, é visto como uma disciplina “menor”, menos importante do que português e matemática, por exemplo. Por isso, é importante que o ambiente da sala de aula atribua significado ao ensino do idioma estrangeiro. Aquilo que faz parte da realidade do aluno, que não é um conteúdo abstrato sem relação nenhuma com a vida dele, tende a obter uma recepção melhor e, portanto, deve ser aproveitado no planejamento de cada professor. (SILVA; BUCHWEITZ; HAINZENREDER; VIDAL, 2018, p. 219)
Estão corretas:
I. É importante focar em situações reais de comunicação que de fato vão agregar na vida dos estudantes.
II. É preciso também valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, associando os conteúdos a assuntos tratados nas áreas de interesse dos jovens aprendizes.
III. Uma outra forma de motivar os alunos é inspirá-los, para tanto, o professor deve buscar melhorar sua proficiência no idioma, fazendo cursos, vendo filmes, conversando em inglês com colegas, estudando. Com essa melhora, o professor se sentirá mais seguro e o aluno, por sua vez, o valorizará mais.
IV. Além do uso de recursos físicos (livros, giz, caderno, cartazes, fantoches, RPG, etc.), o uso de recursos tecnológicos durante as aulas também ajuda muito no desenvolvimento da aprendizagem. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), quando bem mediadas, auxiliam muito nesse processo. Jogos online, músicas, vídeos, livros digitais, programas de gravação de áudio, redes sociais, tudo isso pode colaborar.
V. Para motivar, o olhar crítico-reflexivo do professor precisa ser acionado, de modo que, por meio de práticas inovadoras e motivadoras, os alunos encontrem uma ressignificação na aprendizagem de LE.
a. Apenas II, III.
b. Apenas I, II, IV.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, IV.
e. Nenhuma alternativa.

O linguista aplicado investiga então a linguagem em todo processo de interação que envolve a atividade humana. Como muitos teóricos defendem, a LA é, portanto, responsiva à vida social.
Por se dedicar aos problemas da linguagem, o linguista aplicado volta o seu olhar
a. A instituições escolares, pois a LA restringe sua preocupação aos processos de ensino-aprendizagem de línguas.
b. Somente aos textos orais, visto que a fala é o principal foco de investigação da LA.
c. Aos diferentes contextos de uso da linguagem enquanto prática social.
d. A todas as instituições sociais externas à escola, pois a LA atualmente não se preocupa mais com a educação.
e. Apenas aos textos verbais, pois a oralidade é desconsiderada nos campos de investigação da LA.

Além da aquisição e da aprendizagem, pode-se também refletir sobre as outras hipóteses de Krashen (1985). Correlacione as colunas, ligando as hipóteses às suas explicações.
Assinale a alternativa que faz a correta ligação.
(1) Hipótese da ordem natural
(2) Hipótese do monitor
(3) Hipótese do filtro afetivo
(4) Hipótese do input
(a) A aquisição e a aprendizagem são empregadas de modo específico, de modo que a aquisição faz com que os aprendizes se comuniquem de forma espontânea, natural, sem consciência e sem referência a regras, o que contribui para a sua fluência. A aprendizagem, por sua vez, se dá em contextos institucionalizados, onde “a função do monitor é de autocorreção, de fiscal, que leva os aprendizes a fazerem mudanças nos enunciados, quando for necessário” (MAIA, 2009, p. 24).
(b) Ilustrada pela fórmula (i+1), onde “ao se adquirir uma língua, o indivíduo passa por um processo gradual de novas aquisições, passando de um estágio para outro mais adiantado” (MAIA, 2009, p. 24).
(c) Vincula os fatores afetivos ao processo de aprendizagem de L2, de modo que “o indivíduo deve estar aberto para receber o input, esteja com o filtro afetivo baixo, isto é, motivado, com pouca ansiedade e sem bloqueios para aprender a L2, pois somente um input compreensível não é suficiente para que a aprendizagem aconteça” (MAIA, 2009, p. 24).
(d) “a aquisição de estruturas gramaticais acontece numa ordem previsível e que os indivíduos internalizam certas estruturas gramaticais mais cedo e outras mais tarde, e também que a ordem em que se adquirem as regras da L2 não é a mesma da L1” (MAIA, 2009, p. 24);
a. 1 (c); 2 (b); 3 (a); 4 (d)
b. 1 (a); 2 (d); 3 (b); 4 (c)
c. 1 (a); 2 (b); 3 (c); 4 (d)
d. 1 (d); 2 (c); 3 (b); 4 (a)
e. 1 (d); 2 (a); 3 (c); 4 (b)

Krashen (1985) discorre sobre sua teoria de aquisição a partir de cinco hipóteses: 1. Hipótese da aquisição-aprendizagem; 2. Hipótese da ordem natural; 3. Hipótese do monitor; 4. Hipótese do input; 5. Hipótese do filtro afetivo. A seguir, correlacione as hipóteses às suas explicações.
Assinale a alternativa que apresenta a correta ligação entre as colunas.
1. Hipótese da aquisição-aprendizagem
2. Hipótese da ordem natural
3. Hipótese do monitor
4. Hipótese do input
5. Hipótese do filtro afetivo
(a) prevê que nós adquirimos as regras de uma língua em uma ordem previsível que não depende da ordem como as regras são ensinadas na sala de aula.
(b) prevê que há duas formas de desenvolver a segunda língua. A primeira é inconsciente, por ele denominada de aquisição, assemelhada ao processo de crianças aprendendo a língua materna. A segunda, denominada de aprendizagem, é consciente e significa o 'saber sobre a língua.
(c) é um bloqueio mental que impede os aprendizes de utilizar plenamente o input compreensível que recebem para a aquisição de língua'. Aprendizes pouco motivados, inseguros, ansiosos e com baixa autoestima teriam um filtro afetivo alto, o que impediria a conexão do input com o DAL.
(d) postula que adquirimos a língua de uma forma espantosamente simples – quando compreendemos a mensagem. A hipótese prevê que existe apenas uma forma de adquirir a língua: compreendendo mensagens, ou seja, recebendo ‘input compreensível’.
a. 1 (e); 2 (b); 3 (d); 4 (a); 5 (c).
b. 1 (a); 2 (c); 3 (e); 4 (b); 5 (d).
c. 1 (c); 2 (d); 3 (a); 4 (e); 5 (b).
d. 1 (b); 2 (a); 3 (e); 4 (d); 5 (c).
e. 1 (d); 2 (e); 3 (b); 4 (c); 5 (a).

No que se refere a Vygotski (1979), sabe-se que o estudioso defende a importância do papel do sujeito no processo de aquisição de conhecimento. Segundo o autor, o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, já que constrói conhecimento a partir de suas trocas com outros sujeitos e consigo mesmo, a partir de relações intra e interpessoais. O indivíduo é, desse modo, fruto de um processo sócio-histórico e a linguagem, por sua vez, é mediadora entre o sujeito e o objeto de seu conhecimento.
Para Vygotsky a linguagem tem duas funções complementares. Quais seriam elas?
a. No plano natural (biológico) proporciona a fala, e no plano comportamental, é formadora de cidadãos.
b. No plano social (intra-psicológico), é meio de reflexão, e no plano interno (extra-psicológico), produz comunicação.
c. No plano social (extra-psicológico) proporciona a comunicação, e no plano interno (intra-psicológico), como meio de reflexão.
d. No plano psicológico, proporciona a formação individual, e no plano social, é meio de formação coletiva.
e. No plano natural (biológico), é meio de constituição do ser como espécie, e no plano comportamental, é formador de sujeitos sociais.

A teoria behaviorista-estrutural (behaviorista/empirista) teve sua origem influenciada pela psicologia behaviorista (Watson, 1924; Skinner, 1957) e a linguística estrutural (Bloomfield, 1933). De acordo com Paiva (2014), essa teoria foi dominante nas duas décadas subsequentes à Segunda Guerra Mundial. Embora não traga uma fórmula para a teoria da aquisição, fornece princípios e orientações que merecem ser explicados.
Com base nessa teoria, analise as afirmações abaixo. Estão corretas:
I. A língua era um tipo simples de comportamento, um hábito manipulável; e as respostas verbais são condicionadas a estímulos e hábitos.
II. O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral é sinônimo de formação de hábitos e seus princípios são: i) a aprendizagem acontece através da repetição de estímulos, ii) os reforços positivos e negativos têm influência fundamental para a formação dos hábitos desejados, iii) a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.
III. A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática por meio de estímulos e respostas. Os mecanismos centrais da formação de hábitos são o condicionamento e o reforço.
IV. Os conceitos de transferência positiva e transferência negativa/interferência (estudados na unidade anterior) advém do behaviorismo.
V. Paiva (2014) admite que a teoria behaviorista-estrutural se ampara em duas colunas: a linguística, por compreender a língua como um conjunto de estruturas, e a psicológica, em virtude de analisar a aprendizagem como formação de hábitos automáticos. “Assim, adquirir uma língua é adquirir hábitos linguísticos automáticos e isso é feito através da repetição de estruturas básicas da língua” (PAIVA, 2014, p. 22).
a. Apenas I, V.
b. Nenhuma alternativa se refere à teoria behaviorista.
c. Apenas I, III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II, IV, V.

Na prática, ser professor de língua estrangeira, em especial no Brasil, não é uma tarefa fácil. Estudos (Almeida Filho, 1992; Martins e Anchieta, 2009) revelam que os alunos formados nos cursos de Letras, no Brasil, saem da universidade sem atingir um nível de proficiência satisfatório, o que faz com que muitos professores tenham um baixo domínio da língua que ensinam. Além da má formação nas universidades, outros fatores contribuem para o insucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
Quais são esses fatores?
I. cargas horárias desumanizadas;
II. salas de aula superlotadas;
III. falta de recursos (como computadores com bom acesso à internet);
IV. sucateamento de estruturas;
V. excesso de trabalho;
VI. baixa remuneração;
VII. falta de tempo para preparo das aulas e para estudos continuados.
a. Apenas I, II, III.
b. Apenas I, II.
c. Apenas IV, V, VI.
d. Apenas III, VI, VII.
e. Infelizmente, todas as alternativas estão corretas.

Paiva (2014) declara que o modelo da gramática universal se volta para a ideia de que o ser humano é biologicamente provido de um dispositivo de aquisição de linguagem (DAL). Para esse modelo, 'todos os falantes, de qualquer língua, possuiriam um conjunto de princípios e parâmetros que modelam a língua' (PAIVA, 2014, p. 75).
Pensando nisso, e com base em seus estudos, qual é a teoria linguística que influencia o modelo de gramática universal?
a. A sociolinguística.
b. O behaviorismo.
c. O funcionalismo.
d. O gerativismo chomskiano.
e. O estruturalismo.

Santos Gargallo (2010) adota o termo 'inconsciente' para o processo de aquisição de línguas.
Por que isso acontece?
a. Porque a aquisição é um processo consciente que se produz através da instrução formal na aula e implica um conhecimento explícito da língua como sistema.
b. Porque a aquisição é um processo consciente que resulta em saber sobre a língua sobre ela.
c. Porque a aquisição é um processo espontâneo e inconsciente de internalização de regras como consequência do uso natural da linguagem com fins comunicativos e sem atenção expressa à forma.
d. Porque a aquisição é subconsciente idêntica ao processo que a criança utiliza ao aprender sua LM.
e. Porque a aquisição é o elemento primário na vida de uma comunidade.

Conforme estudamos, Maingueneau (1996) defende que a Linguística Aplicada se diferencia por três características: (i) a linguística aplicada responde a uma demanda social; (ii) a linguística aplicada faz empréstimos a diferentes domínios científicos e técnicos; (iii) a linguística aplicada é avaliada por seus resultados.
Com base nessas características, analise as afirmacoes abaixo.
I. A LA responde a uma demanda social em razão de assumir a existência de problemas sociais vinculados à linguagem e a necessidade de contribuir com possíveis soluções para essas intempéries.
II. No que tange ao fato de a LA fazer empréstimos diversificados, sabe-se que, para formular seus métodos de pesquisa, a LA une conceitos e metodologias de diferentes áreas, principalmente ligando a linguística, a matemática e a física.
III. Na LA, os resultados obtidos na pesquisa serão avaliados como mais ou menos profícuos de acordo com a adequação da demanda traçada.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Nenhuma está correta.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

No que diz respeito à linguagem, objeto de estudo da Linguística Aplicada, analise as afirmações a seguir:
Estão corretas:
I. A linguagem ocupa lugar central na vida humana; afinal, é ela que nos permite a simbolização do real, uma vez que viabiliza a formação de conceitos, a abstração e a organização cognitiva das representações do mundo extramental.
II. A linguagem permite-nos, ainda e fundamentalmente, a interação social, condição para a vida em sociedade.
III. A linguagem tem sido, historicamente, uma questão pouco estudada pelo homem.
IV. A linguagem é tida como um instrumento de mediação e de interação social, garantindo a comunicação, a formação e manutenção das relações sociais, a constituição dos sujeitos e a construção do conhecimento.
V. 'Linguagem' tem o mesmo significado que 'língua'.
a. Apenas I, II e IV.
b. Apenas I, III.
c. Apenas II, IV.
d. Apenas III, V.
e. Apenas I, IV.

A aquisição da Primeira Língua, ou da Língua Materna, trata-se de um fator identitário de suma importância para a formação do conhecimento de mundo e da capacidade de interação social do falante, dado que, em conjunto com a competência linguística, são construídos valores individuais e coletivos.
Sobre a Primeira Língua/Língua Materna, analise as afirmações e assinale a única correta.
a. Aquela aprendida por razões instrumentais ou extrínsecas, como, por exemplo, uma pessoa que mudou de país e precisa da nova língua para sobreviver.
b. Pode se referir à aquisição da língua que é falada no país por um estudante estrangeiro.
c. Aquela aprendida por motivos intrínsecos, seja por gosto ou por viagens esporádicas e estudos.
d. A Língua Materna é aprendida primeiramente para um contato fora da própria comunidade.
e. A Língua materna é a língua que se constitui a identidade pessoal, regional, étnica e cultural da pessoa. É uma língua que se adquire sem aprendê-la, uma língua-reflexa, uma fala abundante, invasora, que vem do interior ... das entranhas e que será falada, em consequência, sem vigilância metalinguística, sem que o falante calibre ou controle conscientemente os efetivos discursos categoriais de sua fala.

Além da formação continuada dos professores, existem outras estratégias que podem ajudá-lo, a saber:
Analisando as afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
1. Usar diferentes gêneros textuais/discursivos no processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua, de modo a correlacionar texto, contexto, aspectos gramaticais e linguísticos;
2. Enfocar nos multiletramentos, nos letramentos multissemióticos e nos letramentos críticos necessários para a interlocução entre linguagem e contexto;
3. Promover o diálogo entre textos e intertextos que partam de uma análise dos aspectos da linguagem, da cultura e do meio/contexto em que estão inseridos para a formação crítica dos alunos;
4. Inclusão de novas tecnologias e da multimodalidade na construção de sentidos;
5. Chamar outros professores, pesquisadores ou falantes nativos da língua-alvo para bater um papo com os alunos durante as aulas de LE;
6. Refletir sobre as ideologias presentes no uso e no ensino de línguas estrangeiras no país.
a. Apenas 4, 5, 6.
b. Todas as afirmações estão corretas.
c. Apenas 2, 5.
d. Apenas 1, 3, 4, 6.
e. Apenas 1, 2, 3.

Ao falarmos sobre a hipótese do output ou da lingualização, devemos nos recorrer aos estudos de Swain (1985, 1995, 2005), que defende a importância do output compreensível no processo de aquisição.
No que diz respeito à hipótese do output ou da lingualização, analise as afirmações abaixo.
I. Se aprende a falar falando e que o significado de 'negociação de sentido' deve ir além do sentido simples de 'transmitir uma mensagem', para incluir a ideia de transmitir uma mensagem de forma coerente e apropriada.
II. A definição de output nessa hipótese está voltada apenas ao resultado/produto da ASL, e não ao processo de aprendizagem.
III. É o diálogo que constrói o conhecimento linguístico. É o que permite que o desempenho supere a competência. É onde o uso da língua e a aprendizagem da língua ocorrem simultaneamente. É o uso da língua mediando a aprendizagem da língua. É atividade cognitiva e é atividade social.
IV. 'Lingualização' seria 'um processo sem fim e dinâmico de uso da língua para produção de sentido' (SWAIN, 2006, p. 96), um 'processo de produção de sentido e de criação de conhecimento e de experiência através da linguagem' (SWAIN, 2006, p. 98).
a. Apenas I, III.
b. Apenas IV.
c. Apenas II.
d. Apenas I, III, IV.
e. Apenas II, IV.

Prévia do material em texto

27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 1/16
Painel / Meus cursos / LALING / 📝 AVALIAÇÕES 2023/4 / PROVA - AVP2023/4
Iniciado em domingo, 26 nov 2023, 18:37
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 26 nov 2023, 19:57
Tempo
empregado
1 hora 20 minutos
Avaliar 5,20 de um máximo de 6,00(87%)
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3537
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3537#section-5
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=150945
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 2/16
Questão 1
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Para essa teoria, os sistemas são dinâmicos, complexos, não lineares, caóticos, imprevisíveis,
sensíveis às condições iniciais, abertos, auto-organizáveis, adaptativos. A lingua(gem), por sua
vez, é tida também como um sistema complexo. Com base nessa reflexão, analise as
afirmações abaixo sobre como a lingua(gem) é tratada na teoria do caos. 
I. A lingua(gem) é um “sistema dinâmico não linear e adaptativo, composto por uma
interconexão de elementos bio-cognitivo-sócio-histórico-culturais e políticos que nos permitem
pensar e agir na sociedade”. 
II. Uma perspectiva da teoria da complexidade vê a língua em uso não como um sistema
atemporal, fechado, autônomo e fixo, mas como um sistema dinâmico que emerge e se auto
organiza a partir de padrões recorrentes do uso da língua em diferentes escalas de tempo - dos
milissegundos das conexões neurais aos milênios da evolução - e através de uma amplitude de
níveis, do individual aos pares interactantes até às comunidades de fala. (LARSEN-FREEMAN;
CAMERON, 2007, p. 111)
III. A lingua(gem) é tida como um sistema complexo por não evoluir e não mudar de forma,
sendo formada apenas por um sistema linear. 
IV. Para essa teoria, a aquisição não se trata de adquirir língua, mas de desenvolver linguagem.
Trata-se, portanto, de um processo constituído por mudanças de estabilidade e instabilidade
relativas. 
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas II, IV.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, II, IV. 
d. Apenas I, II, III.
e. Apenas I, III.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 3/16
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Leia atentamente a reflexão abaixo.
A falta de motivação é um problema que pode ocorrer tanto em escolas de idiomas quanto no
ensino fundamental e médio. Entretanto, ela tende a ser mais grave quando o inglês é uma
matéria escolar, o que se deve ao fato de que o aluno não pode fazer escolhas quanto à grade
curricular e também em função do ambiente ser menos propício à valorização do idioma. O
inglês, muitas vezes, é visto como uma disciplina “menor”, menos importante do que português
e matemática, por exemplo. Por isso, é importante que o ambiente da sala de aula atribua
significado ao ensino do idioma estrangeiro. Aquilo que faz parte da realidade do aluno, que
não é um conteúdo abstrato sem relação nenhuma com a vida dele, tende a obter uma
recepção melhor e, portanto, deve ser aproveitado no planejamento de cada professor. (SILVA;
BUCHWEITZ; HAINZENREDER; VIDAL, 2018, p. 219)
Com base nessa reflexão, analise as afirmações sobre a motivação.
I. É importante focar em situações reais de comunicação que de fato vão agregar na vida dos
estudantes.
II. É preciso também valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, associando os
conteúdos a assuntos tratados nas áreas de interesse dos jovens aprendizes. 
III. Uma outra forma de motivar os alunos é inspirá-los, para tanto, o professor deve buscar
melhorar sua proficiência no idioma, fazendo cursos, vendo filmes, conversando em inglês com
colegas, estudando. Com essa melhora, o professor se sentirá mais seguro e o aluno, por sua
vez, o valorizará mais. 
IV. Além do uso de recursos físicos (livros, giz, caderno, cartazes, fantoches, RPG, etc.), o uso
de recursos tecnológicos durante as aulas também ajuda muito no desenvolvimento da
aprendizagem. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), quando bem
mediadas, auxiliam muito nesse processo. Jogos online, músicas, vídeos, livros digitais,
programas de gravação de áudio, redes sociais, tudo isso pode colaborar. 
V. Para motivar, o olhar crítico-reflexivo do professor precisa ser acionado, de modo que, por
meio de práticas inovadoras e motivadoras, os alunos encontrem uma ressignificação na
aprendizagem de LE. 
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas II, III.
b. Apenas I, II, IV.
c. Todas as alternativas estão corretas. 
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 4/16
d. Apenas I, IV.
e. Nenhuma alternativa.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
O linguista aplicado investiga então a linguagem em todo processo de interação que envolve a
atividade humana. Como muitos teóricos defendem, a LA é, portanto, responsiva à vida social. 
Com base nessa reflexão, assinale a alternativa que melhor completa a seguinte frase:
Por se dedicar aos problemas da linguagem, o linguista aplicado volta o seu olhar
______________________________________________________________________.
Escolha uma opção:
a. A instituições escolares, pois a LA restringe sua preocupação aos processos de
ensino-aprendizagem de línguas. 
b. Somente aos textos orais, visto que a fala é o principal foco de investigação da LA.
c. Aos diferentes contextos de uso da linguagem enquanto prática social.
d. A todas as instituições sociais externas à escola, pois a LA atualmente não se
preocupa mais com a educação.
e. Apenas aos textos verbais, pois a oralidade é desconsiderada nos campos de
investigação da LA.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 5/16
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Além da aquisição e da aprendizagem, pode-se também refletir sobre as outras hipóteses de
Krashen (1985). Correlacione as colunas, ligando as hipóteses às suas explicações.
(1) Hipótese da ordem natural
(2) Hipótese do monitor
(3) Hipótese do filtro afetivo
(4) Hipótese do input
(a) A aquisição e a aprendizagem são empregadas de modo específico, de modo que a
aquisição faz com que os aprendizes se comuniquem de forma espontânea, natural, sem
consciência e sem referência a regras, o que contribui para a sua fluência. A aprendizagem, por
sua vez, se dá em contextos institucionalizados, onde “a função do monitor é de autocorreção,
de fiscal, que leva os aprendizes a fazerem mudanças nos enunciados, quando for necessário”
(MAIA, 2009, p. 24).
(b) Ilustrada pela fórmula (i+1), onde “ao se adquirir uma língua, o indivíduo passa por um
processo gradual de novas aquisições, passando de um estágio para outro mais adiantado”
(MAIA, 2009, p. 24). 
(c) Vincula os fatores afetivos ao processo de aprendizagem de L2, de modo que “o indivíduo
deve estar aberto para receber o input, esteja com o filtro afetivo baixo, isto é, motivado, com
pouca ansiedade e sem bloqueios para aprender a L2, pois somente um input compreensível
não é suficiente para que a aprendizagem aconteça” (MAIA, 2009, p. 24) 
(d) “a aquisição de estruturas gramaticais acontece numa ordem previsível e que os indivíduos
internalizam certas estruturas gramaticais mais cedo e outras mais tarde, e também que a
ordem em que se adquirem as regras da L2 não é a mesma da L1” (MAIA, 2009, p. 24); 
Assinale a alternativa que faz a correta ligação.
Escolha uma opção:
a. 1 (c); 2 (b); 3 (a); 4 (d)
b. 1 (a); 2 (d); 3 (b); 4 (c)
c. 1 (a); 2 (b); 3 (c); 4 (d)
d. 1 (d); 2 (c); 3 (b); 4 (a)
e. 1 (d); 2 (a); 3 (c); 4 (b) 
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 6/16
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Krashen (1985) discorre sobre sua teoria deaquisição a partir de cinco hipóteses: 1. Hipótese
da aquisição-aprendizagem; 2. Hipótese da ordem natural; 3. Hipótese do monitor; 4. Hipótese
do input; 5. Hipótese do filtro afetivo. A seguir, correlacione as hipóteses às suas explicações.
1. Hipótese da aquisição-aprendizagem
2. Hipótese da ordem natural
3. Hipótese do monitor
4. Hipótese do input
5. Hipótese do filtro afetivo
(a) prevê que nós adquirimos as regras de uma língua em uma ordem previsível que não
depende da ordem como as regras são ensinadas na sala de aula.
(b) prevê que há duas formas de desenvolver a segunda língua. A primeira é inconsciente, por
ele denominada de aquisição, assemelhada ao processo de crianças aprendendo a língua
materna. A segunda, denominada de aprendizagem, é consciente e significa o 'saber sobre a
língua. 
(c) é um bloqueio mental que impede os aprendizes de utilizar plenamente o input
compreensível que recebem para a aquisição de língua'. Aprendizes pouco motivados,
inseguros, ansiosos e com baixa autoestima teriam um filtro afetivo alto, o que impediria a
conexão do input com o DAL.
(d) postula que adquirimos a língua de uma forma espantosamente simples – quando
compreendemos a mensagem. A hipótese prevê que existe apenas uma forma de adquirir a
língua: compreendendo mensagens, ou seja, recebendo ‘input compreensível’.
(e) reforça que nossa habilidade em produzir enunciados em outra língua é fruto de um
conhecimento inconsciente e que o conhecimento consciente tem como função o
monitoramento. Esse conhecimento consciente serve para editar, ou seja, fazer correções no
output antes das produções escritas ou orais. Esse foco na forma visa à precisão gramatical.
Assinale a alternativa que apresenta a correta ligação entre as colunas. 
Escolha uma opção:
a. 1 (e); 2 (b); 3 (d); 4 (a); 5 (c).
b. 1 (a); 2 (c); 3 (e); 4 (b); 5 (d).
c. 1 (c); 2 (d); 3 (a); 4 (e); 5 (b).
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 7/16
d. 1 (b); 2 (a); 3 (e); 4 (d); 5 (c). 
e. 1 (d); 2 (e); 3 (b); 4 (c); 5 (a).
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
No que se refere a Vygotski (1979), sabe-se que o estudioso defende a importância do papel
do sujeito no processo de aquisição de conhecimento. Segundo o autor, o sujeito não é apenas
ativo, mas também interativo, já que constrói conhecimento a partir de suas trocas com outros
sujeitos e consigo mesmo, a partir de relações intra e interpessoais. O indivíduo é, desse
modo, fruto de um processo sócio-histórico e a linguagem, por sua vez, é mediadora entre o
sujeito e o objeto de seu conhecimento. 
Para Vygotsky a linguagem tem duas funções complementares. Quais seriam elas?
Escolha uma opção:
a. No plano natural (biológico) proporciona a fala, e no plano comportamental, é
formadora de cidadãos.
b. No plano social (intra-psicológico), é meio de reflexão, e no plano interno (extra-
psicológico), produz comunicação.
c. No plano social (extra-psicológico) proporciona a comunicação, e no plano interno
(intra-psicológico), como meio de reflexão. 
d. No plano psicológico, proporciona a formação individual, e no plano social, é meio de
formação coletiva.
e. No plano natural (biológico), é meio de constituição do ser como espécie, e no plano
comportamental, é formador de sujeitos sociais.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 8/16
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A teoria behaviorista-estrutural (behaviorista/empirista) teve sua origem influenciada pela
psicologia behaviorista (Watson, 1924; Skinner, 1957) e a linguística estrutural (Bloomfield,
1933). De acordo com Paiva (2014), essa teoria foi dominante nas duas décadas subsequentes
à Segunda Guerra Mundial. Embora não traga uma fórmula para a teoria da aquisição, fornece
princípios e orientações que merecem ser explicados. 
Com base nessa teoria, analise as afirmações abaixo.
I. A língua era um tipo simples de comportamento, um hábito manipulável; e as respostas
verbais são condicionadas a estímulos e hábitos. 
II. O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral é sinônimo de formação de
hábitos e seus princípios são: i) a aprendizagem acontece através da repetição de estímulos, ii)
os reforços positivos e negativos têm influência fundamental para a formação dos hábitos
desejados, iii) a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.
III. A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e
automática por meio de estímulos e respostas. Os mecanismos centrais da formação de
hábitos são o condicionamento e o reforço.
IV. Os conceitos de transferência positiva e transferência negativa/interferência (estudados na
unidade anterior) advém do behaviorismo.
V. Paiva (2014) admite que a teoria behaviorista-estrutural se ampara em duas colunas: a
linguística, por compreender a língua como um conjunto de estruturas, e a psicológica, em
virtude de analisar a aprendizagem como formação de hábitos automáticos. “Assim, adquirir
uma língua é adquirir hábitos linguísticos automáticos e isso é feito através da repetição de
estruturas básicas da língua” (PAIVA, 2014, p. 22). 
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas I, V.
b. Nenhuma alternativa se refere à teoria behaviorista.
c. Apenas I, III.
d. Todas as alternativas estão corretas. 
e. Apenas II, IV, V.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 9/16
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Na prática, ser professor de língua estrangeira, em especial no Brasil, não é uma tarefa fácil.
Estudos (Almeida Filho, 1992; Martins e Anchieta, 2009) revelam que os alunos formados nos
cursos de Letras, no Brasil, saem da universidade sem atingir um nível de proficiência
satisfatório, o que faz com que muitos professores tenham um baixo domínio da língua que
ensinam. Além da má formação nas universidades, outros fatores contribuem para o insucesso
do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Quais são esses fatores?
I. cargas horárias desumanizadas;
II. salas de aula superlotadas;
III. falta de recursos (como computadores com bom acesso à internet);
IV. sucateamento de estruturas;
V. excesso de trabalho;
VI. baixa remuneração;
VII. falta de tempo para preparo das aulas e para estudos continuados.
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas I, II, III.
b. Apenas I, II.
c. Apenas IV, V, VI.
d. Apenas III, VI, VII.
e. Infelizmente, todas as alternativas estão corretas. 
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 10/16
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Paiva (2014) declara que o modelo da gramática universal se volta para a ideia de que o ser
humano é biologicamente provido de um dispositivo de aquisição de linguagem (DAL). Para
esse modelo, “todos os falantes, de qualquer língua, possuiriam um conjunto de princípios e
parâmetros que modelam a língua” (PAIVA, 2014, p. 75).
Pensando nisso, e com base em seus estudos, qual é a teoria linguística que influencia o
modelo de gramática universal?
Escolha uma opção:
a. A sociolinguística.
b. O behaviorismo.
c. O funcionalismo.
d. O gerativismo chomskiano. 
e. O estruturalismo.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Santos Gargallo (2010) adota o termo “inconsciente” para o processo de aquisição de línguas.
Por que isso acontece?
Escolha uma opção:
a. Porque a aquisição é um processo consciente que se produz através da instrução
formal na aula e implica um conhecimento explícito da língua como sistema.
b. Porque a aquisição é um processo consciente que resulta em saber sobre a língua
sobre ela.
c. Porque a aquisição é um processo espontâneo e inconsciente de internalização de
regras como consequência do uso natural da linguagem com fins comunicativos e sem
atenção expressa à forma. 
d. Porque a aquisição é subconsciente idêntica ao processo que a criança utiliza aoaprender sua LM.
e. Porque a aquisição é o elemento primário na vida de uma comunidade.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 11/16
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Conforme estudamos, Maingueneau (1996) defende que a Linguística Aplicada se diferencia
por três características: (i) a linguística aplicada responde a uma demanda social; (ii) a
linguística aplicada faz empréstimos a diferentes domínios científicos e técnicos; (iii) a
linguística aplicada é avaliada por seus resultados. Com base nessas características, analise
as afirmações abaixo. 
I. A LA responde a uma demanda social em razão de assumir a existência de problemas sociais
vinculados à linguagem e a necessidade de contribuir com possíveis soluções para essas
intempéries. 
II. No que tange ao fato de a LA fazer empréstimos diversificados, sabe-se que, para formular
seus métodos de pesquisa, a LA une conceitos e metodologias de diferentes áreas,
principalmente ligando a linguística, a matemática e a física. 
III. Na LA, os resultados obtidos na pesquisa serão avaliados como mais ou menos profícuos
de acordo com a adequação da demanda traçada.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmação(ões) correta(s).
Escolha uma opção:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Nenhuma está correta.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas. 
e. Apenas I e II estão corretas.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 12/16
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
No que diz respeito à linguagem, objeto de estudo da Linguística Aplicada, analise as
afirmações a seguir:
I. A linguagem ocupa lugar central na vida humana; afinal, é ela que nos permite a simbolização
do real, uma vez que viabiliza a formação de conceitos, a abstração e a organização cognitiva
das representações do mundo extramental.
II. A linguagem permite-nos, ainda e fundamentalmente, a interação social, condição para a
vida em sociedade.
III. A linguagem tem sido, historicamente, uma questão pouco estudada pelo homem. 
IV. A linguagem é tida como um instrumento de mediação e de interação social, garantindo a
comunicação, a formação e manutenção das relações sociais, a constituição dos sujeitos e a
construção do conhecimento.
V. “Linguagem” tem o mesmo significado que “língua”.
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas I, II e IV. 
b. Apenas I, III.
c. Apenas II, IV.
d. Apenas III, V.
e. Apenas I, IV.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 13/16
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A aquisição da Primeira Língua, ou da Língua Materna, trata-se de um fator identitário de suma
importância para a formação do conhecimento de mundo e da capacidade de interação social
do falante, dado que, em conjunto com a competência linguística, são construídos valores
individuais e coletivos.
Sobre a Primeira Língua/Língua Materna, analise as afirmações e assinale a única correta.
Escolha uma opção:
a. Aquela aprendida por razões instrumentais ou extrínsecas, como, por exemplo, uma
pessoa que mudou de país e precisa da nova língua para sobreviver.
b. Pode se referir à aquisição da língua que é falada no país por um estudante
estrangeiro.
c. Aquela aprendida por motivos intrínsecos, seja por gosto ou por viagens esporádicas e
estudos.
d. A Língua Materna é aprendida primeiramente para um contato fora da própria
comunidade.
e. A Língua materna é a língua que se constitui a identidade pessoal, regional, étnica e
cultural da pessoa. É uma língua que se adquire sem aprendê-la, uma língua-reflexa, uma
fala abundante, invasora, que vem do interior ... das entranhas e que será falada, em
consequência, sem vigilância metalinguística, sem que o falante calibre ou controle
conscientemente os efetivos discursos categoriais de sua fala. 
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 14/16
Questão 14
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Além da formação continuada dos professores, existem outras estratégias que podem ajudá-lo,
a saber:
1. Usar diferentes gêneros textuais/discursivos no processo de ensino-aprendizagem de
uma segunda língua, de modo a correlacionar texto, contexto, aspectos gramaticais e
linguísticos;
2. Enfocar nos multiletramentos, nos letramentos multissemióticos e nos letramentos
críticos necessários para a interlocução entre linguagem e contexto;
3. Promover o diálogo entre textos e intertextos que partam de uma análise dos aspectos
da linguagem, da cultura e do meio/contexto em que estão inseridos para a formação
crítica dos alunos;
4. Inclusão de novas tecnologias e da multimodalidade na construção de sentidos;
5. Chamar outros professores, pesquisadores ou falantes nativos da língua-alvo para bater
um papo com os alunos durante as aulas de LE;
6. Refletir sobre as ideologias presentes no uso e no ensino de línguas estrangeiras no
país. 
Analisando as afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
Escolha uma opção:
a. Apenas 4, 5, 6.
b. Todas as afirmações estão corretas.
c. Apenas 2, 5.
d. Apenas 1, 3, 4, 6.
e. Apenas 1, 2, 3. 
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 15/16
Questão 15
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Ao falarmos sobre a hipótese do output ou da lingualização, devemos nos recorrer aos estudos
de Swain (1985, 1995, 2005), que defende a importância do output compreensível no processo
de aquisição. Segundo a autora, “o papel das trocas interacionais na aquisição de segunda
língua pode ter tanto a ver com ‘output compreensível’ como com ‘input compreensível’”
(SWAIN, 1985, p. 236). 
No que diz respeito à hipótese do output ou da lingualização, analise as afirmações abaixo.
I. Se aprende a falar falando e que o significado de ‘negociação de sentido’ deve ir além do
sentido simples de ‘transmitir uma mensagem’, para incluir a ideia de transmitir uma mensagem
de forma coerente e apropriada.
II. A definição de output nessa hipótese está voltada apenas ao resultado/produto da ASL, e
não ao processo de aprendizagem.
III. É o diálogo que constrói o conhecimento linguístico. É o que permite que o desempenho
supere a competência. É onde o uso da língua e a aprendizagem da língua ocorrem
simultaneamente. É o uso da língua mediando a aprendizagem da língua. É atividade cognitiva
e é atividade social. 
IV. “Lingualização” seria “um processo sem fim e dinâmico de uso da língua para produção de
sentido” (SWAIN, 2006, p. 96), um “processo de produção de sentido e de criação de
conhecimento e de experiência através da linguagem” (SWAIN, 2006, p. 98). 
Estão corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas I, III.
b.
Apenas IV. 
c. Apenas II.
d. Apenas I, III, IV. 
e. Apenas II, IV.
27/11/2023, 09:31 PROVA - AVP2023/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3293083 16/16

Mais conteúdos dessa disciplina