Buscar

ppp4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário
Pergunta 1 
Analise o excerto a seguir.
"[...] A população negra brasileira ainda enfrenta um abismo de desigualdade. São os negros as maiores vítimas da violência e os que sofrem mais com a pobreza. Eles também têm pouca representatividade nas esferas políticas e têm renda média muito menor que a dos brancos. A discussão sobre estas barreiras a serem superadas volta ao centro do debate nesta quinta-feira, quando o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra. [...] Dados do IBGE mostram que as mulheres negras, quando comparadas com outros segmentos da população, são as que se sentem mais inseguras em todos os ambientes, até mesmo em suas próprias casas [...]".
SOUZA, B. 8 dados que mostram o abismo social entre negros e brancos. Exame.com, São Paulo, 20 nov. 2014. Disponível em: <exame.abril.com.br/brasil/noticias/8-dados-que-mostram-o-abismo-social-entre-negros-e-brancos>. Acesso em: 11/05/2016.
 
Nesse sentido, é correto afirmar que a desigualdade racial com as mulheres negras no contexto brasileiro:
a) é perceptível, requer ações contínuas e envolve várias questões sociais no que tange às diferenças entre as mulheres negras e brancas.
b) tem avançado devido às políticas de cotas para negros e à expansão de acesso ao ensino superior nas últimas décadas.
c) se assemelha à desigualdade com a mulher branca em relação à violência e à expectativa de vida desses dois estratos.
d) é observável na renda familiar de mulheres negras, pois essa população é maior em números em relação aos brancos.
e) tem diminuído, apesar de as políticas chamadas afirmativas não estarem oferecendo retorno na busca pela conscientização da desigualdade racial.
Pergunta 2 
Analise o excerto a seguir.
"[...] No Brasil, as desigualdades de gênero e raça não são fenômenos que estão referidos a 'minorias' ou a grupos específicos da sociedade. Pelo contrário, são problemas que dizem respeito às grandes maiorias da população: segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2003, as mulheres representam 43% da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil e os negros (de ambos os sexos) representam 46%. Somados, correspondem a aproximadamente 70% da PEA (60 milhões de pessoas) [...]".
ABRAMO, L. Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 58, n. 4, out./dez. 2006. Disponível em: <cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252006000400020&script=sci_arttext>. Acesso em: 06/05/2016.
A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 I. ( ) A diferenciação maior que se observa é a que ocorre entre brancos e negros, apesar de a desigualdade de raça/etnia atingir outros estratos da população brasileira.
II. ( ) A população de origem negra e parda está em ocupações no mercado informal de trabalho em menor número que a população branca.
III. ( ) A desigualdade também se reflete no acesso à educação e, principalmente, no acesso à educação de nível superior.
IV. ( ) Podemos verificar facilmente a diferenciação entre brancos e negros no que diz respeito à ocupação profissional e aos salários que recebem.
V. ( ) Com a predominância da população afrodescendente, a diferenciação ou desigualdade social de raça/etnia se tornou menos comum com esses cidadãos.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, V, F, V, V.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, F, F, V.
d) V, F, V, V, F.
e) V, F, V, F, F.
Pergunta 3 
Leia atentamente o fragmento a seguir.
"A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda [...]".
ORSON, C. Desigualdade Social. Brasil Escola, Goiânia, 2016. Disponível em: <brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm>. Acesso em: 06/05/2016.
 A partir desse contexto da desigualdade social e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) A desigualdade social é um fenômeno que se perpetua no país desde os tempos do Brasil Colônia e demonstra, com isso, a existência de uma sociedade hierarquizada.
II. ( ) A desigualdade social mostra sua face por meio da extrema diferença social entre ricos e pobres.
III. ( ) A desigualdade é um contexto em que distintos estratos sociais vivem e se reproduzem historicamente.
IV. ( ) Podemos dizer que a desigualdade está presente onde existe, por exemplo, saneamento básico, moradias e trabalho suficientes para toda a população.
V. ( ) A desigualdade social atinge principalmente aqueles que não têm emprego fixo ou renda.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, F, F, V, V.
b) V, F, V, F, F.
c) V, F, V, V, F.
d) F, V, F, F, V.
e) V, V, V, F, V.
Pergunta 4 
Leia o excerto a seguir.
"A desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida [...]".
PENA, R. F. A. Desigualdade Social. Alunos Online, Goiânia, 2016. Disponível em: <alunosonline.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.html>. Acesso em: 06/05/2016.
 Nesse sentido, é correto afirmar que a desigualdade social corresponde a:
a) realidade dos brasileiros antes situados abaixo da linha da pobreza e que hoje, amparados por programas sociais, melhoraram significativamente sua qualidade de vida.
b) aplicação de políticas públicas que tenham o objetivo de melhorar os acessos a bens básicos, como, por exemplo, educação, saúde e moradia.
c) uma situação social em que os cidadãos obtêm condições adequadas para sua sobrevivência, como necessidades básicas de moradia, educação e saúde.
d) um quadro social que o Brasil enfrenta, no qual falta a aplicação de políticas públicas mais eficientes para melhorar o acesso a bens sociais básicos para a população.
e) ações desenvolvidas pelo Estado para que a população consiga ter certa mobilidade de geração em geração, garantindo boas perspectivas para o futuro.
Pergunta 5 
O problema das relações raciais no Brasil que influenciam a construção do ser social e o exercício da cidadania está disfarçado pelo mito da democracia racial. Esse mito denota a crença de que não há desigualdade social devido à diferença étnico-racial, quando, na verdade, as estatísticas mostram o contrário. Como entender que a maioria da população é discriminada por sua origem cultural? Como entender que o povo que ajudou a construir o Brasil ainda é discriminado devido à cor da pele? O censo 2010 mostrou que a desigualdade social está ainda associada à cor da pele, e isso precisa ser combatido com urgência.
GOÉS, P. Brasil: Censo "revela" que maioria da população brasileira é negra. Global Voices, [s. l.], 24 nov. 2011. Disponível em: <pt.globalvoices.org/2011/11/24/brasil-censo-populacao-negra/>. Acesso em: 10/05/2016.
 A partir do contexto das diferenças étnico-raciais e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 I. ( ) Em meio a tantas desigualdades sociais existentes no Brasil, a de raça e etnia se destaca, pois temos uma população em termos numéricos de predominância negra.II. ( ) É possível verificar a desigualdade social entre negros e brancos por meio da diferença encontrada em relação à profissão que ocupam e ao valor que recebem.
III. ( ) As diferenças de raça/etnia no Brasil têm gerado ações e políticas sociais de inclusão, como, por exemplo, a políticas de cotas no acesso à educação superior.
IV. ( ) As cotas para negros e as vagas em concursos públicos de ingresso em carreiras do setor público visam diminuir o ingresso de brancos nesse campo de atuação.
V. ( ) No contexto brasileiro, o foco da desigualdade racial é frequente em relação aos índios e descendentes de europeus.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, F, V, V.
e) V, V, V, F, F.
5 de 5 perguntas salvas

Outros materiais