Buscar

AV1_Fenômenos Físicos_Parte_1 (UVA)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
FENÔMENOS FÍSICOS
TRABALHO PARA OBTENÇÃO DE NOTA NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO
Rafael Machado Peçanha Leal
PARTE - 1
RIO DE JANEIRO
2022
PROPOSTA
RESPOSTAS
PRIMEIRA IMAGEM – TREM BALA
Fenômenos envolvidos: Força, eletricidade e velocidade.
Contextualização: Faz parte da engenharia estar em busca desde sempre, de alternativas eficientes, sustentáveis e mais práticas em todos os setores que abrangem. No século XIX, o trem tornou-se o transporte mais popular após anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
O trem-bala surgiu no Japão, e tem em seu nome a palavra “bala” justamente fazendo uma alusão a sua grande velocidade. Este tipo de trem utiliza uma tecnologia de levitação magnética. Então, podemos dizer que o trem flutua sobre seus trilhos, e, este fenômeno ocorre graças ao uso de imãs extremamente fortes. A velocidade máxima deste meio de transporte supera os 400 km/h.
No Brasil, infelizmente não contamos com nenhum trem-bala. Em 2012, surgiam rumores que teríamos até 2020 um , fazendo a ligação do Rio de Janeiro até Campinas. No entanto, estamos em 2022 e este projeto, assim como muitos, não saíram do papel. Seguindo pelo Brasil, poderíamos ao aderir o trem-bala, reduzir os níveis de poluição, diminuir congestionamentos, facilitar o deslocamento entre pontos de grande distância, entre outros benefícios. 
Engenharias relacionadas: Engenharia Civil, Eletrônica, Automação, Elétrica, Mecânica, Computação, entre outras. 
SEGUNDA IMAGEM – CARRO DE FÓRMULA 1
Fenômenos físicos relacionados: Termodinâmica, aerodinâmica, atrito, dinâmica de fluídos, física mecânica.
Contextualização: A Fórmula 1 é o maior campeonato automobilístico do mundo, teve sua fundação contemplada em 1950 e desde então, passa por diversas atualizações. Nossa maior referência na modalidade, é o eterno Ayrton Senna, que nas décadas de 80 e 90, em um período que tecnologicamente falando, estávamos muito atrás dos dias atuais, dominou o campeonato por diversos anos. Tragicamente, faleceu em um acidente ocorrido no dia 1 de maio de 1994 enquanto participava de um grande prêmio. Com os avanços tecnológicos e da engenharia por trás dos carros, um acidente como o do nosso grande campeão, não levaria tantos riscos ao piloto, graças a modificações realizadas na estrutura do veículo. 
Na Fórmula 1 contemporânea, a aerodinâmica tornou-se algo essencial. Motivo este que leva as equipes investirem tempo e aportes financeiros para obter melhorias significativas para seus carros. Um dos termos mais discutidos entre os engenheiros da Fórmula 1 é “Túnel de Vento à Refrigeração”, que apesar de muito caro é capaz de melhorar o fluxo de ar que atua no veículo. Outro termo conhecido entre os estudiosos é o “Efeito Solo”, que é um fenômeno aerodinâmico que consiste em criar uma zona de baixa pressão de baixo do carro para que este seja atraído para o solo.
Engenharias relacionadas: Engenharia Mecânica, Eletrônica, Química, Elétrica, Automotiva.
TERCEIRA IMAGEM - AVIÃO
Fenômenos físicos relacionados: Eletricidade, força de atrito, velocidade, ação e reação, aerodinâmica, força de empuxo, sustentação, entre outras.
Contextualização: Temos documentos históricos que nos permite saber que desde antes de Cristo, o ser humano já engenhava por “algo” que pudesse o fazer voar. A partir do Renascimento, tivemos projetos mais bem elaborados, feitos pelo famoso Leonardo Da Vinci. Mas, apesar destes relatos, foi apenas em 1905 que o Flyer III, considerado na história como o primeiro avião de verdade, levantou voo. 
Desde então, o homem pode aperfeiçoar este meio de transporte e torná-lo o que conhecemos hoje. Infelizmente, esta criação foi desviada para utilização em guerras.
O estudo por trás da aviação é um dos mais complexos, pois precisa levar em conta o peso, resistência do ar, estabilizadores, eletrônica, elétrica, entre outras áreas. Atualmente, o transporte aéreo é o mais rápido do mundo.
Não só para transporte de pessoas, mas também como o transporte de todo tipo de material. 
Com os avanços tecnológicos e os estudos de engenheiros, é possível imaginar que em alguns anos as viagens continentais vão se tornar cada vez mais breves.
Engenharias relacionadas: Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Computação, etc.
QUARTA IMAGEM – NAVIO
Fenômenos físicos relacionados: Densidade, eletricidade, força.
Contextualização: Historicamente falando, existem relatos de que existiam barcos há mais de 9000 anos. Logicamente, com diversas limitações e não eram capazes de realizar viagens tão longas como os navios dos dias atuais. Durante a era monárquica e a descoberta das Américas, os colonizadores faziam grandes expedições para explorar o mundo por meio de grandes embarcações de madeira. E, além disso, todo o comércio e transporte intercontinental entre Europa e o oriente médio era realizado através do meio de transporte.
Os avanços tenológicos, guerras e o comércio influenciaram bastante na evolução dos navios, que atualmente são os principais meios de transportar cargas pesadas pelo mundo inteiro. Além disso, temos outras usabilidades para eles, tais como: Recreação (Cruzeiros, lanchas, escunas), militar, medicinais, pesca e comércio, entre outros.
Engenharias relacionadas: Engenharia Naval, Mecânica, Elétrica, entre outras.
QUINTA IMAGEM – ESTRUTURAS DE CONCRETO
Fenômenos físicos relacionados: Força, elasticidade, momento fletor, resistência, densidade.
Contextualização: O concreto é um material primordial para a construção de diversos tipos de coisas. Historicamente, existem relatos que os primeiros a utilizarem uma técnica de construção que se aproximava do concreto, foram os Romanos. Como em várias áreas, eles tiveram grande importância na evolução humana na história. Foram capazes de construir estradas, monumentos, prédios, casas, mesmo com toda limitação tecnológica. 
Apesar de existirem relatos de povos ainda mais antigos que utilizaram técnicas para utilização de materiais que se assemelhavam ao concreto, creio que os Romanos retratam os que melhor aplicaram suas técnicas. 
Atualmente, quando pensamos em concreto, podemos assimilar com todo tipo de construção, das mais simples às mais complexas. Vale ressaltar que existem tipo de construções que precisam de estudos muito mais técnicos por possuírem condições diferenciadas, como relacionadas a temperatura, local da construção, maresia, formato, etc.
Com os avanços tecnológicos, já existem aplicações que são capazes de transformar um projeto em números reais de material a ser utilizado. Então, você é capaz de realizar um orçamento muito mais preciso do material a ser utilizado. A construção civil é uma das áreas que nunca para de se desenvolver, inovar e crescer.
Engenharias relacionadas: Engenharia Civil, Química, Cartográfica.
SEXTA IMAGEM – EDIFÍCIOS 
Fenômenos físicos relacionados: Força x peso, dilatação térmica linear, inércia, equilíbrio de corpos extensos e alavancados, atrito, etc..
Contextualização: Vivemos no período de maior nível de edificações. As grandes cidades são exemplos de como a construção civil tende a verticalizar o espaço. O que antes era uma casa, que abrigava uma família, se torna um edifício capaz de abrigar centenas de famílias. Além disso, temos estádios de futebol, arranha-céus, shoppings, monumentos, entre outros que também são edificações. 
A área da construção civil é uma das áreas que mais gera emprego no país. A tendência dos dias atuais é que após as eleições de 2022, tenhamos uma explosão de investimentos na área. O setor que costuma ser o de maior investimento inicial dos eleitos é justamente o de construção civil. 
Considero, pessoalmente uma das engenharias mais bonitas. Pois, é a partir dela que construímos praticamente tudo que nossos olhos enxergam desde a hora que acordamos. Com os avançostecnológicos, a tendência é que cada vez mais os prédios se tornem mais altos e sustentáveis. 
A engenharia é tão incrível que, podemos observar que até mesmo em locais com altos índices de terremotos, é possível construir edifícios capazes de suportar os tremores. Os prédios são flexíveis aos movimentos da terra e amortecem essa força.
Engenharias relacionadas: Engenharia Civil, Química, Cartográfica, Elétrica, Eletrônica.
Bibliografia:
A engenharia dos ares - https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/11/01/a-engenharia-dos-ares-os-avancos-por-tras-da-aviacao/ > Acesso em: 05/10/2022
Redação Engeplus. “Os navios e suas transformações com o passar do tempo”. Disponível em:< https://www.engeplus.com.br/noticia/economia/2018/os-navios-e-suastransformacoes-com-o-passar-do-tempo> Acesso em: 04/10/2022 
Física aplicada para edificações - http://200.131.54.20/ceadop3/apostilas/fisica-aplicada-para-edificacoes > Acesso em : 01/10/2022
A Física do Vôo na Sala de Aula - http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a07.pdf > Acesso em : 02/10/2022

Continue navegando