Buscar

TED DE ODONTOGENÉTICA 22

Prévia do material em texto

TED DE ODONTOGENÉTICA 22/05
ALUNO: MARCELLO JOSÉ VIEIRA VERAS
SEDE: BENFICA
GENÉTICA DA CÁRIE
1) Descreva em detalhadamente os fatores etiológicos envolvidos na doença cárie
Os 3 principais fatores são o hospedeiro, substrato ( dieta cariogênica) e microrganismos (S. mutans e S. sobrinos, por exemplo)
2) Como o microrganismo pode estar mais associado a uma maior cariogenicidade? Explique.
Pois eles podem associar os mecanismos ambientais com os genéticos. Por exemplo, o indivíduo possui uma tendência a ter cárie e também não higieniza a boca corretamente , são fatores que juntos dão maiores chances de desenvolver a cárie.
3) Para se pesquisar se existe causa genética de uma doença no hospedeiro, quais os tipos de estudos importantes ? Explique cada um.
Estudos moleculares: estudo em que os genes são mapeados para saber se possuem relação com alguma doença. Costumam ser mais caros.
Estudos observacionais: Como o próprio nome já diz, possui o objetivo de investigar e observar se existe casos de uma determinada doença em seu histórico familiar.
DOENÇA PERIODONTAL
1) Como é a prevalência e a distribuição da doença periodontal na população 
A prevalência da doença periodontal “moderada a grave” em adultos no Brasil foi de 15,3%. Entre as capitais, variou de 5,7% em Maceió a 34,9% em Macapá. Nos municípios do interior, a menor prevalência foi observada na região Sul (8,4%), enquanto a maior foi na Centro-Oeste (20,0%).
2) A doença periodontal é uma doença monogênica ou poligênica?
Poligênica, pois está envolvida com diversos genes.
3) Quais os fatores de risco envolvidos na doença periodontal?
Fatores genéticos, como diabetes, doenças autoimunes, doenças congênitas; fatores ambientais, como tabagismo, etilismo, dieta descontrolada.
4) O que é polimorfismo?
É a mudança sutil de um gene/produto, ocorrendo em genes que geram proteínas que desempenham papel na resposta inflamatória/ imunológica.
5) Quais tipos de estudos mostram evidências de predisposição genética para a periodontite?
Estudos com populações, gêmeos, doenças hereditárias.
6) Como o polimorfismo pode ser associado a suscetibilidade à doença?
Podendo alterar a suscetibilidade à doença, por meio de produtos proteicos que são gerados pelo polimorfismo, que atuam na resposta imune.
7) É possível modificar a suscetibilidade de um indivíduo para desenvolver periodontite?
Sim, com o uso de anti-inflamatórios (farmacologicamente) ou “desligar” um gene de reabsorção óssea (futuramente, com a terapia gênica).

Continue navegando