Buscar

RECEPTORES SENSORIAIS

Prévia do material em texto

RECEPTORES SENSORIAIS
São estruturas que captam sinais do meio externo ou de dentro do corpo.
Classes: mecano receptores, termo receptores, nociceptores, eletromagnéticos e quimiorreceptores.
Esses neurônios são neurônios ou estão acoplados a neurônios. Estão em diversas regiões do nosso corpo. 
Esse receptor sensorial quando sofria estimulo abriam canais de Na+ e o Na+ entrava. Esse estimulo é chamado de potencial receptor. Se fosse forte o suficiente sofria o potencial de ação!
Potencial receptor é diferente do potencial de ação, pois ele é forte o suficiente para chegar próximo do limiar, mas quando passa o limiar ai é o potencial de ação.
Grupos de fibras nervosas:
· Transmissão lenta (tipo C-AMIELINICA) 
· Transmissão rápida (tipo A-MIELINIZADA/DIAMETRO MAIOR). “A” é dividida em Aalfa, Abeta, Agama, Ateta, sendo esta a ordem da velocidade. 
Alguns desses receptores se adaptam muito rápido ao estimulo, pois ele para de mandar o sinal.
· Adaptação rápida ou fasicos: param de mandar estimulo para o SN, a menos que o estimulo mude. 
· Adaptação lenta ou tônica: estão sempre informando o SN do que esta acontecendo.
Grupamentos neuronais/circuito neuronal
Neurônios relacionados que fazem a mesma função
Estimulo supra limiar: esta acima do potencial de ação
Estimulo limiar: tem potencial de ação
Estimulo sublimiar: abaixo limiar, não tem potencial de ação. Ele é um estimulo facilitatório, deixando + próximo do limiar.
Estimulo inibitório: não é facilitatório, pois deixa mais longe do limiar. 
Circuitos neuronais podem ser convergentes ou divergentes:
· Convergentes: vários neurônios convergem para um só
· Divergentes: ativa cada vez um numero maior de neurônios
Um estimulo ele pode ser, numa direção, ser excitatório e na outra direção ser inibitório. Ambas estão partindo do mesmo neurônio. Um mesmo sinal pode ser excitatório numa direção e inibitório em outra!
Entre os dois neurônios, eu tenho um Inter neurônio que é inibitório, um exemplo é o GABA, faz o que o musculo não contraia. 
Um exemplo é com o musculo flexor e extensor, musculo agonista e antagonista.
Circuito reverberante
-É um exemplo de circuito que temos em alguma função do nosso corpo
-Em alguns casos sai um ramo do axônio (ramo colateral) e esse mesmo ramo volta para o neurônio dele, para o inicio, para recitá-lo. O sinal fica reverberando, é prolongado.
- Isso causa uma economia de energia.
-Prolongamento do sinal, o neurônio descarrega o tempo todo por um longo tempo.
-Mantem os vasos sanguíneos semi contraídos
-Coração, respiração, sistema nervoso autônomo...
Existem neurônios que disparam toda hora sozinhos, porque ele dispara? Na membrana dele tem quantidade diferenciada de canais, o potencial de repouso é mais positivo, o potencial de repouso é acima do limiar ou também devido ao circuito reverberante. O que o faz controlar são neurônios inibitórios e fadiga. Ex: cerebelo
Isso é controlado por sinais que vem do neurônio. 
Musculo que esta no vaso sanguíneo é semicontraido. O estimulo esta normal. O que acontece se o circuito, que e controlado por neurônios inibitórios, eu começar a ter muita ativação de neurônio inibitório? Diminui o potencial de ação, relaxando musculo do vaso, ou seja, a contração pode ser modulada por sinais. O inibitório reverbera MENOS. 
E se o neurônio esta funcionando mais que o normal? O vaso contrai ainda mais. Sinais externos controlam circuitos reverberantes. 
O circuito reverberante precisa de um start, mas depois desse start ele funciona bastante tempo. 
A frequência se vai reverberar mais ou menos, pode ser controlada, através de sinal excitatório ou inibitório.
Existem sinais de são chamados de rítmicos, como respiração, coração. Eles geralmente são de circuitos reverberatórios e estão sempre acontecendo, mas a frequência pode ser modulada. 
Sinais que diminuem a excitabilidade
Não posso só ter excitação, senão nos viveríamos com convulsões, câimbras.
Os sinais inibitórios evitam a superexcitabilidade
O excesso de excitação é toxico para o neurônio, pois ele precisa ser modulado. Senão ele pode morrer ou gerar doenças relacionadas a isso.
Os circuitos inibitórios ajudam a dar uma diminuída numa função de outro neurônio. Eles podem vir de fora (grupamentos neuronais de controle difuso), do circuito, ou de dentro do circuito (de feedback). 
O que mais evita a super excitabilidade além de neurônios inibitórios? A fadiga. Quando o neurônio esta super excitado, chega uma hora que a transmissão começa a diminuir de intensidade, ele esta disparando tanto que não da tempo de produzir neurotransmissor. Se ele não produz neurotransmissor, não passa sinal. 
A fadiga é uma propriedade do neurônio. 
Neurônios inibitórios também podem fadigar
Outra maneira de ajustar a sensibilidade do neurônio, além dos grupamentos inibitórios e da fadiga, é controlar o número de receptores que esse neurônio tem. Um neurônio com muito receptor funciona mais rápido, estando mais sensível e vice-versa.
Se eu tenho um neurônio que esta disparando muito devagar, a síntese de receptores dele é aumentada para ele voltar a funcionar mais rápido. Se ele esta funcionando muito rápido, neurônio inibitório, fadiga, diminuir síntese de receptores no neurônio (essas são as 3 maneiras de evitar SUPER EXCITABILIDADE)
Neurônio em hipoatividade aumenta receptor
Neurônio em hiperatividade diminui receptor

Continue navegando