Buscar

Ted cirurgias periodontais Indicações para cirurgias periodontais Técnicas cirúrgicas Retalhos Espaço biológico Indicações para cirurgias de aument...

Ted cirurgias periodontais
Indicações para cirurgias periodontais
Técnicas cirúrgicas
Retalhos
Espaço biológico
Indicações para cirurgias de aumento de coroa clínica
Passos da técnica cirúrgica para restabelecimento do espaço biológico
Áreas com persistência da doença
1. As indicações são: hiperplasia gengival inflamatórias; medicamentosa; fibromatose gengival hereditária; necessidade de exposição da coroa e correção de defeitos estéticos, erupção passiva alterada; revestimento da parte das coroas anatômicas pela gengiva; dentes com formato quadrado e gengiva espessa, restauradora, sequela GUN, invaginações teciduais após movimentação ortodôntica.
2. Gengivoplastia: Reconformação da gengiva livre para criar contornos estéticos e fisiológicos. Gengivectomia: Eliminação do tecido gengival hiperplasiado para o estabelecimento do contorno gengival anatômico.
3. A técnica cirúrgica segue os seguintes passos: Anestesia. Marcação de pontos sangrantes. Incisão primária (Bisel externo). Incisão secundária. Remoção do tecido gengival. Raspagem. Limpeza do campo operatório.
4. Os cimentos cirúrgicos funcionam como curativos periodontais e de tecidos moles após cirurgias orais e extrações dentárias para proteger as suturas, ajudar na cicatrização e melhorar as sensações do paciente com recuperações mais curtas e mais confortáveis.
5. Incisão Verticais: é uma incisão relaxante ou oblíqua relaxante. Além da linha mucogengival-isso permite que o retalho seja deslocado. As incisões devem ser divergentes para a base, para garantir o suprimento sanguíneo desse tecido. Devem ser evitadas nas áreas: lingual e palatina. Incisão em Bisel Interno: o retalho é refletido para expor osso subjacente e a raiz. A angulação do bisturi deve ser voltada para a raiz, entorno de 45° (ideal) a 90º. Produz margem delgada e fina para adaptação osso-dente. Conserva relativamente a superfície externa da gengiva. Muito utilizada em cirurgia de aumento de coroa clínica estético. Incisão Sulcular: É realizada da base do sulco até tocar a crista óssea, circundando o dente de forma completa. A angulação do bisturi deve ser paralela ao longo eixo do dente. Preserva totalmente o tecido queratinizado. É uma incisão secundária, e a mais conservadora de todas, pois preserva o tecido gengival por completo. Incisão Interdental: separar o colar da gengiva deixando bem torno do dente. Realizada se nas duas primeiras incisões o tecido não for destacado
6. Retalho tipo Envelope: Não possui incisões relaxantes. Diminui o tempo operatório; Pós-operatório para o paciente tende a ser melhor; Mais utilizado; Região cruenta menor. Retalho com Incisões Relaxantes: Realizado somente quando há uma grande necessidade. Técnica de Windman: Retalho para acesso radicular e remoção de parte da bolsa. Combinação da incisão: bisel interno, Sulcular e interdental.
7. a) Confecção de retalho Widman modificado, retalho reposicionado apicalmente. b) Retalho de Kirkland, retalho Sulcular. c) Retalho reposiciona do lateralmente.
8. O espaço biológico é a distância compreendida entre a crista óssea alveolar e a margem gengival livre. E por isso, tem por função proteger os tecidos de sustentação do elemento dentário da agressão bacteriana e suas toxinas, pois existe uma luta do organismo em manter sua integridade física.
9. • Preparos dentais invadindo o espaço biológico; • Destruição do elemento dentário invadindo o espaço biológico; • Coroa clínica curta dificultando a retenção de preparos protéticos; • Perfurações subgengivais durante o tratamento endodôntico; • Reabsorções radiculares do terço cervical; • Melhoria estética.
10. A técnica cirúrgica segue os seguintes passos: Anestesia; Confecção de retalho de Widman modificado; Deslocamento mucoperiosteal; Remodelação do osso para restabelecer o espaço biológico; Limpeza com soro; Sutura simoles nas áreas proximais; Fechamento da cavidade de cárie/recolocação do provisório; Instruções pós-operatórias e prescrição quando necessário.
11. Áreas com persistência da doença. Profundidade de sondagem alimentada; Sangramento à sondagem. Áreas de difícil acesso a instrumentação não-cirúrgica.

Essa pergunta também está no material:

Ted cirurgias periodontais docx clínica III leticia
3 pág.

Pré-clínica III Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Este é um texto sobre cirurgias periodontais, que inclui indicações para cirurgias periodontais, técnicas cirúrgicas, retalhos, espaço biológico, indicações para cirurgias de aumento de coroa clínica, passos da técnica cirúrgica para restabelecimento do espaço biológico e áreas com persistência da doença. O texto é bastante informativo e pode ser útil para estudantes de odontologia que desejam aprender mais sobre o assunto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais