Buscar

Atividade 1_Seleção de Materiais Mecânicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS
Atividade 1
 
Ao selecionar um material para ser utilizado na fabricação de um produto, é necessário saber a quais condições o produto deverá suportar, ou seja, quais propriedades o produto deverá possuir. Conhecendo as propriedades necessárias, é realizada a seleção do material que atenda a essas necessidades, para então dar continuidade ao desenvolvimento do projeto do produto. Por isso, é fundamental conhecer as principais propriedades dos materiais e as representações, em forma de diagrama. Descreva, com suas palavras, o que é condutividade elétrica e ferroeletricidade.   
Resposta
Condutividade Elétrica: A condutividade elétrica é uma característica que material tem de conduzir cargas elétricas, ou seja, o quão facilmente as cargas elétricas atravessam o material. Os materiais que conseguem transportar facilmente cargas elétricas são chamados de materiais condutores, como exemplo podemos citar os metais. Já os materiais que não transportam cargas elétricas, esses são chamados de materiais isolantes, e os materiais que conduzem cargas elétricas intermediarias são chamados de semicondutores.
Ferroeletricidade: A ferroeletricidade é o nome de uma característica do material. Também pode ser conhecida como polarização espontânea. Isso ocorre quando o material se polariza sem a presença de um campo elétrico. Essa característica pode ser invertida com a aplicação de um campo elétrico externo. Há também materiais que perdem esse comportamento quando são aquecidos a certas temperaturas. O titanato de bário perde a sua característica de ferroeletricidade quando aquecido a 120 °C.

Outros materiais