Buscar

DISCURSIVA CORRIGIDAS - Ciência, Tecnologia e Educação e EAD (2)

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Ciência, Tecnologia e Educação
Fundamentos da Educação a Distância
	Data de início:
	07/04/2016 15:20
	Prazo máximo entrega:
	07/04/2016 16:35
	Data de entrega:
	07/04/2016 15:56
Questão 1/5
Leia os fragmentos do texto a seguir:
 
“Apesar de os avanços tecnológicos terem possibilitado a evolução da educação a distância e de muitas vezes nos maravilharmos com a infinidade de recursos e possibilidades oferecidas pela tecnologia à EAD, Levine nos chama a atenção para o fato de que “o aspecto essencial de qualquer situação de ensino e aprendizagem deve ser o aprendiz” (LEVINE, 2005, p. 17), e que, infelizmente, muitas vezes a preocupação com o uso da tecnologia distorce esse foco, deslocando para segundo plano o aprendiz e a aprendizagem.”
Revista Educação Online. Volume 5 - No 1 - Janeiro/Abril de 2011. Disponível em: file:///C:/Users/92005316/Downloads/193-593-7-PB.pdf Acesso em 04/02/2016
 
Após a leitura do trecho do artigo acima e dos conteúdos abordados no livro-base, responda a seguinte questão:
 
A Teleducação fez parte da educação a distância no Brasil, em uma época a qual passava por avanços significativos. Diante desta modalidade de ensino, explique como funcionava esse processo educacional:
Nota: 10.0
	A teleducação foi uma modalidade de ensino da educação a distância, onde atingia muitas pessoas, mesmo aquelas espalhadas em diferentes locais, por meio de sistemas eletrônicos como rádio, televisão e teleconferência. Durante várias décadas, no Brasil, a teleducação, era a educação a distância feita por TV. Resposta disponível nas páginas 105 e 106 – capítulo 01.
 
Resposta:A teleducação no Brasil vem passando por avanços, o que antes era através de rádio e cartas, com o passar do tempo evoluiu para ínternet, , logo vídeo conferência, compartilhamento de arquivos até atingirmos o auge que seria transmissão via satélite onde podemos ter aulas ao vivo, chats, radio web dentre outros, sem contar o material didático rico em conteúdos.
Questão 2/5
Observe a charge:
 
http://2.bp.blogspot.com/-bl1Ex23F5Ps/Ug6BLfQ4eeI/AAAAAAAAAHE/x6eQpE6cA8Y/s1600/Inclus%C3%A3o+Digital_Charge_F%C3%B3rum_Kika_04agosto+_+Kika.png
 
Sabe-se que muitos professores ainda não são incluídos digitalmente. De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, aponte de que forma essa inclusão deve acontecer.
Nota: 20.0
	 Para firmar esses compromissos, o professor tem de ser incluído digitalmente e, como afirma Brito (2006), essa inclusão digital tem de acontecer numa perspectiva da participação ativa, da produção de cultura e conhecimento, o que implica vontade e ação política e um amplo programa de formação continuada dos professores.  Isso tudo devido aos professores serem os agentes promotores de processos educativos, capazes de dar à população a oportunidade de participação na dinâmica contemporânea como sujeitos críticos, criativos, éticos, autônomos e com poder de decisão e de produção. Apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdade inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: ~uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar; ~o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem. Nesse sentido, é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano (P.49-50)
 
Resposta:Hoje muitos professores ainda não se adaptaram ao mundo digital tendo resistência até mesmo em aprender, não basta aprender a ligar e desligar o computador. É importante que aprenda a lidar com a realidade. Nossas crianças hoje aprendem rapidamente a lidar com a tecnologia e e justamente com essa tecnologia que prendem suas atenções e despertam curiosidades, não basta o professor usar somente quadro de giz por exemplo em uma sala totalmente informatizada. Então o professor deve aprender a lecionar com joguinhos educativos, links educacionais, até mesmo as redes sociais para que esses alunos aprendam a ser questionadores e críticos.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A interação que denominamos Educação a Distância é a inter-relação das pessoas que são professores e alunos, nos ambientes que possuem a característica especial de estarem separados entre si. É a distância física que conduz a um hiato na comunicação, um espaço psicológico de compreensões errôneas potenciais entre os instrumentos e os alunos que precisa ser suplantado por técnicas especiais de ensino – isso é a Interação a Distância.
 
MOORE, M. M. ; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007, p. 240)
 
Podemos definir alguns princípios educacionais fundamentais para a qualidade na Educação a distância. Cite e descreva dois desses princípios:
Nota: 10.0
	Ação comunicativa: Ato educativo que propicia a interlocução ativa e criativa entre professores e alunos, desencadeando a prática do aluno proativo e pesquisador.
Autonomia: É a habilidade de se responsabilizar por sua própria aprendizagem de acordo com o nível de ensino, a partir de um plano de estudo com os recursos necessários.
Equidade: É considerada com base nas dimensões educacionais, socioeconômica, de gênero e de raça, entre outras. A busca de superação das condições de desigualdades.
Colaboração: Esse princípio requer que o indivíduo  compartilhe saberes e experiências tanto para aprender como para praticar suas habilidades e competências  com os outros, para reelaborar e ou produzir conhecimentos.
Acessibilidade: É um direito que o aluno tem no processo da educação formal, com materiais, plataformas e serviços  dimensionados para que sejam acessíveis para os diferentes estilos de aprendizagem e limites que os alunos apresentem. (Respstas nas páginas 20 a 26)
 
Resposta: O aluno precisa ter autonomia e auto-aprendizado para estudar a distância, ser reflexivo e 
Questão 4/5
Leia o texto:
 
O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, em 1971, [...] quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos) em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os registros indicam a Universidade Federal do Rio de Janeiro como instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas, por meio do Departamento de Cálculo Científico, criado em 1966, que deu origem ao Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João Kerginaldo Firmino do Nascimento. – Brasília : Universidade de Brasília, 2007.p.12
 
Dentre os programas governamentais em informática na Educação, na década de 1990, surge o ProInfo. Explique a importância deste programa, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base da disciplina.
Nota: 16.0
	Em 1997, com as experiências acumuladas em informática educativa, é criado o ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), que determina a distribuição de computadores para escolas públicas do ensino fundamental e a criação de NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais), os quais seriam os responsáveis pela formação de professores e técnicos, bem como pelo suporte técnico e pedagógico nas escolas. Os profissionaisatuantes nos NTEs, os multiplicadores, foram capacitados por universidades em cursos de especialização em informática educativa (Moraes, 1997). (P. 73-74)
Resposta:Pro-info foi um programa de inclusão digital no brasil onde preestabelece o uso da tecnologia na educação a distância. Com esse programa foi possível a transmissão de vídeo-aulas e teleconferências.
Questão 5/5
Alguns autores apontam fragilidades de alguns professores na sua prática docente. Leia, a seguir, o que Dias afirma:
 
Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais. O aluno, na verdade, apreende ou absorve passivamente o que o professor ou o material didático transmitem, sem questionar, interagir com os colegas, pensar, correr riscos, aceitar desafios, raciocinar e resolver situações-problema. Tal prática pedagógica visa, sobretudo, à acumulação de informações.
 
DIAS, Angelo M. R.
Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. IN:
COSCARELLI, Carla V. (org.). Novas tecnologias, novo textos novas formas de
pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P. 23
 
As autoras do livro-base também apresentam algumas considerações sobre o professor neste momento atual, declarando que alguns autores apontam que o professor não tem domínio sólido dos conteúdos, não consegue relacionar os conhecimentos que transmite à experiência do aluno e à realidade social, dentre outras situações. A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base, responda: Qual deve ser o papel do professor neste início de século?
Nota: 20.0
	Apontamos como caminho para o docente, que ele recupere o seu lugar na formação continuada, entendida aqui como ações tanto na direção de busca de conhecimento formal quanto, principalmente, de tomada de consciência de seu próprio fazer pedagógico, pois não podemos mais admitir aquele professor que arquiva conhecimentos porque não os concebe como busca e não busca, porque não é desafiado pelos seus alunos. O professor, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, tem que, no seu trabalho, estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno efetivamente aprenda e se desenvolva. Para isso, o professor deverá ter presentes os resultados das ciências pedagógicas, da didática e das metodologias específicas de cada disciplina, ou seja, um profissional que estará sempre se atualizando. (Freire, 1994). Para alcançar essa atualização, como já observado por Brito e Vermelho (1996), o professor deverá também utilizar as tecnologias educacionais: televisão, vídeo, retroprojetor, projetor de slides, computador etc., os quais poderão ajudá-lo na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valiosos recursos para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica do trabalho desenvolvido em laboratórios. Saviani (1991) diz que “a educação hoje já não pode mais manter-se somente como acadêmica ou profissionalizante, por isso necessitamos de professores que conheçam o sistema produtivo e principalmente as inovações tecnológicas”. Se o compromisso do professor competente é realmente como o ser humano concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, o profissional docente não deve prescindir da ciência nem da tecnologia, com as quais deve instrumentalizar-se para melhor lutar por sua causa. (P.47-48)
Resposta:O professor deve ter domínio dos conteúdos trabalhados em sala, deve transmitir esse conhecimento de forma clara e objetiva sem ser 'dono da verdade", deve permitir que o aluno reflita e questione sobre determinados assunto e usar a tecnologia para lecionar, e principalmente saber lidar com diferentes situações.

Continue navegando