Buscar

gestão de cadeia de suprimentos estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Segundo Ballou (2006) é possível classificar os elementos do nível de serviço como pré-transação; transação e pós transação. Segundo Chopra e Meidl (2011) existem algumas métricas como por exemplo:
· Tempo de resposta, (lead time) do pedido, ocorrendo entre a realização do pedido até a sua entrega;
· Variedade de produtos diz respeito ao número de diferentes produtos ou configurações que a rede de distribuição consegue oferecer;
 
Diante destes apontamentos, vamos analisar os elementos do nível de serviço logístico na cadeia de suprimentos com o objetivo de atender aos requisitos dos clientes e a eficiência da organização. A área de logística de uma grande empresa de restaurantes esta estruturando seu setor de compras e necessita avaliar possíveis fornecedores de materiais de consumo tais como alimentos em geral: arroz, feijão, farinha, legumes, verduras, pratos, talheres, guardanapos e etc.
 
Pergunta dessa discussão
1.Sugira um conjunto de métricas de nível de serviço que poderiam ser empregados nesse caso que atendam respectivamente os elementos de pré-transação; transação e pós transação.
Responder
Conjunto de métricas de nível de serviço para atender da melhor forma possível os requisitos dos clientes e assegurar a qualidade e eficiência da organização das mesmas.
Pré-transação:
- Possuir uma ampla variedade de fornecedores qualificados para atender a demanda
- Sistema de cotação em tempo real, para agilizar o recebimento das informações sobre os produtos e preços. 
Transação:
- Acompanhamento e rastreamento do pedido desde a solicitação até a entrega no estoque da empresa, de modo a otimizar o tempo e agilizar o planejamento estratégico. 
- Medir a qualidade dos produtos entregues de acordo com as especificações necessárias para atender com a melhor qualidade possível.
Pós-transação
- Analisar a quantidade de devoluções dos produtos devolvidos devido a problemas na qualidade dos produtos ou devido a danos e ou extravio nas entregas. A fim de reduzir perdas futuras e melhorar a qualidade dos serviços prestados. 
- Índice de avaliação do fornecedor com intuito de medir a qualidade dos produtos, satisfação relação aos fornecedores, prazos de entrega e suporte ao cliente.

Continue navegando