Buscar

Educação Ambiental - Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como educadores, sabemos da necessidade de desenvolver atividades diferenciadas e criativas no decorrer das aulas, para instigar a curiosidade e a investigação científica dos estudantes. Assim, a Educação Ambiental possibilita aproximar o conteúdo à realidade da turma, auxiliando os estudantes na resolução de problemas e a ser mais críticos e autônomos na sociedade. Disserte sobre duas sugestões que podem ser adaptadas pelo educador ambiental, a fim de despertar nos estudantes o sentido da observação e reflexão sobre as questões naturais.
Resposta esperada
Existem inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas para despertar o sentido da observação e reflexão, como sugestão:
a) Realizar uma mini trilha no pátio da escola, utilizando apenas um barbante de aproximadamente um metro, lupa e caderno de registro. O estudante deverá observar o entorno do barbante e anotar as espécies de plantas, animais, lixo produzido pelo homem, materiais feitos pelo homem, entre outras coisas. Após essa análise, o professor deverá discutir as informações, refletindo sobre os registros feitos pela turma.
b) Fazer uma aula passeio, a fim de explorar os sentidos – odor, visão, tato e audição. Solicitar que, em silêncio, os estudantes registrem o que conseguem ouvir. Após, analisar a sensibilidade dos estudantes em perceberem as questões ambientais do entorno.
c) Produzir formigário ou minhocário com os estudantes, a fim de observar o comportamento desses animais, a forma de comunicação, a alimentação. Sugerir pesquisas que aproximam o estudante na busca do conhecimento científico.
d) Socializar com os colegas ou com os familiares também faz parte da construção dos saberes científicos e devem ser explorados pelo educador ambiental no espaço da escola.
Minha resposta
Experiência do Feijão: Nessa experiência o docente pedirá que os alunos levem para a escola: Um grão de feijão, uma caixinha de fósforo ou um copo descartáveis, um pedacinho de algodão. Assim os educandos irão "plantar" o feijãozinho sob o algodão e diariamente irão regá-lo e acompanhar o seu desenvolvimento. Descartar papel e plástico em um cantinho da escolha: Nesta experiência o docente pedirá que os alunos observem diariamente como esses materiais se encontram, para terem noção de como o plástico demora a se decompor na natureza.
2O Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) faz menção a algumas atuações que o educador ambiental necessita ter para realizar suas atividades de forma clara e objetiva, como: a) influenciar no planejamento das políticas públicas, participando dos espaços participativos; b) promover a transversalidade da questão ambiental, compartilhando essas informações em diferentes setores; c) estimular e promover formação continuada na área de Educação Ambiental. Com base nessas informações, disserte sobre como essas três ações podem influenciar nas atividades a serem realizadas pelos educadores ambientais e qual a aplicabilidade para a sociedade.
Resposta esperada
O educador ambiental é facilitador dos processos de ensino e aprendizagem para promover mudanças na sociedade e na natureza. As três ações podemos exemplificar da seguinte maneira: influenciar no planejamento pode ser por meio dos conselhos, fóruns, comitês, grupos de trabalhos diversos disponibilizados pelo município, onde o grupo reflete e coloca em prática as atividades discutidas. A transversalidade pode ser colocada em prática nas secretarias de obras, turismo, saneamento, saúde, educação, indústria, comércio, entre outros, já que envolve o setor público e privado. E a terceira ação precisa ser incentivada e realizada com mais frequência, pois todos precisam conhecer a "Educação Ambiental" para colocar em prática de forma correta.

Outros materiais