Buscar

59

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

59 
Quais infecções são do trato respiratório?
As infecções virais do trato respiratório são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, representando enorme carga econômica para os governos, já que esses vírus se disseminam de forma mais rápida do que outros.
O que é o vírus VSR?
foi isolado pela primeira vez de chimpanzés em 1956. Tempos depois, foi encontrado em crianças com doença grave do trato respiratório inferior. Pertence à família de Paramyxoviridae, gênero Pneumovirus, subfamíliaPneumovirinae.
Que tal darmos uma olhada na estrutura viral? A seguir, vamos conhecer as proteínas e glicoproteínas presentes no VSR e algumas funções.
É um vírus envelopado, de simetria helicoidal pleomórfico, com 100 a 350 nm de diâmetro. Seu genoma é RNA de fita simples, de polaridade negativa, com aproximadamente 15kb, não segmentado. O genoma desse vírus apresenta 10 genes que codificam 11 proteínas, uma vez que a proteína M2 gera duas proteínas de matriz distintas, M2-1 e M2-2. O envelope viral contém três proteínas, a glicoproteína (G), a glicoproteína de fusão (F) e a proteína hidrofóbica pequena (SH). Essas proteínas atuam na fixação da célula hospedeira e são responsáveis pela fusão e entrada na célula. As proteínas F e G são as principais proteínas antigênicas contra as quais a maioria dos anticorpos são produzidos. Além das proteínas estruturais, o RSV apresenta cinco outras proteínas estruturais, a proteína grande (L), nucleocapsídeo (N), fosfoproteína (P), matriz (M) e duas proteínas não estruturais (NS1 e NS2).

Continue navegando

Outros materiais