Buscar

Prévia do material em texto

De acordo e para o efeito da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, o documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e à mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde é chamado de plano 
a) ambiental e sanitário em serviços de saúde
b) de contingência em serviços de saúde
c) de emergência em serviços de saúde
d) de segurança do paciente em serviços de saúde.
e) estratégico em serviços de saúde
Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.
Consoante dispõe o citado ato normativo, as atividades de: I - monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde; II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde; III - acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito; competem
a) à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
b) ao Ministério da Saúde, em parceria com o sistema nacional de regulação
c) às Secretarias Estaduais de Saúde, em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde
d) ao Conselho Federal de Medicina, em cooperação com as Secretarias de Saúde dos entes federativos
e) ao Ministério da Saúde, com financiamento suportado pela iniciativa privada
Sobre os requisitos de boas práticas para funcionamento de serviços de saúde estabelecidos em regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os serviços e atividades terceirizadas pelos estabelecimentos de saúde devem possuir contrato de prestação de serviços.
b) O prontuário do paciente deve ser guardado pelo serviço de saúde e os dados que o compõem devem estar sempre disponíveis aos mesmos.
c) Os estabelecimentos integrantes da Administração Pública estão dispensados da sua inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
d) Os serviços de saúde devem estabelecer mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes como estratégia voltada para segurança do paciente.