Buscar

73

Prévia do material em texto

73) Assinale a alternativa incorreta. Considerando a avaliação do recém-nascido (RN) imediatamente ao parto e o Apgar podemos afirmar que:
A) RN com índice de Apgar de 6 ou menos após um minuto pode necessitar de tratamento de suporte mais agressivo.
B) A avaliação do índice de Apgar é realizada dentro dos primeiros 5 minutos pós-parto e pode ser usada para direcionar esforços de ressuscitação.
C) O Apgar é um sistema objetivo de pontuação usado para avaliar rapidamente o RN.
D) RN com índice de Apgar de 7 pode necessitar de tratamento de suporte, como o oxigênio.
E) O Apgar pode ser influenciado somente pela idade gestacional.
Comentários:
 A ​alternativa A ​está ​incorreta. Não necessariamente pode estar relacionado com suporte agressivo.
A alternativa B é a correta. ​O Apgar é muito útil no julgamento da necessidade da ressuscitação do mesmo, quando aplicada com 1 minuto de vida e, novamente, com 5 minutos. Existe consenso de que um escore de Apgar de 7-10 significa uma criança sadia, que provavelmente não terá problemas futuros. Quando < 7, é sinal de alerta para atenção especial. Há diferentes níveis de escore de Apgar baixo, de acordo com alterações fisiopatológicas. Um ponto importante a se falar é que as condições maternas também podem influenciar no escore, tais como medicações e, finalmente, as próprias condições do RN influem na avaliação como, por exemplo, malformações neuromusculares ou cerebrais e condições respiratórias. Os escores de Apgar, peso ao nascer e idade gestacional são altamente associados à sobrevivência e, em combinação, são uma medida do bem-estar do RN, do sucesso da reanimação, do tamanho e da maturidade do RN.
A ​alternativa C ​está ​incorreta. Não é tão objetivo pois avaliamos no primeiro e no quinto minuto.
A ​alternativa D ​está ​incorreta. Não, pelo contrário, um Apgar 7 pode significar apenas um alerta, mas não necessariamente oxigenoterapia.
A ​alternativa E​ ​está​ ​incorreta. Não somente pela idade gestacional.

Continue navegando