Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Capítulo I- Introdução
Contextualização
Neste presente trabalho debruçaremos sobre o histórial da educação física.
Educação Física é uma área do conhecimento humano ligada às práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. A Educação Física é o processo pedagógico que visa à formação do homem capaz de conduzir-se plenamente em suas atividades. Trabalha num sentido amplo, visando à prevenção de determinadas doenças.
A Educação Física é vista nos dias de hoje como uma disciplina construtiva de saúde, qualidade de vida e inclusão social. Porém em sua origem, o desenvolvimento dos movimentos e das qualidades corporais eram orientados para outros aspectos do cotidiano das pessoas que os praticavam.
1.1 Objectivos
· Geral: debruçar sobre História da Educação Física
1.2 Específicos: abordar sua origem e sua importãncia 
· Metodologia Qualitativa
· Método Investigativa
Capítulo II- Desenvolvimento
2.1 Surgimento
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. Seus objetivos? Realizar atividades, exercícios e fazer dietas que harmonizassem o funcionamento do corpo humano e também o caráter dos cidadãos. 
Os ideais gregos passaram pela civilização ocidental e inspiraram filósofos do Iluminismo, que defendiam a prática da EDUCAÇÃO FÍSICA como uma das fontes para uma vida saudável. No entanto, apenas após a passagem de duas Guerras Mundiais a prática de exercícios físicos se tornou popular – e obrigatória em instituições de ensino do Brasil e do Mundo.
Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado. Entre seus objetivos de pesquisas, destacam-se estudos de saúde de trabalhadores e saúde pública, práticas especiais para pessoas com deficiência, biomecânica do esporte (que analisa a locomoção do corpo), entre outros.
Quando se fala em educação física, forma-se logo no pensamento a imagem de movimento ou locomoção. Logo, não se pode pensar em exercícios físicos sem primeiro atentar para a sua origem: Os antropólogos e paleontólogos, pesquisando certos terrenos geológicos, descobriram que o homem apareceu entre o fim Plioceno e o começo do Pleistoceno.
A existência humana determina necessidades econômicas obrigaram o homem a locomover-se, de uma região para outra, numa mesma época do ano, ou em épocas diferentes, iniciando, assim, inconscientemente o adestramento do corpo, melhorando, através de milhões de anos, o seu aspecto físico para vencer melhor a luta pela vida, quer procurando os bens econômicos, quer defendendo-se ou atacando, sem, no entanto, constituir-se uma preocupação diária, em virtude de ser uma prática natural, do saltar, trepar, correr, lançar, nadar, aprimorando, consequentemente, as funções orgânicas. O elevado grau de desenvolvimento físico, decorrente do trabalho orgânico, agudeza dos sentidos de que eram dotados os povos selvagens, são provas irrefutáveis de que os exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem, em razão de suas necessidades econômicas e biológicas.
2.3 História 
Podemos dizer que o início da Educação Física remonta aos tempos do homem primitivo. Quando esse precisava expandir e fortalecer suas capacidades físicas com a finalidade de sobrevivência. Ser bem sucedido nos desafios diários era, muitas vezes, uma questão de vida ou morte para essa população. Mesmo podendo verificar neste período os primeiros registros da importância do desenvolvimento da força física, entre outros aspectos do treinamento humano, sendo exercida, sabemos que tudo isso acontecia de maneira inconsciente, ou seja, instintiva.
O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. 
Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções educando-as gradativa e inconscientemente, segundo as leis naturais de criação (biológicas), confirmando pelo aforismo: "Natura non facit saltus" (Cuvier)
2.4 Processo evolutivo do corpo humano
O processo evolutivo que o corpo humano sofreu através dos tempos, trouxe como resultado, em sua anatomia, um refinamento para os gestos motores em comparação aos nossos ancestrais. Levando em consideração que o ser humano necessitava correr, nadar, levantar, pular, entre outros exercícios, para a manutenção de sua sobrevivência. Esse progresso evolutivo foi aperfeiçoando muitos aspectos com base nas necessidades intrínsecas de ataque e defesa.
Demonstrando que essas transformações traziam vantagens, pois qualidades como a agilidade, destreza e força, entre outras, traziam aos indivíduos privilégios em relação aos outros animais ou aos outros indivíduos menos preparados dentro do próprio grupo. Podemos mencionar o polegar humano como exemplo de desenvolvimento que possibilitou um avanço sobre outras espécies.
Segundo historiadores, ainda em tempos remotos, a prática de exercícios físicos contribuiu para que as sociedades orientais começassem a se tornar mais civilizadas. No Oriente os exercícios eram vistos com um sentido moral e preparatório para a vida. Na Índia, a realização de atividades físicas estava completamente unida com o ensino e com a religião daquela sociedade, o que podemos observar até os dias atuais. Já na China, a origem do treinamento físico tinha um atributo mais bélico. O empenho de técnicas para aprimorar as qualidades físicas e motoras dos guerreiros conferia êxito e eram muito utilizadas na preparação para a guerra.
A sociedade grega antiga viveu um momento em que a atividade física era considerada muito importante e estava diretamente ligada à intelectualidade e à espiritualidade em forma de filosofia de vida e, até mesmo, relacionada com a mitologia da época.
Os gregos antigos pensavam que um corpo de aparência atlética era bem aceito visualmente e demonstrava habilidades tais como a vitalidade, destreza, saúde e, é claro, força. A atividade física era tão relevante na Grécia Antiga que os exercícios físicos faziam parte da Academia de Platão, a primeira escola de filosofia do mundo ocidental.
A Grécia também é considerada o “berço dos esportes”, pois foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Nos jogos da antiguidade os atletas faziam homenagens aos seus deuses com a prática das diferentes modalidades competitivas. Os Jogos Olímpicos mudaram muito ao longo do tempo, mas ainda conservam muito dos valores filosóficos e do espírito dos jogos originais gregos.
2.5 Já no Brasil
Já no Brasil, a Educação Física teve sua origem graças a uma grande miscigenação cultural. Desde as atividades rudimentares com objetivo de sobrevivência dos índios que habitavam o território primeiramente, passando pela chegada dos colonizadores e, posteriormente, os imigrantes, todos puderam acrescentar inúmeras fontes e elementos de suas próprias culturas para que a atividade física fosse aprimorada e adequada de acordo com as necessidades de sua sociedade e tempo.
No Brasil, a Educação Física vista como disciplina, com exercícios ministrados de forma organizada, possui sua origem por volta da metade do século XIX, ou seja, no período do Brasil Império. Foi nesse período da história que começaram a existir leis que permitiam a inclusão da ginástica na grade curricular de ensino e os estudantes passaram a usufruir desse benefício.
As transformações aconteceram ao longo dos anos, porém, foi apenas na década de 1990 que a atividade física obteve um status mais amplo na sociedade brasileira, até vir a tornar-se a Educação Física como conhecemos nos dias atuais. Mas é certo que a história continua e ainda presenciaremos novas transições que trarão renovações para a Educação Física no Brasil e no mundo.
2.6 Esporte
A grande diferença entre "Educação Física" e "esporte" é que, enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se às diversas modalidadesorganizadas.
Esta diferença é muito importante, pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas. 
Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta assim a correta prática destas atividades.
Já o exercício físico, é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa a desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, seja por equipamentos específicos[3] ou pelo peso do próprio corpo que, devido ao avanço tecnológico, atualmente o profissional dispõe de inúmeros métodos[4] que respaldam as inúmeras modalidades. A exemplo da natação, musculação, artes marciais etc.
2.8 A Educação Física Cultural
A perspectiva curricular cultural da Educação Física se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social através do estabelecimento de diálogo entre os saberes daqueles que detém privilégios e dos que não. Pesquisas mostram, por exemplo, que aqueles conhecimentos relativos às brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas vivenciados pelos grupos minoritários recebem tratamento semelhante aos saberes hegemônicos e que a cultura também passa a ser analisada de outra maneira, considerando a existência de diferenças e compreendendo e discutindo os mecanismos que as produzem e reproduzem.
2.9 Sistema educativo.
Os muros, recentemente desenterrados, mostraram que a cultura física era praticada com tal paixão, sob o aspecto de exercícios de força e destreza, que chegaram a construir praças de jogos ou circo. Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas, encontradas, nos muros. Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça). A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.
•	Aspecto militar: Com este objetivo preparavam o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, e entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, e acostumar a ver matar.
•	Aspecto esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras;
Caráter individual: Praticavam os esportes que desenvolviam as qualidades inatas do guerreiro, tais como coragem, ousadia, resistência e confiança em si mesmo. Entre muitos exercícios salienta-se de uma maneira especial:
a) Corridas a pé: b) Pugilismo c) Combate de gladiadores d) Corridas de touros: Caráter coletivo: Este compreendia as caçadas e corridas de carros, com o espírito de competição e recreativo. Na caça empregavam animais selvagens, águias, cães de raças, costume que passou aos povos de origem asiáticas (árabes e egípciosAtividades de Educação Física
2.10 Alongamento
O alongamento é muito importante antes da prática de qualquer atividade física, prepara os músculos, articulações e evita lesões.
Em geral, todos os grupos musculares devem ser alongados, mas a forma e a intensidade deve variar de acordo com a atividade a ser realizada posteriormente.
É imprescindível a atenção e o respeito aos limites de cada participante, não se deve exagerar sob o risco de lesões.
2.11 Aquecimento
Assim como o alongamento, o aquecimento é importante para evitar lesões e também para o melhor aproveitamento das atividades.
Caminhadas, corridas leves ou de alguma intensidade preparam os participantes para as atividades a serem realizadas.
2.11 Jogos
Os jogos são importantes para desenvolver o espírito de equipe, o respeito às regras, a competitividade e o jogo limpo (fair play). Para isso, são preferíveis os jogos coletivos às práticas individuais.
Todas as práticas podem ser ajustadas, de modo intencional, para desenvolver alguns aspectos específicos. Regras sobre a obrigatoriedade do passe, da participação de toda a equipe nas jogadas, ajustes nas regras de pontuação são sempre bem-vindos quando proporcionam o desenvolvimento de valores.
Exemplos:	Vôlei,	Vôlei sentado, Futebol, Basquete	Handebol,Atletismo	Queimado
Considerações Finas III
Depois de tantas pesquisas concluímos que a Educação Física é vista nos dias de hoje como uma disciplina construtiva de saúde, qualidade de vida e inclusão social. Ela tem hoje um papel muito mais diversificado. Entre seus objetivos de pesquisas, destacam-se estudos de saúde de trabalhadores e saúde pública, práticas especiais para pessoas com deficiência, biomecânica do esporte (que analisa a locomoção do corpo), entre outros.
Referências Bibliográficas
1. ↑ «A Educação Física». amapadigital.net
2. ↑ NOVA ESCOLA - REPORTAGEM - Educação Física vai além dos esportes
3. ↑ Lira, Fábio; Nóbrega, Aluce; Campos, Thiago. «PRINCÍPIOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO DE EQUIPAMENTOS PARA MUSCULAÇÃO» (PDF). Temas em Saúde. Faculdades Integradas de Patos. ISSN 1519-0870
4. ↑ Campos, Thiago. «INTERVENÇÃO ANTROPOMÉTRICA, SOMATOTÍPICA E DERMATOGLÍFICA NUM DOS CAMPEONATOS DA FEDERAÇÃO PARAIBANA DE CULTURISMO, MUSCULAÇÃO E FITNESS» (PDF). Coleção Pesquisa em Educação Física. 18 (1): 75-84. ISSN 1981-4313
5. ↑ Campos, Thiago; Assis Neto, Osório. «A IMPORTÂNCIA DA PERMANÊNCIA DO EDUCADOR FÍSICO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO - TREINAMENTO HIPOTÉTICO VS INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA» (PDF). Coleção Pesquisa em Educação Física. Faculdades Integradas de Patos. ISSN 1981-4313
6. ↑ Guterman, Tulio. «Educação Física e formação profissional». www.efdeportes.com
7. ↑ «Educação Física - Guia do Estudante». abril.com.br
8. ↑ «Bacharel em Esporte - MundodasTribos – Todas as tribos em um único lugar.». www.mundodastribos.com
9. ↑ Neira, Marcos Garcia (21 de março de 2022). «Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural». Linhas Críticas: e40779–e40779. ISSN 1981-0431. doi:10.26512/lc28202240779. Consultado em 31 de agosto de 2022 soft hyphen character character in |jornal= at position 11 (ajuda)
10. ↑ (http://www.confef.org.br/extra/crefs/)
11. ↑ Por que as aulas de Educação Física são importantes para as crianças: http://educarparacrescer.abril.com.br/educacao-fisica/

Mais conteúdos dessa disciplina