Buscar

Aneurisma Dissecante da Aorta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aneurisma Dissecante da Aorta:
· Os patologistas forenses, com frequência, deparam-se com casos de tamponamento cardíaco causados por rotura de aneurisma dissecante da porção inicial da aorta. 
· É uma lesão decorrente do enfraquecimento da parede da artéria por degeneração da sua túnica média, caracterizada por perda de fibras elásticas e acúmulo de matriz conjuntiva alterada em substituição ao tecido elástico. 
· Como os espaços sem fibras elásticas assumem aspecto cístico, a lesão é chamada de degeneração cística da média. 
· Esse enfraquecimento da túnica média permite que haja roturas transversais da túnica interna da aorta por onde o sangue penetra e disseca a parede arterial em duas camadas ao longo de uma distância variável. 
· A aorta fica como se fosse formada por dois tubos, um dentro do outro, separados pelo hematoma. O sangue que disseca a parede arterial pode romper o tubo externo em qualquer ponto da dissecção. 
· É mais comum que isso ocorra na porção ascendente, o que explica o hemopericárdio e o tamponamento cardíaco. 
· Mas há casos em que a rotura foi feita para uma cavidade pleural ou para a cavidade peritoneal.
· O aneurisma dissecante afeta, na maioria homens entre 40 e 60 anos, portadores de hipertensão arterial, mas, nos casos de morte súbita por tamponamento cardíaco, a túnica interna da aorta não costuma mostrar sinais de aterosclerose. 
· Costuma vir sem aviso prévio. Não há dilatação da aorta, daí a impropriedade da denominação aneurisma. A vítima não tem a menor ideia da ameaça que paira sobre si 
• As outras formas de aneurisma aórtico são diagnosticadas muito antes da sua rotura em função dos sintomas causados pela dilatação progressiva do vaso. Assim, a morte desses pacientes não preenche os requisitos para ser enquadrada como morte súbita.

Continue navegando